Decoração

Páscoa: dicas para decorar a casa em família

Páscoa: dicas para decorar a casa em família

A Páscoa está mesmo aí à porta e este será mais um ano em que iremos passar o dia em casa, com a família mais chegada. Todavia, isso não é desculpa para não preparar a casa para esta data festiva. Aliás, é até uma ótima oportunidade para reunir pequenos e graúdos e convencê-los realizar esta atividade em conjunto. Por isso, ponha mãos à obra e entre no espírito da Páscoa com as nossas sugestões de decoração.

Faça a sua própria coroa de Páscoa

DIY de Coroa de Páscoa

Nem sempre é fácil encontrar grinaldas alusivas à Páscoa. Mas é fácil encontrar uma coroa simples, pronta ser enfeitada. Pode utilizar todos os materiais que quiser, desde feltro para criar coelhos, a casas de ovos, a flores de plástico para fazerem alusão à Primavera. Não há limites para a criatividade; o que importa é criar algo único. E o melhor de tudo é que pode executar este projeto em família.

Decore com os símbolos tradicionais da Páscoa

Árvore de Páscoa enfeitada com ovos

Os coelhos, os ovos, as galinhas, as flores, as amêndoas são alguns dos símbolos da páscoa que facilmente podem ser adicionados como detalhes na sua decoração da casa. Pode incorporá-los de forma direta ou através de um bom projeto para organizar com os miúdos. Sugerimos uma “árvore” de Páscoa para enfeitar o seu hall de entrada. Se não tiver nenhuma mini-árvore dentro de casa, escolha uma qualquer planta com ramos, desde que seja resistente, e decore-a com ovos da Páscoa enfeitados.

Crie uma caça aos ovos em casa

decoração de ovos para a páscoa

Para entreter os mais pequenos, nada melhor que fazê-los pôr mãos à obra e para isso só precisa de uma dúzia de ovos e alguns pincéis e tintas. Desafie os seus filhos ou netos a dar largas à imaginação e a decorarem os ovos da Páscoa da maneira que quiserem. De seguida, esconda-os um pouco por toda a casa para criar uma caça ao tesouro, onde toda a família pode participar. Quem encontrar mais ovos, ganha um ovo de chocolate gigante. Que tal? Parece-nos um bom prémio!

Cozinhe autênticas obras de arte em família

mesa com comida típica de páscoa

A Páscoa é sinónimo de união familiar e boa comida. Por isso, nada melhor do que cozinhar um belo folar tradicional em família e enfeitar a mesa de jantar com tal petisco. Os mais criativos podem inclusivamente apostar em criações mais arrojadas, como umas bolachas em forma de coelhos ou um bolo decorado inteiramente com amêndoas.

Espalhe plantas e flores por toda a casa

arranjo de tulipas no centro de uma mesa de páscoa

Entramos oficialmente na estação das plantas e flores e como não poderia deixar de ser, também elas representam um símbolo desta quadra festiva. Leve um pouco da Primavera para dentro de casa e adicione pequenas plantas, como as kalanchoes, aos cantinhos mais discretos, e arranjos mais vistosos aos locais de destaque, como o hall de entrada, o centro de mesa ou mesmo a bancada da cozinha.

Escolha uma paleta de cores pastel

decoração de páscoa em tons pastel

Por se tratar de uma quadra festiva que acontece em plena Primavera, a Páscoa está associada a cores bastante vivas e vibrantes, o que por vezes interfere no design de interiores. Por isso, para criar um equilíbrio mais sóbrio e mesclar mais facilmente a sua decoração quotidiana com a decoração festival, aposte em objetos com uma paleta de cores pastel: rosa claro, azul claro, verde claro, amarelo claro.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 02 novembro 2021
Botão Voltar ao Topo