Decoração

Feng Shui na sala de estar

Como aplicar o Feng Shui na sala de estar

Vários são os ambientes que procuram seguir as diretrizes do Feng Shui, a arte milenar chinesa que através dos elementos água, terra, fogo, madeira e metal promove o equilíbrio entre as energias Yin e Yang (opostas mas complementares), e harmoniza a decoração e energia de um lar. Depois de lhe falarmos da importância do Feng Shui no quarto, com especial atenção para a escolha da cabeceira de cama, e de abordarmos as técnicas para colocar os espelhos em casa, chegou a altura de migrarmos para a divisão da sala de estar e de explicarmos como pode aplicar o Feng Shui neste ambiente para tirar o melhor partido dele. Tenha em mente que a sala é muitas vezes o local onde toda a família se reúne, sendo por isso importante que toda a gente se sinta confortável no espaço. Estas 5 dicas prometem ajudá-lo a criar um ambiente equilibrado e livre de más energias.

Aproveite, e veja como escolher o sofá ideal para a sala de estar

Abra as janelas e deixe o ar entrar

Uma forma muito fácil de limpar as energias da sua sala de estar é abrir as cortinas, estores e janelas para deixar o ar entrar. Tenha em atenção que deve fazê-lo por um período de 9 minutos. Isto para o Feng Shui, o número nove é o mais auspicioso. Esta prática permite que qualquer energia menos positiva saia e se abra espaço para uma nova. Uma vez com tudo aberto e com o ar circulando, aproveite para limpar os vidros das janelas, usando um produto não tóxico ou um detergente caseiro, feito apenas de água e vinagre.

Conheça mais detergentes caseiros para aplicar na sua limpeza doméstica

Faça uma limpeza visual

A cultura do consumismo excessivo leva-nos, na maioria das vezes, para uma espiral de coisas acumuladas às quais não vemos o fim. Muitas vezes, todos os objetos que possuímos acabam a criar ruído e a proporcionar uma sensação de desorganização visual. Este fator por si só espelha o stress, a agitação e a pressão constante em que vivemos as nossas vidas, diariamente. Posto isto, cabe-lhe a si avaliar se a sua sala está no ponto de necessitar de uma reformulação completa ou se apenas necessita de se livrar de algumas coisas. Uma limpeza visual para criar um espaço limpo e equilibrado. Todavia, lembre-se sempre que todos os espaços devem ficar preenchidos.

Utilize objetos que façam parte dos 5 elementos

Já aqui referimos que o Feng Shui se rege pelos 5 elementos: água, terra, fogo, madeira e metal. Por isso uma boa forma de incluir o Feng Shui na sua sala de estar é utilizando um objecto que represente cada fação na sua decoração de interiores. Deixamos-lhe uma lista de opções de formas e cores para cada elemento:

  • Terra: cores, castanho, laranja, amarelos e formas planas e quadradas.
  • Metal: cores, branco, cinza, metalizados e formas esféricas.
  • Água: cores, preto, azul escuro e formas curvas e onduladas.
  • Madeira: cores, azul, verdes e formas retangulares, colunares.
  • Fogo: cores, vermelho e formas triangulares.

Atenção à escolha das cores da divisão

Além dos 5 elementos, a teoria e o simbolismo das cores do Feng Shui estão relacionadas com o mapa Bagua. Assim, a cor é usada no Feng Shui para realçar ou apoiar áreas específicas da sua vida. Pode consultar este guia para se orientar relativamente às cores que devem compor a sua sala de estar. No entanto tenha em mente que é sempre importante respeitar a sua intuição. Ao sentir-se atraído por determinada tonalidade, arrisque; se a cor não o conquistar, preste atenção ao seu sexto sentido e opte por não a usar. Note ainda que, a aplicação das tonalidades pode ser feita através dos móveis, objetos decorativos, utilização de papel de parede ou pintura de uma parede de destaque.

Leia também: A cromoterapia: como escolher as cores para a sua casa

Decore com plantas

Incluir plantas na decoração de interiores é sempre uma boa ideia, mas o Feng Shui é um defensor desta prática. Isto porque ao incluir as amigas verdes nos seus ambientes, está a trazer energia vital para a sua casa e a ligar-se à natureza. Mas atenção: lembre-se sempre de proporcionar luz, água e espaço em abundância para as plantas crescerem de forma viçosa e feliz.

Conheça: 7 plantas must-have na decoração de interiores

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 02 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo