Lifestyle

Guia para cuidar das suas árvores de fruto

Guia para cuidar das suas árvores de fruto

Ontem foi dia de darmos as boas vindas à Primavera, a estação mais colorida do ano. Um pouco por todo o lado, vários são os jardins que se enchem de flores de cores vibrantes e frutos sumarentos. Esta é também a altura mais fértil das plantas de interior, que passaram a maior parte do inverno a hibernar, à espera de um clima mais ameno para poderem florir. Por isso mesmo, se pretende semear flores, plantas ou ervas aromáticas esta é a época indicada do ano para o fazer. Amores perfeitos, cebola, tomate e pimento são algumas das culturas que pode apostar durante esta estação. E se pretender mudar as suas plantas de vaso, deve aproveitar a Primavera e o Verão para o fazer.

Leia também: O que semear e plantar durante a Primavera

No entanto, recorde-se que apesar de esta ser a estação do ano predileta das verdinhas, a verdade é que os cuidados devem ser continuados, zelando sempre pela vivacidade e bem-estar das plantas, mesmo durante o Outono e o Inverno. Especialmente se estivermos a falar de árvores de fruto, que tal como o nome indica, são as espécies de onde provêm muitos dos frutos que ingerimos. Entre as mais comuns, o destaque vai para as macieiras, pereiras, limoeiros, laranjeiras e cerejeiras. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas para cuidar das árvores de fruto do seu pomar, para assim poder sempre colher bons frutos.

Cuidado com o clima

Está a pensar em plantar novas árvores de fruto no seu pomar? Saiba que nem todas se dão bem nas mesmas condições climatéricas. Há espécies que preferem o calor, outras o frio e a chuva. Para que não tenha dúvidas, deixamos-lhe uma listas de árvores que se adaptam a cada tipo de clima.

  • Climas tropicais: Anoneiras, mangueiras, bananeiras, entre outros;
  • Climas mediterrânicos: Árvores de citrinos, como laranjeiras, tangerineiras e limoeiros; diospireiros; amendoeiras, que não gostam de solos ácidos; ameixeiras, geralmente fáceis de cuidar e susceptíveis a poucas doenças; figueiras, com as quais necessita tomar atenção a chuvas, vespas e aves; marmeleiros; entre outros;
  • Climas temperados: Damasqueiros (damascos e alperces); romãzeiras, que podem ser podadas em sebe; nespereiras, que não gostam de frio; , entre outros;
  • Climas frios: Cerejeiras, pessegueiros, macieiras e pereiras, estas últimas pedem locais protegidos e soalheiros, sendo as árvores ideais para jardins pequenos), entre outros.

Atente às regas

Para que o crescimento das árvores de fruto corra sobre rodas e para assegurar a manutenção das espécies, é fulcral regar as plantas com frequência, especialmente se estivermos a falar dos dias quentes de Verão. Nesta altura, a humidade é mais reduzida e a chuva muito menos frequente, por isso a rega deve ser diária. No entanto, note que não deve exagerar na quantidade de água, já que um solo demasiadamente encharcado pode apodrecer as raízes das árvores, especialmente as mais jovens. De referir, que uma árvore bem regada vai produzir frutos muito mais doces e sumarentos.

Considere a dimensão do seu jardim

A ideia de plantar um pomar e de tornar o seu consumo de frutas auto-sustentável é muito tentadora. No entanto, é necessário assentar os pés na terra e ter em conta da real dimensão do seu espaço para cultivo. Um terreno para árvores de fruto deve ser um espaço amplo, o suficiente para garantir que conseguirá plantar as árvores a uma distância considerável umas das outras, assegurando assim o normal fornecimento de água e nutrientes. Note ainda que uma árvore de maior porte necessita de mais espaço de que árvores de menores dimensões.

A importância da poda

Podar as suas árvores de fruto é muito importante para assegurar a produtividade da espécie. Mas claro que se a poda não for bem feita, isso poderá trazer mais problemas do que benefícios. A melhor altura para podar uma árvore depende de especie para espécie, assim como do crescimento pretendido. Geralmente, a maioria das árvores de fruto pode ser podada no final do inverno, mas não se ainda houver muita geada. De toda a forma, para não correr riscos desnecessários, o ideal mesmo é fazer a pesquisa para o tipo de árvores que tem no seu pomar. No entanto, lembramos que a poda pode ter diferentes tipos de objetivos:

  • Poda de formação: ideal para gerir o crescimento das árvores jovens;
  • Poda de manutenção: utilizada para cuidar de árvores desenvolvidas;
  • Poda de revitalização: indicada para revigorar as árvores mais velhas;

Pragas, ervas daninhas e limpeza

Se tem árvores de fruto ou pretende ter, saiba que é necessário estar sempre atento a sinais. As cochonilhas, pulgões, formigas e lagartas são as pragas mais comuns, que afetam quase todas as plantas. As duas primeiras são particularmente mortíferas, já que se tratam de insetos sugadores de seiva, que acabam por enfraquecer as plantas, levando-as inclusivamente à morte.

Há vários cuidados a ter para evitar o aparecimento de pragas, particularmente no que respeita à rega e adubação regular. Mas também é importante fazer uma limpeza pontual, eliminando folhas e frutos caídos que podem despoletar doenças. Esteja também atento aos sinais que as suas árvores lhe estão a dar: manchas, bichos e partes cortadas podem ser indícios de que algo não está bem. Por último, atente às ervas daninhas, a espécie que aparece sem ser convidada e que absorve muita água e nutrientes do solo, o que acaba por dificultar o desenvolvimento pleno da árvore.

Como vê, cuidar das árvores de fruto não é um bicho de sete cabeças. No entanto, é um ritual que requer paciência, estudo e atenção, para garantir o crescimento saudável dos seus exemplares.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Lifestyle’

Ultima actualização: 21 março 2022
Botão Voltar ao Topo