Lifestyle

O que é o Hygge e como o levar para dentro de casa

O que é o Hygge e como o levar para dentro de casa

A saudade só existe em português, o hygge em dinamarquês. Não existe uma expressão que traduza em concreto este estilo de vida dos escandinavos que tantas pessoas tem conquistado pelo mundo fora e que, inclusivamente, já deu origem a diversos livros. É claro que para esta popularidade contribuiu o Ranking da Felicidade da ONU, que em 2021 coloca, mais uma vez, os países do norte da Europa no topo da tabela: Finlândia, Islândia e da Dinamarca. Portugal ocupa o 53º lugar da classificação, que é determinada através da análise de um conjunto de fatores sociais, políticos e económicos.

Sobre a palavra hygge, sabemos que se pronuncia huga e que representa tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar. Cozinhar um prato caseiro, reunir os amigos e família à volta da mesa, ler um livro, preparar a casa para receber a nova estação. Tudo isto pode ser considerado hygge, desde que transmita conforto, familiaridade, segurança, contentamento, e claro, a tão desejada felicidade. Afinal, o huga é o segredo dos dinamarqueses que toda a gente quer desvendar: qual é o segredo para ser feliz?

Foi precisamente a essa pergunta que Meik Wiking tentou responder na obra O Livro do Hygge. Em entrevista ao Observador, o autor e presidente do Hapiness Research Institute, define o conceito como “(…) experiências em vez de coisas. Desde, por exemplo, passar uma tarde preguiçosa a aproveitar o bom tempo ou ter uma conversa infindável sobre as pequenas ou as grandes coisas da vida com amigos. Não há melhor maneira de sentir o que é o hygge do que aninhados no sofá com alguém que amamos, a partilhar com o nosso melhor amigo aquela comida que nos conforta ou ao acordar com a primeira luz de uma manhã de céu limpo”. Por isso, no seu livro, Wiking partilha o manifesto deste estado de espírito:

manifesto hygge

E agora a pergunta que nos traz cá: é possível trazer o hygge para dentro de casa? Claro que sim, aliás é suposto tornarmos as casas mais huga para que nos possamos sentir confortáveis e em plenitude. Os dinamarqueses fazem isso mesmo, especialmente no inverno, altura em que vivem com 4 horas de sol diário e temperaturas de 0º, o que os leva a recolherem-se nos seus lares e a encontrarem maneiras para passarem o tempo.

Assim reunimos um conjunto de dicas para o ajudar a aplicar o hygge ao seu lar:

  1. Crie ambientes acolhedores com várias mantas, almofadas e velas
  2. Lembre-se que as almofadas nunca são demais
  3. Receba os amigos em casa em jantares demorados e cheios de conversas
  4. Para a decoração da casa escolha uma paleta de cores neutra para lhe transmitir paz e tranquilidade
  5. Dê valor aos objetos sentimentais, como aquele serviço de chá da avó
  6. Teste novas receitas na cozinha
  7. Aposte em self-care
  8. Utilize madeiras e fibras naturais na decoração
  9. Traga a natureza para dentro de casa através das plantas
  10. Brinque com as texturas dos tapetes, mantas e cobertores
  11. Perfume o ambiente com fragrâncias agradáveis.

Não é muito difícil seguir este estado de espírito. Bastam pequenas mudanças, que de acordo com Meik Willing podem ir desde “(…) a iluminação certa, ao planeamento de um jantar, à criação de um estojo de emergência hygge ou até à forma correta de se vestir. Por exemplo, não há maneira mais rápida de criar hygge do que acender velas (orgânicas e sem perfume). Os dinamarqueses são obcecados por ambientes acolhedores e a luz é essencial. É uma espécie de conforto emocional”. E se estas ideias não chegam para o inspirar, fique com a seguinte frase d’ O Livro do Hygge:

O hygge é algo que é bom e que sabe bem, portanto, se isso implicar que queremos comer bolo, pois vamos comer bolo.

(O Livro do Hygge, p. 83)

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

  • DecoImo: O que é o Japandi?
  • A Primavera chegou. Prepare a casa para festejar esta estação
  • Como transformar o terraço num espaço acolhedor

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo