Decoração

Quartos de casal: como decorar?

Como decorar um quarto de casal?

Decorar um quarto de casal é uma tarefa simples mas que muitas vezes pode gerar algum conflito entre casais. Diferente de um quarto de crianças, em que a decoração deve estimular a aprendizagem e desenvolvimento, o quarto de casal deverá ser mais sóbrio, já que este se trata de um espaço “sagrado” para relaxar. Por isso, deve transmitir a sensação de conforto, bem-estar, harmonia e aconchego, mas também, é importante refletir os gostos pessoais de ambas as partes e as suas memórias. Por se tratar de uma espécie de santuário do sossego, é importante que tome atenção a algumas precauções, nomeadamente no que respeita aos objetos que usa para decorar. Isto não significa que a divisão deva ser totalmente minimalista, apenas com aquilo que é estritamente necessário para o bom dormir. Pelo contrário, uma decoração de quarto de casal bem sucedida, é aquela que consegue equilibrar a harmonia, o conforto e a estética tudo num só. Assim, se está prestes a pôr as mãos à obra para decorar do zero ou para renovar a decoração existente, tome atenção aos pormenores que lhe apresentamos para conseguir criar um ambiente moderno e relaxante.

Também lhe pode interessar: Como decorar um quarto de crianças

Escolha uma paleta de cores suave

É claro que o mais importante é encontrar uma harmonia de cores que agrade a ambas as partes, mas no que toca a quartos de casal o ideal é escolher uma paleta de cores constituída pelos tons mais neutros: beges, brancos e cinzas são ótimas opções. Pode incluir cores mais fortes através de pequenos apontamentos – roxo, vermelho, verde e azul – são alguns dos tons mais usados. Todavia, por se tratar de um espaço de descanso recomendamos que não use muitas peças destas cores.

Veja também: A cromoterapia: como escolher as cores para a sua casa

A escolha da cama

O tamanho da divisão vai certamente influenciar a escolha da estrutura da cama. Independentemente do estilo de decoração que escolha, existem camas de várias dimensões: casal, queen e king são algumas das denominações. Importa também perceber se vai comprar uma cama com arrumação inferior ou um modelo cuja parte de baixo esteja completamente livre. Pode rentabilizar o espaço para arrumações dependendo deste fator: existem estruturas com ou sem gavetões e sommiers. Há modelos em que a própria cabeceira de cama, esteja ela fixa na própria mobília ou na parede, também oferece arrumação adicional.

Prefira uma iluminação aconchegante

Contrariamente a um escritório ou uma sala de estar, o quarto é um local para relaxar. Por isso no que toca à iluminação, o ideal é escolher uma luz ambiente, quente e aconchegante. Prefira as lâmpadas de tom amarelo às de tom branco e aposte em pontos de luz: um candeeiro de teto vistoso com uma luz mais forte para as tarefas que assim o exijam (por exemplo, a leitura de um livro), e umas lâmpadas mais suaves e acolhedoras para os pequenos candeeiros da mesa de cabeceira. Se combinar com a sua decoração e fizer sentido para si, pode sempre incluir uma fita de luzes decorativas amarelas por cima da sua cama.

Atente aos cortinados

Talvez o seu quarto ofereça uma persiana ou um estore que bloqueie toda a luz na hora de dormir, o que lhe permite utilizar cortinas de tecidos mais finos. Ou se calhar não tem essa sorte e precisa de encontrar outra forma de travar a luz. Felizmente já existem no mercado, cortinas blackout em vários tons, que lhe permitem criar uma harmonia com a restante decoração do quarto de casal. Seja como for, lembre-se sempre que uns cortinados dão um ar mais composto à decoração, além de trazerem uma maior sensação de conforto.

Mais sobre este tema: Estores ou cortinas: vantagens e desvantagens

Decoração afetiva q.b

Pode e deve incluir uma decoração afetiva na estética do seu quarto de casal, para tornar o espaço mais reconfortante. Contudo é importante não exagerar nos pormenores a fim de não criar um autêntico museu de memórias. Aposte em pequenos pormenores como as lembranças de uma viagem que tenham feito juntos ou uma fotografia de família.

Evite espelhos no quarto

De acordo com a arte milenar chinesa, Feng Shui é conveniente que não inclua espelhos na decoração do seu quarto ou se o fizer, que opte por colocá-los numa posição que não reflita a cama e o quarto como um todo. Isto porque esta filosofia acredita que um espelho altera o equilíbrio energético do ambiente. Logo, se este refletir o local onde estará a dormir, pode correr o risco de ver o seu sono alterado para pior, trazendo-lhe stress ou insónias. O ideal é mesmo evitar este posicionamento dos espelhos, embora o Feng Shui admita que pode sempre tapá-los na hora de dormir.

Leia: Use a técnica de Feng Shui para harmonizar a sua casa

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 10 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo