Decoração
Em Destaque

6 ideias para otimizar uma cozinha pequena

Todas as divisões da casa são importantes, mas há umas que têm um lugar especial para os moradores. É seguro dizer que a cozinha é um desses lugares. É o espaço onde se preparam refeições e onde muitas vezes o convívio em família acontece.Se está a pensar fazer mudanças na sua cozinha e não sabe como aproveitar bem o espaço em cozinhas pequenas, criámos uma lista com 6 ideias de decoração para conseguir otimizar a área da melhor forma e criar a cozinha ideal para si.

1. Iluminação

como decorar uma cozinha pequena de apartamento

Como decorar cozinhas pequenas e simples? O primeiro passo é a iluminação. Se tem um espaço pequeno com um aglomerado de utensílios de cozinha, móveis, frigorífico, fogão, cadeiras e mesa, pode ser difícil criar uma sensação de amplitude. No entanto, não é impossível. A iluminação é a chave para conseguir uma ilusão de que o espaço é maior, e para alcançar esse objetivo deve incluir candeeiros em locais estratégicos, de modo a garantir que tem luz não só no teto, mas também nas zonas onde vai cozinhar – no fogão, em cima do lava-loiças e da bancada da cozinha. Janelas posicionadas em locais estratégicos conseguem também aumentar a luminosidade no espaço.

2. Cores neutras

como decorar cozinha pequena com prateleiras

Ainda dentro da sensação de amplitude conseguida pela iluminação, destacamos a importância de optar por cores neutras para acentuar a abertura do espaço. Cozinhas com padrões acentuados tendem a parecer mais pequenas. Assim sendo, se pretende otimizar a sua cozinha pequena, aconselhamos a uma opção de paletas simples e neutras com pouca variedade de tons para prateleiras, móveis, bancadas e eletrodomésticos. Confira aqui alguns materiais indicados para bancadas de cozinha.

No caso de optar por um padrão para conferir um toque de personalidade ao espaço, alterne com superfícies lisas para criar um contraste elegante.

3. Móveis funcionais e prateleiras

como decorar uma cozinha pequena e simples com pouco dinheiro

Um dois em um é a melhor tática para salvar espaço na sua cozinha. Alguns exemplos disso são gavetas para talheres com divisórias onde pode guardar vários tipos de talheres, e prateleiras com várias funcionalidades. Quanto mais conseguir incluir diversos utensílios no mesmo local, menos móveis precisará de ter na cozinha. Opte também pelo design que melhor se adequa ao seu gosto. Veja aqui como escolher uma placa de cozinha e não se esqueça: meça o espaço que tem e calcule o tamanho das prateleiras e móveis que vai incluir na cozinha, de modo a garantir que tudo encaixa com uma estética agradável.

4. Aproveite as paredes

cozinha planeada pequena

Já pensou em aproveitar as paredes para incluir objetos essenciais que utiliza no seu dia-a-dia na cozinha? Pode pregar na parede uma pequena superfície de madeira para colocar frascos de temperos, taças e outros utensílios, pendurar as facas que mais utiliza, as pegas, e mesmo incluir um cabide para colocar panos e aventais. Desta forma consegue otimizar o espaço e conferir uma estética apelativa à cozinha, com um toque moderno e original.

5. Acrescente uma ilha

como decorar cozinha americana pequena

Já imaginou ter uma cozinha pequena com ilha? Embora possa parecer contraditório incluir uma ilha num espaço que por si só já é pequeno, na verdade uma ilha pode ser aproveitada para tornar a sua cozinha mais funcional. Pode incluir uma área de preparação de alimentos e ter também gavetas para guardar utensílios. Não só consegue ter mais espaço noutras áreas da cozinha desta forma, como também confere um aspeto apelativo e moderno ao espaço.

6. Aposte na simplicidade

como decorar uma cozinha

Já reparou que os espaços clean têm sempre um aspeto elegante e bonito? Isso acontece porque a praticidade e a naturalidade do espaço são o que o torna visualmente agradável. Assim sendo, aconselhamo-lo a manter exclusivamente os objetos e utensílios necessários na sua cozinha, dispensando o que não lhe faz falta.

Seja minimalista e aposte na simplicidade. A melhor forma de otimizar uma cozinha pequena é não complicando e tirando o melhor proveito do espaço disponível para criar uma cozinha funcional e visualmente atrativa.

Agora que tomou conhecimento das nossas ideias para otimizar a sua cozinha, pode começar a pôr em prática e a construir uma área adaptada à sua personalidade e gosto pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo