Imobiliário

Ano Novo, Casa Nova

Ano Novo, Casa Nova

Para a maioria das pessoas, é comum reconhecer que o novo ano traz consigo novas mudanças ao nível das mais variadas áreas. A casa é uma delas. Há quem pretenda arrendar um novo imóvel, investir numa nova habitação ou simplesmente mudar algumas coisas na que tem atualmente. Seja qual for a mudança no seu lar, o Imovirtual acompanha-o em todas as fases, desde a procura, à efetivação do negócio, à preparação deste para viver e mesmo no dia a dia.

Todas as fases acarretam planeamento, ponderação e sobretudo conhecimento da realidade. Por isso, além dos vastos anúncios para comprar ou arrendar um imóvel, o Imovirtual também oferece guias, dicas e truques para ultrapassar os problemas relacionado com a sua casa. Em jeito de despedida de 2021 e de preparação para o ano 2022, reunimos alguns dos tópicos mais pertinentes a que deve tomar atenção na hora de se mudar para um novo imóvel, bem como os números e tendências que marcaram o ano anterior e 4 oportunidades de casas que vale a pena espreitar.

Tendências 2021

No ano de 2021, foram estabelecidas várias tendências no que toca ao Mercado Imobiliário. No início do ano o Imovirtual, noticiava o aumento da procura de terrenos. quintas, herdades e moradias durante o ano de 2020. Esta tendência manteve-se em 2021, com o aumento da procura para compra de moradias em 16,1% face ao ano de 2019. Sem qualquer surpresa, a procura por imóveis foi mais acentuada nas regiões de Lisboa, Porto e Setúbal, sendo que foram as mulheres quem procuraram mais casas. No que toca a nível de faixas etárias, o pódio vai para as pessoas entre os 45 e 54 anos, seguidas pelos 25 a 34.

Oportunidades de Imóveis

APARTAMENTOS

Apartamento T2

Matosinhos

apartamento t2 para venda em matosinhos

Apartamento T3

Vialonga

Encontre aqui todos os apartamentos à venda no Imovirtual

MORADIAS

Moradia T3

Braga

moradia centro braga para venda

Moradia T4+1

Seixal

Encontre aqui todas as moradias à venda no Imovirtual

3 passos para ter a sua casa de sonho

Adquirir o imóvel

Há quem mude de casa para morar sozinho, quem o faça porque se juntou com o parceiro ou porque novos elementos foram adicionados à família, nomeadamente as crianças. Seja por meio de compra ou arrendamento, o primeiro passo é ter a chave do imóvel de sonho em mãos. Note que se optar com comprar terá de ter em atenção a pormenores como: o Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV); os impostos que terá a pagar; o Crédito Habitação, caso seja necessário, e os fiadores; e os seguros a contratar na hora de comprar casa, são alguns dos tópicos a ter em conta.

Já quando arrenda um imóvel deve certificar-se que está tudo dentro dos conformes com o seu contrato de arrendamento; que conhece os seus direitos enquanto inquilino, mas que tem noção dos seus deveres, especialmente no que toca à lei do ruído e aos animais de estimação;

Em ambos os casos, deve assegurar-se que escolheu a zona certa para viver, e isso implica avaliar as acessibilidades da vizinhança.

Descubra mais sobre esta e outras temáticas nas nossas secções de IMOBILIÁRIO e FINANÇAS

Melhorias em casa

Se pretende fazer algum tipo de obras em sua casa é necessário estar a par daquilo do que a lei dita e de qual é a melhor maneira para atingir o seu objetivo. Seja para pintar a casa; mudar o pavimento do seu chão para materiais como o linóleo, vinílico ou parquet flutuante; melhorar a eficiência energética do imóvel com novas janelas; resolver um problema com a humidade; alterar os rodapés de madeira; ou simplesmente forrar as paredes da sua sala de estar com papel de parede, pode e deve recorrer aos Guias Imovirtual para o informarem e a ajudarem a planear qualquer tarefa. Pode encontra-los um pouco espalhados por todas as categorias do nosso BLOG.

Vestir a casa a rigor

A decoração é um tópico muito subjetivo que vai depender do gosto de cada pessoa e do ambiente a organizar. Note que é totalmente diferente decorar um quarto de casal, um quarto de criança, uma casa de banho ou uma cozinha. Há princípios que devem ser seguidos para cada divisão, a fim de conseguir um interior organizado, esteticamente apelativo e confortável – talvez seja boa ideia apostar no hygge para salvaguardar este critério. Pode recorrer a um profissional de design de interiores que o ajude a estabelecer objetivos, mas também o pode fazer sozinho. Se gosta de uma decoração minimalista deve aderir a esta tendência na sua casa; por outro lado, se calhar gosta de um estilo mais arrojado como o industrial e o boho, ou de um estilo com o seu je ne sais quoi como é o caso do estilo rústico e o japandi. Seja qual for a sua escolha, há pormenores a que deve ter atenção na hora de decorar a sua casa, nomeadamente a paleta de cores e o Feng Shui. Felizmente o Imovirtual está aqui para o ajudar, e no nosso Blog vai encontrar vários guias que o ajudam a decorar e organizar a casa – desde a rotina de limpeza semanal, ao closet e até à despensa. Basta navegar pelas nossas secções de DECORAÇÃO e LIFESYLE.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 01 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo