Decoração

DIY: os projetos favoritos dos amantes de decoração

DIY: os projetos favoritos dos amantes de decoração

Seja por motivos economicos ou simplesmente pelo desafio, a técnica DIY, acrónimo da expressão “Do it Yourself” (tradução: ‘Faça você mesmo’), está bastante enraizada na decoração. O conceito começou a ser utilizado no início do século XX para definir eventuais remodelações e melhorias em casa, mas ganhou mais reconhecimento durante os anos 50. Nesta altura, era usado para descrever projetos que visavam ser recreativos ou economicos.

O certo é que a prática veio para ficar e desde então os projetos DIY têm vindo a conquistar cada vez mais apreciadores e praticantes. Um pouco por toda a internet, em redes sociais como o YouTube, o Instagram, o Pinterest e Tik Tok muitos são os internautas e decoradores amadores, que partilham vários tutoriais de objetos, quadros e até mobílias. Muitos deles acabam por ser mais baratos do que a peça final numa loja, mas há daqueles que são bastante complexos e que feitas as contas acabam por não compensar.

No artigo de hoje apresentamos-lhe 3 projetos que conquistaram os amantes de decoração. Simples de executar, mais económicos que os produtos finais, estes itens decorativos podem tornar-se um bom passatempo em que toda a sua família pode participar.

Descubra: 8 dicas para decorar a casa com sucesso

Vela Cubo

diy vela cubo pinterest

É um dos DIY que muito tem circulado pelo Pinterest e TikTok. Consiste numa vela formada por 27 esferas de cera daí o nome em inglês “Bubble Candle”. Com cheiros, cores e tamanhos diferentes, o conceito é sempre o mesmo. E apesar de a poder adquirir em alguns dos sites mais conhecidos de decoração como a SKLUM, não há nada como fazer a sua em casa – até porque uma vez que tiver os materiais pode fazer quantas quiser.

  • MATERIAIS: Tudo o que necessita é de um molde de silicone com a forma da dita vela, flocos de cera (recomendamos de soja), pavios, óleo essencial à escolha e opcionalmente, corantes para cera.
  • MÉTODO: Num tacho derreta os flocos de cera. Enquanto espera que liquidifiquem, prepare o molde inserindo o pavio. Adicione 10-15 gotas de óleo essencial e o corante desejado ao preparado. Mexa com uma colher de pau. Assim que tudo estiver bem incorporado, despeje a mistura no molde e aguarde que solidifique. Depois é só desenformar, cortar o fio de pavio em excesso e já está. Para referência visual, consulte este tutorial do Pinterest.

Sofá de Paletes

sofá de paletes

E porque ao contrário do que se possa pensar, construir móveis do zero não é assim tão difícil e este DIY vem provar isso mesmo. Aqui no Blog do Imovirtual, já falamos sobre os benefícios de reutilizar paletes, os seus diferentes usos e utilidades. Há quem as transforme em camas, mesas ou até mesmo em jardins verticais. Mas hoje falamos-lhe de um sofá feito com paletes. Ideal para jardins, terraços ou varandas grandes, este tipo de assento é normalmente usado no exterior, mas se a sua decoração lhe permitir, pode sempre arriscar e colocá-lo na sua sala de estar. Seja como for, a opção é sua. Para efetuar este projeto recomendamos que assista ao seguinte vídeo do YouTube:

Tela com Textura

tela com textura

Não há dúvida que as obras de arte são caras e não estão ao alcance de todas as carteiras. Se a sua decoração estiver a pedir um je ne sais quoi que não passe pelos tradicionais quadros com fotografias, paisagens ou posteres, uma boa opção pode ser uma tela com textura. Este é um DIY muito simples, para o qual só vai necessitar de uma tela de tamanho à escolha, uma espátula e de pasta para modelar. Opcionalmente, pode também fazer-se acompanhar de pincéis e tintas para cobrir a massa branca. Depois, basta dar largas à imaginação e começar a espalhar a massa pela tela de forma irregular. Não se esqueça de deixar o quadro a secar durante o período de tempo necessário. Para melhor visualizar este projeto, acompanhe todo o processo de criação neste vídeo do TikTok.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Decoração’

Ultima actualização: 28 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo