O processo de compra de um imóvel em 8 etapas

26 junho 2021

De Alexandre Luís

O processo de compra de um imóvel em 8 etapas

As oito etapas para comprar casa

Sabemos que o processo de compra e venda e um imóvel é sempre moroso e complexo. Antes de mergulhar no mercado imobiliário para começar a sua procura pela sua casa de sonho, atente este Guia que o Imovirtual preparou, onde específica as oito etapas essenciais para a concretização de um investimento imobiliário. Comece já a preparar-se para esta nova fase da sua vida!

Encontrar um Consultor Imobiliário

O Consultor Imobiliário é a pessoa ideal para o ajudar em todo o processo de procura e seleção de casas, aprovação de créditos, resolução de burocracias, agendamento de visitas e contacto com outras pessoas de interesse - como advogados, avaliadores e bancos. Muito mais do que um simples "vendedor de casas", o Mediador é um profissional completo que concentra em si funções de prospeção, angariação, conhecimento legal, gestão de clientes e promoção dos imóveis. É por isso, o profissional com maior conhecimento das nuances do mercado imobiliário, sendo a pessoa mais capacitada para o ajudar na procura de um novo lar. Terá muito mais chances de encontrar uma carteira de imóveis que correspondam às suas expetativas, tanto de localização como monetárias e terá maiores probabilidades de encontrar a casa dos seus sonhos.

Pedir uma pré-aprovação do Crédito Habitação

Esta etapa é opcional e só é válida para os compradores que tencionem solicitar Crédito Habitação. No caso, é importante avaliar as suas possibilidades financeiras e perceber qual é o seu tecto. No fundo, deverá solicitar simulações a entidades financeiras que lhe façam sentido para perceber qual é a quantia máxima que terá disponível para o imóvel. Desde 2018 que os bancos deixaram de poder financiar a totalidade do valor da casa, por isso, e dependendo da instituição, as simulações podem oferecer entre 80% e 90% do valor do imóvel. O resto fica a cargo do comprador. Note-se que, o valor proposto pelas simulação dos vários bancos está dependente de um conjunto de critérios como a taxa de esforço, as taxas cobradas pelas próprias instituições, o prazo do reembolso, a situação profissional dos requerentes e mesmo o valor de entrada que têm disponível para facilitar.

Começar a procura de casa

Com o Crédito Habitação pré-aprovado ou o valor estipulado para pagar uma casa a pronto, a próxima etapa é a procura de imóveis. E como já referimos anteriormente, neste ponto o Consultor Imobiliário é fulcral. Porém, é importante saber equilibrar os pratos da balança, ou seja, as suas expetativas, necessidades e o orçamento. Defina metas tangíveis e exponha as suas ambições ao Mediador, para que este o ajude a encontrar os imóveis à sua medida.

Para mais informações, consulte O Nosso Guia Para Comprar Moradia ou Apartamento

Negocie o valor do imóvel

Encontrou uma casa do seu agrado? Faça uma proposta para negociar o valor inicial e conseguir um preço que lhe seja mais confortável. Seja consciente, e tenha em consideração o valor que irá sugerir. É que o preço que lhe foi apresentado será certamente proporcional à oferta e terá sido acordado com base nos critérios do mercado imobiliário que valorizam ou desvalorizam uma casa, bem como nas próprias expetativas do proprietário. Por isso é que nem sempre as propostas são aprovadas pelos donos dos imóveis.

O Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV)

Proposta aceite ou não, é altura de avançar com o Contrato de Promessa de Compra e Venda, o conhecido CPCV. Isto se o imóvel se encontrar numa das seguintes situações, entre outras:

  • Se não estiver pronto a habitar
  • Se o comprador estiver a aguardar a aprovação de um pedido de financiamento
  • Se o imóvel não possuir licença de habitação

No fundo, CPCV é o documento escrito assinado pelas partes intervenientes na transação, ou seja, vendedor e comprador, onde é establecdo um compromisso de assinar um contrato definitivo, numa data posterior, e que confirma definitivamente a venda: a escritura de compra e venda.

A escritura

A escritura é um dos últimos passos para a concretização da venda de um imóvel. É nesta fase que se concretiza o negócio acordado no CPCV pelo comprador e vendedor. Para oficializar esta transação são necessários vários documentos que passamos a enumerar:

  • Certidão predial permanente atualizada
  • Caderneta predial urbana
  • Licença de utilização
  • Ficha técnica do imóvel
  • Certificado energético
  • Planta do imóvel
  • Distrate (no caso de ser uma casa com hipoteca)

Neste artigo, explicamos tudo sobre os Documentos e regularização da situação de um imóvel

As obras de melhoramento

Opcionais ou não, há quem compre casas em vários tipos de situações, sendo que em algumas delas o pó, a confusão e o ruído ensurdecedor das máquinas são inevitáveis. Quer pense em adquirir um imóvel em ruínas ou simplesmente a necessitar de remodelação ou escolha uma casa em planta ou totalmente nova, há sempre pequenos trabalhos a fazer antes de se mudar para dar o seu toque pessoal ao espaço. Por isso, se está a pensar em começar o seu processo de compra de um imóvel, tenha em mente que é possível eventualmente terá de lidar com um processo de remodelações.

As mudanças

Obras feitas é altura de se mudar de armas e bagens para a sua nova casa. Mas não sem antes tratar de todas as burocracias como a instalação do serviço de água, luz, gás e telecomunicações. No caso de necessitar de transporte dos seus pertences, escolha uma empresa de mudanças para o ajudar na tarefa faça uma reserva atempada para não correr riscos de atrasos. O mesmo é válido para os casos dos compradores de primeira habitação que, muito provavelmente, necessitarão de comprar todo o recheio da casa de novo - o que inclui electrodomésticos e mobília. Marque as entregas dos produtos com antecedência para garantir que a sua mudança corre sobre rodas e que no grande dia tudo está preparado na sua nova casa para o receber a si e à sua família!

Confira as nossas Dicas para mudar de casa

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como 'O Consultor'. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 26 junho 2021

Partilhar