Dicas para decorar a casa de banho

05 maio 2021

De Maria Luísa

Dicas para decorar a casa de banho

Dicas para decorar a casa de banho

Ao planear a decoração de um imóvel, normalmente há uma divisão que fica mais esquecida: a casa de banho. Pela sua dimensão reduzida, o ambiente húmido e muitas vezes pela falta de janela, é comum cingir-nos ao estritamente necessário para decorar este espaço, que na verdade tem tanto potencial como qualquer outra parte da casa. Também é frequente encontrarmos habitações com WC muito pequenos e, por isso, cairmos no erro de colocar demasiadas coisas num espaço tão reduzido. Logicamente que isso transmite a ideia errada da dimensão e organização do local. Foi a pensar em tudo isto que reunimos algumas dicas para o ajudar na tarefa de escolher as peças e materiais decorativos para a sua casa de banho.

 

O espelho é essencial

espelho casa de banho

Não há dúvidas que um espelho é uma peça fulcral para a organização da casa de banho, até porque é lá que fazemos a maioria das tarefas de higiene e beleza diária. Para as divisões mais pequenas, este objeto ajuda até a ampliar o espaço. Existem modelos propositadamente concebidos para WC, mas claro que o seu design nem sempre é o mais atrativo. Por isso, arrisque e se quiser dar um toque de je ne sais quoi à sua casa de banho, experimente escolher um modelo mais irreverente. Desde que os materiais não pereçam à humidade da divisão, não terá quaisquer problemas e temos a certeza que toda a gente lhe irá gabar a ideia.

 

Atente à Cor e à Luz

casa de banho apontamentos de cor e luz

Por se tratar de uma divisão pequena (como já referimos, às vezes muito pequena mesmo), o ideal será apostar em tons claros para refletir a luz, como os brancos e beges. Todavia, é importante fazer uso de apontamentos de cor nas louças e peças decorativas, para criar efeitos visuais interessantes e tornar o espaço menos frio e mais aconchegante. Aposte em acessórios de casa de banho em tons verdes, laranjas ou vermelhos. E claro, não se esqueça do pormenor da luz: se a divisão não tiver o privilégio de receber luz natural proveniente de uma janela, instale um bom sistema de iluminação com luzes LED.  

 

Plantas: sim ou não?

plantas em casa de banho

Trazer a natureza para dentro da sua casa de banho é o uma forma de a tornar mais acolhedora e simpática. Mas regra de ouro: se a divisão não tiver janela, estão esqueça a ideia de ter plantas naturais no espaço. É que as verdinhas até se dão bem no ambiente húmido da casa de banho, mas toda a planta necessita de luz para se desenvolver. Por isso, para quem tem espaços fechados a solução passa por plantas artificiais. E felizmente já existem diversas opções no mercado que imitam perfeitamente as originais.

 

Móveis multifunções, os maiores aliados

toalheiro de bamboo

Combine o design dos móveis da divisão com a sua utilidade. Esta dica funciona especialmente para as casas com WC bastante pequenos. Um móvel pode ser simultaneamente bonito e funcional: por exemplo, as escadas de bamboo servem como uma peça decorativa ao mesmo tempo que podem ser utilizadas como um toalheiro.

 

Regra básica: quanto menos distração, melhor

organização de casa de banho

Uma casa de banho desarrumada e cheia de desorganização visual irá, com toda a certeza, transmitir uma ideia errada do espaço. Aposte em organizadores de objetos, como cestos e caixas, e designe um local para os produtos de beleza e demais itens dentro dos móveis. No fundo crie um sistema de arrumação. Verá que tendo um lugar para tudo, irá não só facilitar o seu dia-a-dia, mas também criar uma ideia de que a divisão é muito maior.

Encontre aqui mais dicas para organizar a casa de banho

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre 'Decoração' do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

  • Como transformar a sua casa de banho num spa
  • O que é o Hygge e como o levar para dentro de casa
  • 7 plantas para ter em casa e que diminuem humidade

Ultima actualização: 18 agosto 2021

Partilhar