5 sugestões para um almoço de Páscoa de encher o olho

03 abril 2021

De Maria Luísa

5 sugestões para um almoço de Páscoa de encher o olho

É certo que a tradição já não é o que era e este ano voltamos a estar confinados durante o período de Páscoa, o que significa que muitos dos lugares da mesa do almoço vão estar vazios. Ainda assim, é importante não perder o espírito festivo. Para entrar na onda deste feriado, nada melhor que planear a decoração da mesa de almoço e o cardápio. Não importa se as famílias são grandes ou pequenas, com ou sem crianças: toda a gente aprecia um ambiente bem decorado, um almoço de Páscoa delicioso e um dia bem planeado e bem organizado.

👉 Defina um tema para o almoço

mesa de páscoa em tons verdes decorada com ovos

Entre coelhos, ovos, amêndoas, chocolates, flores e afins, são muitos os elementos que remetem para a época da Páscoa e para a estação em que está inserida, a Primavera. Uns são mais fáceis de encontrar que outros, por isso na hora de definir um tema para a mesa, escolha os protagonistas que sejam mais fáceis de incorporar na decoração, como por exemplo os ovos e os coelhos. Aproveite e defina a paleta de cores da mesa, para manter uma linha, sem esquecer que esta é uma época alegre e divertida, por isso recorra a cores alegres e pastéis, como o rosa, amarelo, verde e azul.

👉 Marque o lugar de cada convidado

mesa de páscoa decorada com lugares marcados

A forma mais fácil para marcar os lugares dos convidados é através de pequenos cartões com o nome que podem incluir motivos alusivos à data. Todavia, existem outras maneiras de incorporar este elemento na decoração da mesa de Páscoa e de o tornar esteticamente apelativos. Um exemplo são os anéis de guardanapo, que podem ter cores e formatos diferentes para determinar o lugar de cada pessoa.

👉 Invista num centro de mesa apelativo

mulher a elaborar um centro de mesa de páscoa

Diz-se que no meio é que está a virtude, por isso é exatamente nesse local que deve figurar um centro de mesa chamativo e que incorpore todos os elementos do tema do almoço. Pode também utilizar um arranjo de flores para trazer um pouco da natureza para dentro de casa ou optar por elaborar o seu próprio centro de mesa.

👉 Utilize aquele serviço guardado no fundo do armário

foto de prato e talheres para uma mesa de páscoa

Esta é a oportunidade ideal para utilizar os serviços de pratos e faqueiros que estão guardados no fundo do armário e que raramente fazem aparições nas mesas de almoço. Um serviço de linhas simples branco ou mesmo um alusivo à ocasião são ótimas opções para usar durante o almoço.

👉 Inspire-se nas tradições para preparar o cardápio

folar de páscoa

Claro que o menu do almoço desempenha um importante papel no dia de Páscoa. Em Portugal, a tradição dita que o prato principal seja o cabrito ou o borrego, mas nem toda a gente aprecia estas receitas, por isso há quem se fique pelo bacalhau à gomes de sá ou pelo frango no forno para este dia. Na zona da Beira Litoral, come-se chanfana e leitão para assinar o fim da quaresma.

Outra das iguarias típicas desta festividade é o folar. De norte a sul do país existem várias variações, desde o doce ao salgado. Uma das mais conhecidas é o folar transmontano, que como o próprio nome indica é oriundo da região de Trás-os-Montes. Trata-se de uma receita salgada que usa carnes como vitela, frango, coelho, porco, presunto e rodelas de salpicão para dar sabor à massa. Já no Algarve, o folar é doce e é conhecido como folar de olhão ou de folhas. Na base da receita está a canela, o açúcar amarelo, o limão e a manteiga.

No departamento dos doces, os eleitos são o pão-de-ló, as broinhas, o bolo de Margaride e os borrachos.

Veja também

➡️ Descubra o seu estilo de decoração de interiores

➡️ Use a técnica de Feng Shui para harmonizar a sua casa

➡️ Consiga uma decoração Eco-Friendly em 4 passos

Ultima actualização: 03 abril 2021

Partilhar