Decoração

Use a técnica de Feng Shui para harmonizar a sua casa

Use a técnica de Feng Shui para harmonizar a sua casa

O Feng Shui é uma prática milenar originária na China que tem como objetivo harmonizar os fluxos de energia que circulam nos diferentes ambientes. Para que o Chi, a energia vital, flua dentro de nossa casa podemos recorrer a uma série de conselhos simples.

Na técnica ancestral Feng Shui, jogados os elementos água, terra, fogo, madeira e metal promove-se o equilíbrio entre as energias Yin e Yang (opostas mas complementares) mas não é preciso um conhecimento profundo dos princípios do Feng Shui para aplicar a técnica. Basta alguns cuidados com a organização do mobiliário e incluir elementos considerados fundamentais para se aproveitar fluxo de energia.

Livre-se de objetos em excesso

Primeiro, livre-se de objetos em excesso, principalmente os que estejam partidos ou em mau estado. Paralelamente, limpe e organize todos os espaços de forma a permitir a entrada de ar e luz. Mantenha todos os armários da casa organizados, arrumados e fechados.

Organize o mobiliário

Por toda a casa, estes fluxos de energia são conseguidos facilmente tendo em conta a técnica Feng Shui na organização do mobiliário:

  • Na sala, o sofá deve ser colocado contra uma parede, sem encostar completamente e sempre de frente para a porta. Transmitindo assim uma sensação de segurança e controle.
  • Na cozinha, o fogão deverá estar sempre limpo e em boas condições de funcionamento, uma vez que representa a maior fonte de prosperidade da sua casa.
  • Na casa de banho, opte por móveis e loiças claras. Deve manter a tampa da sanita para baixo e a porta sempre fechada. Purifique este ambiente com plantas naturais e invista numa boa iluminação do espaço.
  • No quarto, a aplicação da técnica do Feng Shui assume especial importância por se tratar do local de descanso por excelência, onde repomos a nossa energia pessoal. Posicione a cama de frente para a porta, mas nunca em linha reta com ela, muito menos debaixo de uma janela. É essencial que a cama tenha cabeceira e que esta não esteja encostada à uma parede contígua à casa de banho. O ideal é que quando esteja deitado tenha uma visão desafogada de toda a divisão.

Por fim, sugerimos alguns elementos frequentemente utilizados na prática do Feng Shui. Uma fonte de água que atrai abundância e permite uma atmosfera relaxante pode ser colocada na sala ou no escritório. Um espelho pendurado na entrada da casa, ao lado da porta ou na sala, em frente à mesa de jantar, de frente para uma janela. O espelho deve refletir do exterior algo positivo, se o colocar no quarto tenha em consideração que o espelho não deve refletir a cama.

Leia também: FengShui: regras para colocar os seus espelhos

Plantas distribuídas pela casa. Escolha entre bambu, aloé vera, ficus, dracena e aproveite todos os benefícios das plantas naturais.

Na sociedade moderna o Feng Shui está a ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que as escolhas que faz no que respeita à organização e decoração da sua casa, podem afetar a forma como a energia flui no ambiente que o rodeia e, consequentemente, na sua vida.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 14 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo