Decoração

6 países e os seus estilos de decoração

6 países e os seus estilos de decoração

Se gosta de viajar, certamente já teve o privilégio de conhecer um dos 6 países que lhe apresentamos neste artigo. Geralmente a parte má de viajar dá-se quando as férias chegam ao fim e por muito que aprecie o conforto do seu lar, começa a sofrer a característica nostalgia que acontece depois de voltar de uma viagem. Felizmente, há formas de trazer um pouco de cada país até à sua casa, para que assim possa relembrar os momentos lá vividos. Imãs, canecas, postais, mini representações de monumentos e porta-chaves são alguns dos itens que pode adquirir em cada destino. Mas e que tal transformar toda a decoração da sua casa para que esta o transporte de volta para aquele lugar de sonho? Neste artigo apresentamos-lhe o estilo de decoração de seis países do mundo. Da Europa à Ásia, passando pela América do Norte, conheça os elementos que caracterizam o design de interiores das casas japonesas, francesas, alemãs, italianas, espanholas e norte-americanas.

Pode interessar-lhe: 6 lugares estranhos que se tornaram casas

Japão

japao imovirtual

Equilíbrio, harmonia e simplicidade: três conceitos que facilmente descrevem o estilo de decoração do Japão. Para os japoneses, os objetos decorativos devem estar dispostos de forma equilibrada para transmitir leveza ao ambiente. Por outras palavras, há uma forte ligação ao minimalismo, devendo existir uma seleção de objetos que realmente importam ter em casa. Trata-se de uma decoração sóbria e natural, cujo segredo está nas cores utilizadas: a preferência deve cair sob os tons claros e neutros. Um estilo que engloba alguns destes elementos é o Japandi, a tendência que junta o minimalismo japonês e o hygge escandinavo, focando-se na simplicidade, elementos naturais, conforto e sustentabilidade. Saiba tudo sobre este estilo em: O que é o Japandi?

estilo japonês

França

frança imovirtual

Com origem na região de Provença, um dos estilos decorativos mais utilizados nos interiores franceses é o provençal. Criada entre os séculos XVII e XVIII, esta tendência foi amplamente seguida pelos camponeses do sul de França, numa tentativa de imitarem os interiores das casa da elite. Os artesãos criavam o mesmo tipo de móveis, com materiais mais em conta e com aspeto envelhecido. A decoração foi ganhando cada vez mais apreciadores, tornando-se num estilo elegante que ainda hoje é possível encontrar nos lares franceses. Ideal para quem procura um toque delicado, suave e romântico na decoração, esta tendência utiliza muitas vezes os tons pastéis e as estampas florais. Os móveis curvos com aspeto envelhecido da própria madeira ou da tinta, são um must-have se pretender alcançar um estilo provençal. Lustres, quadros antigos, cortinas, mantas, tecidos florais e vasos de flores, também são elementos que fazem parte deste estilo de decoração.

decoração provençal

Alemanha

alemanha imovirtual

Os alemães são ávidos apreciadores de interiores estruturados e organizados, primando assim pelo conforto e pela funcionalidade. Não se acanham a utilizar cores vivas na sua decoração, muitas vezes fazendo uso dos tons da sua bandeira nacional. Um dos elementos mais flagrantes da decoração da Alemanha é o canto alemão, muito utilizado em bares e pubs. Trata-de de um espaço com cadeiras, bancos e sofás em volta da mesa de jantar, que na esfera caseira, é utilizado em divisões como a sala de jantar e a cozinha. Vale ainda referir que a Alemanha é o país de origem do Bauhaus, a escola fundada pelo arquiteto Walter Gropius em Weimar, no ano de 1919, que juntava disciplinas menos nobres como a cerâmica, tecelagem e marcenaria à arquitetura, artesanato, escultura, pintura e desenho industrial. Logicamente que este estilo também se transpõe para a decoração, criando interiores modernos com formas e linhas mais simples, definidas pela função do objeto.

bauhaus decor

Itália

itália imovirtual

Com muita personalidade, a decoração típica de Itália faz menção ao regionalismo, à diversidade, à arte e à história do país. Muito associada ao estilo rústico, que está bastante proeminente nos detalhes. A ele junta-se uma combinação de cores fortes que se destacam no ambiente. As mobílias de madeira maciça e os sofás chesterfiel são alguns dos elementos muito característicos da decoração italiana. A decoração não tem propriamente um tipo de padrão a seguir, variando de regiões para regiões. Mas note que este estilo não é para todos os gostos: se aprecia um design de interiores constituído por móveis rústicos e ambientes alegres vale apostar este tipo de decoração.

decoração italiana

Espanha

espanha imovirtual

Partilhamos o território, o título de ibéricos e alguns costumes e tradições. E a nível de decoração, também existem algumas semelhanças, especialmente no que toca ao uso de azulejos, que muitas vezes ornamentam as paredes ou a base de escadarias. A decoração espanhola apresenta fortes influências do rústico, com as texturas da madeira natural, e do escandinavo, por conta das tonalidades brancas, cinzas e areia usadas nas paredes. Além disso, os espanhóis também gostam de apostar nos revestimentos a pedra nos seus interiores. Móveis de madeira e paredes brancas são dois dos símbolos da decoração deste país, que se juntam a objetos de decoração coloridos e a detalhes singulares. Vermelho, azul, verde, dourado e laranja são algumas das cores mais utilizadas, tanto no interior como no exterior de uma habitação.

decoração espanhola

Estados Unidos da America

estados unidos da america imovirtual

O estilo de decoração americano rege-se pelo conforto e versatilidade. A própria planta do imóvel privilegia os espaços abertos e integração entre sala de estar, de jantar e cozinha – o chamado open space. Os brancos, os tons pastel, os tons de bege e os cinzas são as paletas de cores favoritas dos americanos, que não descuram um grande e aconchegante sofá e móveis de madeira. A importância dada á decoração exterior, dos terraços, varandas e alpendres, é tão grande quanto aquela atribuída à decoração interior. Isto porque os americanos consideram que o exterior é uma introdução da parte interior da casa. Além disso, na maior parte dos Estados existe a tendência para apetrechar os interiores com bons sistemas de climatização (ar condicionados e lareiras), já que tanto os verões como os invernos são bastante rigorosos nesta parte do planeta.

decoração americana

Conheça: Tendências de Decoração para 2022

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 27 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo