Imobiliário

Como avaliar as acessibilidades de uma boa vizinhança

Critérios para avaliar as acessibilidades de uma boa vizinhança

Cada um é como cada qual e o sossego de uns pode ser o pesadelo de outros. Há quem prefira o campo para viver, por conta de toda a tranquilidade que transmite e pela possibilidade de poder viver em grandes moradias e quintas; e quem não consiga afastar-se do barulho e confusão das cidades, preferindo um apartamento mais pequeno. Mas no que toca à avaliação de uma zona para viver, os critérios são claros: quanto mais transportes, comércio, escolas e hospitais existirem, mais valorizado é determinado local. Paralelamente, também será mais caro viver por lá, pois a localização e as acessibilidades são critérios que influenciam a avaliação de um imóvel. No entanto, é claro que toda a gente gosta de sair à rua e saber que tem à disposição todos os lugares que necessita para fazer a sua vida diária normal.

Se está a pensar em comprar ou arrendar um imóvel em determinada zona, é conveniente atentar aos fatores que enumeramos a seguir para concluir se as acessibilidades são boas ou não e se o investimento vai valer a pena.

Também lhe pode interessar: Como avaliar o seu imóvel e valorizá-lo no mercado

Segurança

Na hora de encontrar um novo lugar para viver, certifique-se que este é seguro. Faça pesquisas sobre o nível de criminalidade e determine se é uma vizinhança adequada para inserir crianças e idosos, caso os tenha na sua família.

Transportes

Um dos primeiros critérios a que deve tomar atenção na hora de escolher uma nova zona para viver são os transportes. E quem diz transportes, logicamente que fala também de estradas e caminhos por onde se pode deslocar. Normalmente, quantos mais horários, transportadoras e vias de acesso o local possuir melhor. Isto porque lhe facilitará a vida na hora de ir para o trabalho ou quando lhe surgir para ir buscar o seu filho à escola na hora do dia mais concorrida. Todavia, tenha em mente que é normal os locais com mais transportes, serem também os mais concorridos nas hora de ponta, sobretudo se estivermos a falar dos grandes centros metropolitanos.

Comércio e Serviços

Uma boa vizinhança também se define pela quantidade de comércio local (e também de grandes superfícies) e serviços. Estará melhor servido se puder contar com farmácias, supermercados, lojas de conveniência, padarias e minimercados, do que se viver no meio do nada e for obrigado a pegar o transporte ou carro para ir à cidade mais próxima. Por isso, na hora de procurar casa para comprar, atente a este fator.

Também lhe pode interessar: Como escolher a zona certa para viver

Escolas

Escolas, creches, ATL, centros de explicações e Universidades: se tem filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, vai querer contar com todos estes tipos de estabelecimentos bem perto da sua área de residência. Para grande parte das pessoas, este é um dos fatores que mais pesa na decisão de mudar de casa. É importante que considere as idades dos seus filhos e perceba se determinada vizinhança possuí escolas para os vários níveis de ensino.

Hospitais

Em horas de maiores cuidados, é conveniente poder contar com um hospital, clínica ou centro de saúde perto de casa. Com a saúde não se brinca, e claro que ter unidades hospitalares por perto é sempre uma mais valia. Porque mais vale prevenir do que remediar e todo o cuidado é pouco, principalmente se viver com idosos ou crianças.

Proximidade ao trabalho

De todos os fatores mencionados acima, a proximidade com o trabalho estará certamente no Top 3 de motivos para descartar um local para viver. Estar perto do trabalho é fulcral, para poupar em deslocações, tempo e horas na estrada.

Posto isto, cabe-lhe a si avaliar o custo-benefício de viver em determinada zona: provavelmente terá de fazer escolhas e poderá não contar com todas estas vertentes na sua nova casa. Mas o que importa é escolher um local para viver onde todos os membros da família se sintam bem acolhidos.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 28 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo