Imobiliário

5 tipos de clientes que procuram casa

5 tipos de clientes que procuram um Consultor Imobiliário para encontrar casa

Recorrer a um Consultor Imobiliário na hora de vender, comprar ou arrendar casa é sem qualquer dúvida a decisão mais acertada. Os profissionais do Imobiliário têm a capacidade de perceber nuances que aos olhos de um particular passam despercebidas. Nomeadamente, no que toca ao conhecimento do mercado imobiliário, à percepção do público-alvo de determinado imóvel, à avaliação correta de uma casa e à procura por potenciais clientes. Há por isso, vários tipos de clientes que procuram um profissional do imobiliário, seja para comprar ou para vender casa. Neste artigo, debruçamo-nos sob aqueles que procuram um novo imóvel para viver ou investir, e traçamos 5 perfis-tipo de clientes que recorrem à Consultoria Imobiliária.

Leia também: Vantagens de contratar um Consultor Imobiliário

O investidor

É o tipo de cliente que tem o objetivo bem definido: encontrar um imóvel que lhe permita gerar lucros e resultados. Independentemente do tipo de investidor que procura o Consultor e da área que este pretende atuar, é fundamental que o profissional do imobiliário lhe apresente números, pesquisas, estatísticas e vantagens para convencer o cliente de que aquele é o imóvel ideal. Também é importante que o Consultor tenha a capacidade de fundamentar os vários tipos de investimento disponíveis no mercado para apresentar ao investidor – alguns deles incluem Fundos de Investimento Imobiliário e Crowdfunding.

O casal que se quer juntar

Geralmente jovens, com pouca experiência no mercado imobiliário, os recém-casados ou companheiros, têm um objetivo definido quanto a modalidade que procuram: compra ou arrendamento. Todavia, são pessoas que não têm tempo a perder, por isso buscam oportunidades de imóveis, nomeadamente empreendimentos, já construídos ou com remodelações efetuadas. Geralmente procuram casas que lhes permitam pensar a médio-longo prazo: apartamentos com tipologias T2 ou T3 ou moradias com espaço suficiente para quando as crianças vierem. Por estarem a iniciar a vida em conjunto, nem sempre têm o maior poder de compra, por isso procuram imóveis mais em conta.

Tem um apartamento para venda? Anuncie no Imovirtual

O que se preocupa com a família

Este tipo de perfil mostra-se claramente preocupado com as necessidades e ambições dos restantes membros da família, sendo que por isso está predisposto a ceder a exigências. Por isso, é muito importante que na hora de negociar um imóvel com o cliente-família, o Consultor envolva todos os membros do agregado no diálogo e não somente a pessoa que o contactou. Recomenda-se que no diálogo transpareça emoção e que enfatize as vantagens de certa casa para a família como um todo. Lembre-se que muitas vezes estão crianças em jogo e esse é um ponto fulcral para conquistar este tipo de perfil e fechar um negócio com sucesso.

O informado

É o cliente que tem conhecimentos sobre as especificidades de um imóvel, desde o tipo de construção à instalação de eletricidade e gás e que não terá problemas em mostrá-lo. Inevitavelmente, torna-se um desafio trabalhar e negociar com este tipo de perfil. Por isso o ideal é deixar a pessoa falar tudo aquilo que tem a dizer e aproveitar para reter informações sobre os gostos e ambições. O Consultor Imobiliário terá de encontrar o tom certo para a negociação, tendo cuidado com a forma como gere o diálogo. Deve permitir que o cliente mostre a sua vontade, mas ter sempre em mente que quem deve tomar as rédeas da conversa é o próprio profissional.

O indeciso

São geralmente clientes muito sonhadores, que não sabem bem o que procuram porque tudo lhes agrada. Cabe ao Consultor Imobiliário elaborar um diagnóstico de preferências, a fim de conseguir determinar o tipo de imóvel que pretende, a arquitetura que procura, a zona que gostaria de viver e por aí em diante. As perguntas devem ser objetivas, de forma a ajudar o cliente indeciso a entender aquilo que procura. Refira potenciais imóveis de interesse para entender o modelo procurado. No fundo, o Consultor tem o papel de ajudar este tipo de perfil a construir uma visão para o futuro, com base nas expetativas e possibilidades financeiras.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Imobiliário

Ultima actualização: 18 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo