Decoração

Vista a sua casa a rigor para a Páscoa

Vista a sua casa a rigor para a Páscoa

Está a chegar mais uma festividade e por isso é uma boa desculpa para enfeitar a casa a rigor. A Páscoa é daqueles feriados que não é festejado por todos, já que está diretamente ligado à religião católica. Porém, é uma boa altura para juntar toda a família à mesa, para confraternizar e para promover atividades para as crianças. Este ano, com o alívio das medidas de restrição à pandemia, será certamente mais fácil juntar toda a família pessoalmente no tradicional almoço de Domingo de Páscoa, com todas as precauções tomadas, claro está. Por isso, e porque não queremos que deixe escapar a oportunidade de assinalar esta época através da decoração, apresentamos-lhe 3 dicas que o vão ajudar a vestir a casa a rigor (e não se esqueça de incluir os mais pequenos nesta tarefa).

Pode interessar-lhe: Sugestões para decorar a mesa de jantar ao estilo do verão

Grinaldas em forma de ovos

Espalhar grinaldas um pouco por toda a casa é sempre uma boa opção para entrar no espirito das festividades. Versáteis e coloridas, são fáceis de fazer em casa e bem baratas para a carteira. Para este DIY, só precisa de papéis coloridos que combinem com a restante decoração de Páscoa – nós recomendamos as cores pastéis – fio, fita-cola, tesoura, lápis e um modelo para garantir que todos os ovos saem do mesmo tamanho. Reproduza o modelo nos vários pedaços de papel e corte todos os ovos. Determine a dimensão de fio necessária, estenda-o numa superfície plana e use a fita-cola para colar todos os ovos à distância de um palmo entre cada um deles. Et voilá! Uma decoração económica, fácil e rápida de fazer.

Use e abuse da imagem do coelho

A par dos ovos, o coelho é o grande símbolo da Páscoa. Aliás, reza a lenda que é este animal que trás consigo os ovos de chocolate, o que não poderia ser mais estranho, já que os coelhos são mamíferos. Estranhezas à parte, se está a pensar em vestir a sua casa a rigor para celebrar esta festividade, não pode deixar de utilizar a imagem do coelho na sua decoração. Pode sempre investir em peças de madeira ou de cerâmica para ornamentar os seus aparadores, mesas ou estantes. Mas se quiser poupar uns euros, recomendamos que considere mudar as gravuras dos seus quadros. Uma forma eficaz e rápida de entrar nos espírito da Páscoa! E o melhor de tudo é que pode reutilizar estes itens todos os anos.

Faça um centro de mesa com ramos de árvore

Como já referimos, o almoço de Páscoa é o ponto alto desta festividade. Por isso, logicamente, é importante ter atenção aos detalhes na sua mesa. Além de considerar fazer uma dobra de guardanapo especial, de utilizar o serviço de pratos e talheres especial para festas e de escolher a toalha de mesa certa, é importante que tenha um arranjo central vistoso para impressionar todos os convidados. E não precisa de gastar muito dinheiro para conseguir uma peça bonita e festiva, basta um pouco de imaginação e criatividade. A natureza tem tanto para oferecer, por isso aproveite essa benesse, dirija-se a um local com árvores e recolha alguns paus e pequenos troncos de diferentes tamanhos e texturas. Reúna outros materiais como ovos verdadeiros, flores e folhas. Com a ajuda de uma pistola de cola quente, comece a juntar todos os ramos até conseguir alcançar uma forma de círculo bem composto. Adicione os restantes pormenores da forma aleatória que mais gostar e finalize o arranjo colocando uma vela no centro. Fácil, rápido e original, não é?

Para mais dicas veja: Páscoa: dicas para decorar a casa em família

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 10 abril 2022
Botão Voltar ao Topo