Decoração
Em Destaque

Casas rústicas de campo: como decorar?

Decoração rústica: em que consiste

Está familiarizado com o conceito de decoração rústica? Passamos a explicar em que consiste: Este estilo pode caracterizar-se essencialmente por dois aspetos específicos – simplicidade e serenidade. A decoração rústica inspira-se em elementos naturais, simples e rústicos, como diz o nome. A intenção é criar uma atmosfera acolhedora e confortável, que transmita uma sensação de paz e bem-estar. Este estilo de decoração pode ser frequentemente encontrado em casas de campo, chalés de montanha e cabanas. No entanto, também pode ser adaptado para ambientes urbanos para criar um estilo único e aconchegante no meio da azáfama da cidade.

Se procura saber como decorar casas rústicas de campo e casas rústicas modernas, continue a ler este artigo.

Quais são os elementos chave da decoração rústica?

A decoração rústica inclui a utilização de materiais naturais, como madeira, pedra e tijolo, assim como tecidos naturais, como é o caso do algodão, do linho e da lã. A paleta de cores geralmente é composta por tons quentes e terrosos, como castanho, verde, bege e vermelho.

Alguns elementos chave da decoração rústica são:

  • Madeira: a madeira é um material essencial na decoração rústica, seja em móveis, revestimentos de parede ou pisos. Madeiras de tons mais escuros e com acabamento natural são as mais utilizadas.
  • Pedra: a pedra também é um elemento muito utilizado para criar um ambiente rústico. Pode ser utilizada em paredes, pisos ou lareiras. As pedras mais utilizadas são granito e mármore, pois são pedras naturais que conferem um toque único e diferenciador aos locais onde são utilizadas.
  • Tons quentes: a decoração rústica consiste em tonalidades quentes e reconfortantes, que transmitem uma atmosfera confortável e serena ao espaço, principalmente quando iluminado.
  • Madeira maciça: é muito comum na decoração rústica existir mobília de madeira maciça como mesas, cadeiras e armários. Geralmente estas peças possuem um acabamento natural e apresentam detalhes simples mas que não passam despercebidos.
  • Tecidos naturais: algodão e linho são exemplos de tecidos naturais tipicamente utilizados para decoração rústica. Podem ser usados para almofadas, cortinas, tapetes ou outros acessórios decorativos.
casas de banho rusticas

Dicas para decorar casas rústicas

Decorar casas de pedra rústicas requer algumas ideias para deixar o espaço acolhedor e aconchegante. Assim sendo, juntámos algumas dicas para o guiar na decoração da sua casa rústica:

  1. Utilize materiais naturais: Como vimos anteriormente, a madeira é um dos materiais mais utilizados na decoração rústica. Pode optar por ter vigas de madeira expostas, pisos de madeira, móveis de madeira maciça e até mesmo objetos de decoração de madeira para criar um ambiente mais acolhedor e natural. Além deste material, pode também incluir pedras, tijolos e outros elementos naturais para dar um toque verdadeiramente rústico à sua casa.
  2. Ilumine o espaço e escolha as cores certas: A iluminação é muito importante na decoração rústica. Opte por luzes quentes e suaves para criar um ambiente aconchegante. Pode inclusive incluir luzes de ferro ou cobre para candeeiros, por exemplo, que são muito comuns neste estilo de decoração. As cores que combinam melhor com uma decoração rústica são cores quentes, como o castanho, o vermelho, o laranja e o amarelo, perfeitas para manter o estilo e a atmosfera pretendida, sendo que essas cores criam um ambiente envolvente e convidativo. Para equilibrar as cores, pode incluir detalhes em tons mais neutros como bege ou branco.
  3. Seja criativo: Utilize objetos fora da caixa para conferir um toque de personalidade ao espaço! Pode incluir chapéus de palha, cordas, quadros, e até explorar diversos padrões artísticos nos tecidos das almofadas e bancos. Embora o estilo rústico seja simples, os detalhes fazem a diferença para conseguir um espaço equilibrado e original.
  4. Aposte em plantas: Plantas são um item decorativo muito utilizado em casas rústicas. Pode colocar, por exemplo, uma planta na sua casa de banho. Casas de banho rústicas geralmente incluem elementos decorativos naturais como plantas e  madeira maciça utilizada nos móveis e prateleiras. Pode também utilizar plantas na sala ou no quarto para dar um toque de vida ao espaço.
  5. Equilibre funcionalidade e estética: um espaço rústico inclui habitualmente paredes de pedra, elementos decorativos compostos por materiais diversificados como a corda ou palha. Embora estes elementos sejam visualmente chamativos, certifique-se de que o espaço é seguro e confortável também.

Agora que tem estas dicas consigo pode seguir em frente e começar a decorar ou restaurar a sua casa rústica! Verifique quintas para viver no campo para encontrar o local ideal para a sua casa e entre em ação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo