Decoração

4 dicas para conseguir uma decoração minimalista

Adote o estilo minimalista na sua casa

Peças de design simples, linhas retas, formas geométricas simples, menos móveis, mais espaço em casa, preferência pelos tons claros: estas são algumas das aplicações do minimalismo, uma série de movimentos artísticos e culturais que surgiram no início do século XX, influenciados pela cultura japonesa, O minimalismo vai muito além do design, decoração e arquitetura. Para muitos é um estilo de vida e nos últimos anos tem ganho cada vez mais apreciadores que procuram simplificar o quotidiano atarefado e stressante. A adoção desta tendência é comum a várias áreas da sua vida: alimentação, rotina diária, organização, decoração. Lembrando que a casa desempenha um papel fundamental na nossa vida (tal como defende o Feng Shui) é importante que esta traga serenidade, calma, conforto. Tudo conceitos defendidos pelo minimalismo aplicado à decoração..

E porque lado a lado com a decoração está sempre a organização, vale a pena conferir algumas séries, filmes e livros que o ajudam a organizar a casa neste estilo mais simplista. A mais conhecida é sem dúvida, Tidying Up with Marie Kondo, onde a guru de organização japonesa, defensora desta tendência ajuda familías a arrumar as suas casas e a seguir um estilo de vida mais minimalista. E para o inspirar a renovar a sua casa e, consequentemente a sua vida, apresentamos-lhe algumas dicas que conjugam o design, a organização e a funcionalidade que o minimalismo requer.

Faça uma seleção das suas coisas

O minimalismo rege-se pela máxima “menos é mais”. Se estiver a decorar uma casa do zero, à partida não necessitará de seguir este passo. Mas para quem já tem uma casa decorada e pretende dar-lhe outra cara, o primeiro passo para conseguir uma decoração dentro deste estilo é avaliar o que já tem. “Isto trás-me felicidade?” e “necessito mesmo deste objeto?” são algumas das perguntas que pode fazer para o ajudar a determinar o que fica e o que sai. E porque a ideia de deitar para o lixo decorações e móveis em perfeito estado é pouco sustentável, considere fazer um upcycling à sua mobília para se enquadrar no estilo minimalista venda os seus pertences em sites de 2ª mão, como o OLX, ou doe a instituições que necessitem.

Tenha atenção à escolha dos materiais

O minimalismo pede ambientes claros e arejados, por isso não é de admirar que o material de eleição para a mobília seja a madeira crua. Móveis de design simples, de boa qualidade e com o q de versatilidade são sempre bem-vindos. Opte por cores neutras – brancos, cinzas, pretos, beges – para os elementos decorativos e dê primazia a texturas leves, mas se puder evite-as (lembre-se que menos é mais). Esta máxima também se aplica à cor das paredes, que deve ser clara, sem existência de padrões ou tons fortes. Não sobrecarregue os espaços com decorações, já que isso viola por completo os princípios básicos do minimalismo. De forma a trazer aconchego à sua casa e esta não parecer uma planificação modelo de tons monocromáticos, adicione dimensão ás paredes com posters de frases, ilustrações e gravuras com traçado simples e em tons pastel.

A luz é essencial

A ideia do minimalismo é tornar um espaço amplo e airoso. Por isso uma boa iluminação é a chave para o sucesso. Escolha candeeiros e abajours de linhas simples, de cores claras e materiais naturas como a madeira. Quanto à luz propriamente dita, as lâmpadas LED são as mais indicadas, não só pela vertente económica, mas também pelo efeito que produzem. Se a sua casa dispõe de uma boa iluminação natural, estude-a para tirar o melhor partido dela.

Atenção à cor

Quantas vezes temos objetos de decoração únicos e originais mas de tons totalmente diferentes que não coadunam? No minimalismo não há espaço para mistura de cores, já que isso pode causar desorganização visual. Por isso para facilitar a sua vida, adote uma paleta de tons fixos para a sua casa e decore-a com objetos dentro dessas tonalidades Assim não correrá o risco de criar ruído e tudo ficará harmonioso.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 16 julho 2021
Botão Voltar ao Topo