Decoração

Como cuidar dos seus móveis de madeira

Como cuidar dos seus móveis de madeira

É sabido que a madeira é um material robusto, capaz de se aguentar intacto por vários anos. É por isso que os móveis de madeira, embora mais caros do que os de MDF/melamina, por exemplo, estão no topo das preferências de vários designeres de interiores, profissionais e amadores. Isto porque, uma divisão com móveis em madeira transmite uma sensação de aconchego, naturalidade e conforto. Além disso, este material é altamente personalizável, sendo possível construir com eles móveis à medida para todos os gostos e tipos de decoração. Ainda assim, tenha em atenção que apesar de resistente, a madeira necessita de cuidados extra para preservar o seu bom aspeto. Diariamente, deve acautelar a sua mobília garantindo o seu aspeto jovial e saudável durante vários anos.

Quais os cuidados a ter com os móveis de madeira?

Dentre os cuidados mais simples, destacamos:

  • Atenção à luminosidade, já que o excesso de luz danifica a madeira, causando o desaparecimento do brilho e da cor natural;
  • Não coloque recipientes quentes diretamente sobre os móveis;
  • Com chávenas e copos, quentes ou frios, utilize sempre bases para evitar manchas;
  • Tenha atenção ao peso dos objetos, garantindo que não ultrapassam o peso máximo suportado;
  • Não deve molhar os seus móveis de madeira, já que a água dilata e empena este material;
  • Evite o uso de produtos e detergentes tóxicos e corrosivos, como o amoníaco;
  • Limpe eventuais manchas na hora para evitar que a madeira fique manchada;
  • Distancie ligeiramente os seus móveis da parede para evitar a criação de mofos e bolores.

Como manter os móveis de madeira em bom estado?

Além dos cuidados de prevenção que referimos anteriormente, existem práticas de manutenção que podem ajudar a aumentar a vida dos seus móveis de madeira.

  • Limpe os móveis todos os dias: o é um dos grandes inimigos de qualquer casa. Tende a acumular-se muito facilmente e em locais inusitados e nos móveis de madeira isso não é excepção – especialmente se estiver a falar de mobílias antigas com talhas, pormenores e detalhes. Bem sabemos como é enfadonho estar constantemente a tentar eliminar este ‘parasita’, mas para garantir a boa saúde dos seus móveis é muito importante que lhes passe um pano seco com regularidade. Assim evitará que se acumule lixo em excesso;
  • Encerar é a resposta: não precisa de adotar esta prática com tanta regularidade como a anterior, mas é muito importante que encere os seus móveis com óleo de cedro e um pano macio, no mínimo uma vez por mês. Deve fazê-lo depois de terminar a sua rotina de limpeza, para assim evitar que o pó se entranhe. Isto irá garantir que a sua madeira estará sempre brilhante, hidratada e bem cuidada.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 13 março 2022
Botão Voltar ao Topo