Lifestyle

Proteja a sua casa da humidade com estas dicas

Proteja a sua casa da humidade com estas dicas

O tempo húmido e frio acabou com a chegada da Primavera, mas no que toca a questões de humidade, mais vale prevenir do que remediar. Além de ser inestético ter uma sala com manchas de bolor nas paredes, também pode trazer graves problemas de saúde, nomeadamente a nível de alergias respiratórias, asma e infeções.

Existem vários fatores que podem facilitar o aparecimento de humidade numa habitação. É o caso do mau isolamento das janelas, condensação, vapores, falta de luz natural, infiltrações, má construção e tintas desadequadas. Seja qual for o seu motivo, a verdade é que as zonas pouco ventiladas onde o isolamento não é o mais apropriado estão, na maioria das vezes, na origem do problema.

Importa ainda esclarecer que há dois tipos distintos de humidade: de condensação, que acontece quando o vapor de água entra em contato com superfícies de temperatura inferior à temperatura ambiente. Distingue-se pelas suas manchas pretas ou castanhas nos cantos e tetos e é frequentemente detetada nas casas de banho de habitações sem janela. O segundo tipo é a humidade por infiltração, causada pela penetração direta de água na estrutura da casa, podendo ter origem externa (penetração da água da chuva na construção), ou interna (através de fugas na canalização). Por provocar o descascamento das paredes, manchas amarelas e bolor, a única forma de acabar com este problema é cortando o mal pela raiz, o que pode tornar-se bastante dispendioso.

No geral, não é fácil erradicar a humidade de casa, mas o primeiro passo é começar por uma limpeza, que pode ser feita com lixivia diluída ou produtos próprios para o efeito. De seguida, é importante avaliar a necessidade de pintura das paredes ou tetos afetados. No caso da humidade por infiltração, este método só será eficaz caso exista uma erradicação na origem do problema.

Apesar de tudo, não desespere: se sofre ou teme vir a sofrer com este problema em casa, saiba que há alguns truques que podem ajudar a prevenir o aparecimento de humidade:  

  1. Ventile os espaços, seja por meio natural, com a abertura de portas ou janelas, ou através de eletrodomésticos como exaustores, extratores e ventiladores;
  2. Não estenda a roupa dentro de casa, já que isso facilita o crescimento de mofo e maus odores;
  3. Invista num bom desumidificador para colocar nas divisões mais afetadas e assim reduzir os níveis de humidade do ar;
  4. Escolha um bom isolamento que ajude a manter a temperatura interna das divisões e evite que a humidade do exterior entre em casa;
  5. Utilize tintas aquosas antifúngicas nas suas paredes;
  6. Embora dê vontade de a esconder, evite cobrir os locais afetados, pois isso impede a circulação do ar e facilita a proliferação do problema;
  7. Equacione instalar sensores de humidade para controlar os níveis da sua casa;
  8. Escolha bem as plantas para ter em casa, já que umas podem ajudar no combate ao problema e outras podem contribuir para a sua propagação.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 29 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo