Decoração
Em Destaque

Tudo o que precisa de saber sobre as casas de banho com duche

O que são casas de banho com duche modernas?

Casas de banho com duche modernas são diferentes de casas de banho tradicionais pelas suas características e elementos de design. Geralmente, as casas de banho modernas são desenhadas para maximizar o espaço disponível e criar um ambiente que seja tanto funcional como elegante. Algumas características típicas de casas de banho com duche modernas incluem:

  • Chuveiros personalizados: os chuveiros personalizados são uma das características mais distintas das casas de banho modernas. Existem em diversos tamanhos e formatos, permitindo que os proprietários escolham o tipo de chuveiro que melhor se adeque às suas necessidades. Em casas de banho pequenas com duche, poderá fazer sentido ter um chuveiro mais pequeno, consoante o espaço disponível.
  • Acessibilidade: a acessibilidade é uma questão relevante a considerar nas casas de banho. É comum ocorrerem acidentes por dificuldade em entrar no duche, pisos escorregadios e falta de apoio em casas de banho mais tradicionais. Por isso, as casas de banho modernas são pensadas para serem mais acessíveis, incluindo instalação de duche sem degraus, barras de apoio e pisos antiderrapantes para prevenir quaisquer acidentes. O duche italiano é uma excelente opção a considerar pois todos os elementos se situam ao mesmo nível, permitindo um visual elegante e seguro ao mesmo tempo.
  • Iluminação: a iluminação é uma parte crucial da casa de banho moderna. As luzes podem ser colocadas em vários pontos da casa de banho, criando um ambiente relaxante e convidativo. Para além de elegante e esteticamente agradável, as luzes têm também a funcionalidade de tornar o espaço mais seguro.
  • Materiais: os materiais escolhidos para a casa de banho vão ter um impacto direto na estética da divisão. Em casas de banho modernas a tendência é criar um espaço sofisticado e funcional, com materiais simples e elementos decorativos personalizados, como o exemplo dos azulejos, que são um exemplo de um item decorativo que pode conferir personalidade à casa de banho, sem perder o modernismo.
  • Cores: as cores neutras são as mais escolhidas para espaços modernos. Para além de criarem uma sensação de maior amplitude, conferem também uma sensação de leveza e conforto à área.

Vantagens de instalar uma cabine de duche na casa de banho

Muitas pessoas optam por ter uma banheira na casa de banho, ao invés de uma cabine com duche, geralmente devido ao tamanho da área. Casas de banho pequenas com duche são comuns, no entanto, em espaços maiores, é mais frequente existir uma preferência por banheiras. Mas sabia que uma casa de banho com duche tem vantagens superiores à opção de banheira?

Enumeramos algumas:

  • Uma cabine com duche é mais compacta e pode ser facilmente instalada na casa de banho com toda a canalização adjacente;
  • Uma cabine com duche facilita as limpezas devido ao seu tamanho e estrutura;
  • Pode poupar muito mais água do que pouparia caso optasse por uma banheira. Muitas pessoas tomam banhos de imersão com regularidade, gastando cerca de 150 e 200 litros de água, enquanto que um duche gasta 30 a 80 litros;
  • É mais prático e seguro tomar banho numa cabine com duche do que numa banheira, principalmente para pessoas idosas ou portadoras de deficiência.
casas de banho pequenas com base de duche

Como escolher a sua cabine de duche?

Quer esteja a remodelar a sua casa de banho antiga ou tenha acabado de se mudar para uma casa nova e esteja a construir tudo de raiz, a escolha da sua cabine de duche é uma parte importante do processo. Existem alguns critérios a ter em consideração para garantir que faz a escolha adequada para as suas necessidades:

  • Tamanho da cabine: No momento de seleção da sua cabine, tenha em atenção o tamanho da casa de banho. Deve garantir que existe espaço suficiente para acomodar o compartimento e para que seja confortável para si entrar e sair livremente do duche.
  • Material da cabine: As cabines de duche podem ser feitas de vários materiais, como vidro temperado, acrílico ou PVC. O vidro temperado costuma ser o material mais durável e resistente a riscos.
  • Tipo de porta: As portas das cabines de duche podem ser deslizantes, pivotantes ou dobráveis. As portas deslizantes são as mais comuns, porém as portas pivotantes são mais fáceis de usar para pessoas com mobilidade reduzida.
  • Sistema de drenagem: Para evitar que a água acumule, é importante escolher  uma cabine com um sistema de drenagem eficiente. É mais vantajoso investir num bom sistema do que mais tarde ter problemas de alagamento.
  • Acessórios: As cabines de duche podem vir com diversos acessórios, desde prateleiras a chuveiros de mão, encaixes para gel de banho e esponjas, entre outros. Opte pelo que melhor se adequa a si!

Está sem ideias para remodelar a sua casa de banho? Confira 10 ideias para remodelar casas de banho pequenas.

Leia também o nosso artigo sobre O design das casas de banho nos últimos 500 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo