Decoração

Traga a natureza para dentro da sua casa

Traga a natureza para dentro da sua casa

Se precisa de reformular a decoração da sua casa, se pretende dar uma atenção especial a determinada divisão e se é amante de estilos relacionados com a natureza, saiba quais são as tendências atuais. Pequenas mudanças, podem levar a grandes transformações.

A decoração de cada casa acompanha o que cada residente espera ao chegar à mesma, varia em relação à sua personalidade, ao seu estilo de vida e às suas inspirações.

Os estilos versáteis permitem criar ambientes com facilidade, misturando tendências que podem variar entre o campestre e rústico, o minimalista e o clean, entre outros.

 

Reunimos quatro tendências de decoração que, com elementos da natureza, podem reformular completamente cada espaço da sua casa, criando um ambiente perfeito:

1. Estilo campestre

Com esta tendência de decoração pode inserir elementos da natureza no seu ambiente. Pode aplicar a simplicidade associada à vida no campo e as cores neutras às várias divisões da sua casa. Alguns dos elementos fundamentais para este estilo são a madeira, as plantas, as flores e as peças de couro.

 

2. Estilo escandinavo

Este estilo tornou-se uma tendência de decoração comum, atraindo bastantes fãs, quer pela palete de cores claras ou em tons pastel, quer pela suavidade dos revestimentos. Deste estilo, de origem do norte da Europa, destaca-se a conjugação da madeira com o branco. Esta mistura, que junta os estilos clássico e contemporâneo, sugere as linhas retas e simples, com detalhes específicos que deles se destacam.
 

3. Estilo tropical

Já ouviu falar desta tendência de decoração? Este estilo faz uso dos azuis, lilases, verdes, rosas, brancos, amarelos e beges, podendo conjugar-se até três dessas cores. Nesta tendência sobressaem os padrões da natureza e as cores de flores e plantas. É comum a presença de objetos estampados ou obras e quadros com figuras como palmeiras, pássaros, abacaxis, borboletas e outros.
 

4. Estilo rústico

Elementos antigos ou desgastados e objetos vintage, fazem parte desta tendência de decoração. Os acessórios, como elementos que melhor transmitem a atmosfera rural, podem ser da época ou pré-fabricados. A natureza e leveza que compõem a decoração do ambiente surge das cores dos elementos naturais, recorrendo também a estampas ou vinis.
 

Se realmente a sua pretensão é ter mesmo a natureza dentro de sua casa e sentir-se como se estivesse num jardim, então poderá ser fã da tendência de decoração denominada de urban jungle.

Neste estilo, os materiais utilizados, as cores, as plantas e os próprios aromas remetem para o ambiente de uma floresta. Aqui falamos de ter plantas por toda a parte da casa, de diversas formas, pendurados nas paredes, pousados no chão, em prateleiras, entre móveis, nas casas de banho, cozinhas, entre outros.

Em suma, onde puder colocar um vaso, não pense duas vezes. Convém ter apenas em conta a necessidade que cada planta irá precisar de luz natural. As suculentas e os cactos tornam-se os mais indicados para pequenos espaços.

A rafia é um elemento muito utilizado nesta tendência de decoração e, quando falamos de aromas, a preferência está entre o eucalipto, a lavanda e o limão.

Os revestimentos apontam para a madeira, os materiais naturais, tapetes e pufes feitos de fibras naturais, materiais de algodão cru, ardósia e pedra. Estes, para além de manterem o estilo mais natural, são denominados de eco-friendly.

Por último, os estampados podem estar presentes e os revestimentos podem ter motivos tropicais, de flores, animais, frutas ou folhas, em tons quentes e vivos. As cores predominantes são o laranja, o azul e o verde escuro.

A próxima tendência de decoração pode ser criada por si, por isso, inspire-se e aventure-se!

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 04 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo