Lifestyle

Flores em casa: 6 dicas para as manter frescas e viçosas

6 dicas para manter ramos de flores frescos

Há quem passe anos sem pôr os pês numa florista e há quem não dispense uma ida semanal para repor o stock de tulipas, gerberas ou statices, algumas das mais queridinhas e mais utilizadas na decoração de interiores. Esta folia com as flores não é por acaso: esteticamente são agradáveis ao olhar, muitas delas emanam perfumes e cheiros divinais, como as rosas, mas todas compõe um ambiente como só as flores frescas o sabem fazer. Trazem vivacidade e naturalidade a cada divisão e, inclusivamente, algumas delas ajudam na diminuição da humidade do ar. Infelizmente, ao contrário das plantas, os ramos de flores têm uma esperança de vida curta: assim que a flor é cortada da terra deixa de receber os nutrientes necessários para se manter fresca, viçosa e, logicamente, para sobreviver. Felizmente, existem alguns truques para prolongar o tempo de vida dos seus ramos de flores. Apresentamos-lhe 6 dicas, que pode já começar a aplicar nos seus arranjos.

Saiba quais são as 7 plantas que diminuem a humidade

Mude a água de 3 em 3 dias

Ao fim de uns dias na água, as flores começam a ficar com um aspeto murcho e desleixado. Isto se não tiver trocado a mesma por uma nova. É que a água das flores vai acumulando detritos e outros organismos que poluem o “alimento” das plantas e por consequência reduzem o seu tempo de vida. Para prologar a vivacidade dos ramos de flores, assegure-se que procede à troca da água, no máximo de três em três dias, sendo o ideal, diariamente.

Adicione açúcar à água a cada muda

Existem ramos de flores que, ao trazê-los da florista, do supermercado, ou de outras lojas especializadas, já trazem consigo um sachet de “alimento” para plantas. No entanto, isso não acontece em todos os casos, por isso uma boa forma de as alimentar e garantir o seu vigor, é adicionando duas colheres de sopa de açúcar branco a cada muda de água. Este componente irá fazer as vezes do sachet em falta.

Coloque umas moedas de 1, 2 ou 5 cêntimos no fundo da jarra

Um truque para manter a água das flores mais límpida e fresca é colocar moedas de 1, 2 ou 5 cêntimos no fundo da jarra após cada muda. Isto porque, o cobre que as moedas de valor inferior possuem atua como um acidificante que ajuda a evitar que fungos ou bactérias se propagem..

Corte os pés das flores na diagonal

Deve cortar os caules das flores assim que chegar com elas a casa e se preparar para as colocar em água. Mas atenção, não vale fazer um qualquer tipo de corte. Faça uma incisão na diagonal, a cerca de 45º, para garantir que o seu ramo absorve facilmente a água. Deve fazê-lo antes de colocar as flores em água, exepto no caso das rosas, que são bastante sensíveis, e cujo corte deve ser efetuado debaixo de água para evitar bolhas de ar e bactérias.

Não deixe as folhas entrarem em contacto com a água

Depois de trazer o ramo da florista ou do supermercado e de corar os pés das flores na diagonal, deve certificar-se que nenhuma folha fica submersa em água. Isto significa que se necessitar de arrancar folhas em excesso antes de colocar o ramo na jarra, deve fazê-lo. A razão pelo qual é impreterível evitar folhagem na água das flores prende-se com o facto de esta apodrecer e proporcionar um veículo de transmissão de bactérias que podem danificar as restantes plantas que compõem o arranjo.

Deixe o ramo num local arejado, longe de temperaturas quentes

As flores cortadas não gostam de ser submetidas ao calor e ás temperaturas elevadas, embora não prescindam de claridade. Por isso, deve encontrar um local arejado, fresco e iluminado para as manter felizes e saudáveis durante bastante tempo. Também será inteligente evitar tigelas com fruta, já que estas emitem etileno, uma substância que acelera a queda das pétalas.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 23 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo