Decoração

DecoImo: o Boho e como o incorporar na sua casa

Como conseguir um estilo de decoração Boho

Foi na década de 70 que surgiu o estilo de decoração de interiores conhecido como Boémio, Bohemian ou simplesmente Boho. O seu foco é a criação de atmosferas acolhedoras e ecléticas através da harmonização de padrões em camadas, cores, plantas, texturas e tecidos. Trata-se de um estilo relaxado, impessoal e maioritariamente sem regras, já que a única é juntar todos os elementos de forma equilibrada. É a tendência ideal para os quem gosta de misturar peças com diferentes designs. Com uma estética muito própria, o truque para incorporar o Boho na sua casa é prestar atenção aos detalhes e deixar-se levar pelas cores, para criar ambientes convidativos e alegres.

 

As texturas

quarto boho

O Boho segue alguns dos princípios do maximalismo, o movimento que se opõe ao minimalismo e que utiliza peças de decoração extravagantes. Por isso uma boa forma de incorporar texturas nos ambientes é pendurar tapetes, colocar mantas em sofás e cadeiras e apostar em pilhas de almofadas com padrões fortes. Pode também fazer uso de elementos com diferentes texturas como cestos, objetos de macramé, tapetes persas, puffs, mobília em madeira, pinturas em quadros, entre outros. Lembre-se que no Boho “mais é mais”.

Também lhe pode interessar: 4 dicas para conseguir uma decoração minimalista

 

Atente às cores

quarto boho colorido

Não existe uma regra no que toca a cores, mas há uma preferência por cores quentes terrosas e tons metálicos. Assim, as mais utilizadas são os castanhos, verdes e cinzas para os tons base e os laranjas, roxos, vermelhos e azuis para os apontamentos. Na hora de escolher a sua mobília, evite madeiras escuras como o mogno, já que estas são muito pesadas. Em vez disso prefira madeiras claras que transmitem leveza e criam um ambiente limpo para incorporar todos os padrões e texturas típicos do Boho.

 

As plantas

plantas macramé boho

São essenciais em muitos estilos decorativos, mas no Boho têm mesmo um dos papeis principais. Quantas mais melhor: no chão, penduradas em macramés próprios, em cima de móveis, nos parapeitos das janelas. As plantas dão uma sensação muito natural de selva. E neste estilo os catos são especialmente apreciados, em particular se já tiverem um tamanho considerável.

 

Os tapetes

tapete persa boho

Outro dos elementos fulcrais para o sucesso de uma divisão Boho são os tapetes. Dispostos em camadas ou ocupando a posição central de uma sala, por exemplo, o importante é que tenham padrões ecléticos, chamativos e coloridos. Os tapetes persas são os queridinhos deste estilo: existem em vários formatos, cores e com uma grande variedade de padrões.

 

As peças antigas ou feitas à mão

O Estilo Boho tem a particularidade de não obrigar a que tudo esteja imaculado. Pelo contrário, se as almofadas estiverem um pouco amarrotadas e a colcha engelhada tanto melhor. Por isso não é de estranhar que adicionar peças antigas ou feitas toscamente à mão seja uma forma de criar ambientes boémios. Seja um banco de madeira, um porta-revistas ou um espelho dourado antigo: o que importa é que sejam peças únicas e com significado.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

  • A cromoterapia: como escolher as cores para a sua casa
  • Pantone: 5 formas de incorporar as cores do ano na sua decoração
  • DecoImo: O que é o Japandi?

Ultima actualização: 13 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo