Decoração

Bancadas de Cozinha: qual o material mais indicado?

Bancadas de Cozinha: qual o material mais indicado?

A remodelação de cozinhas é um processo complexo, constituído por várias etapas, como ademais acontece com o todo o tipo de obras. De modo a conseguir a sua cozinha de sonho deve atentar a um conjunto de pormenores, nos quais se incluem a escolha dos eletrodomésticos, a remoção e instalação do novo pavimento, a otimização do espaço de armários e a colocação de novos azulejos e claro, a estrela deste artigo, as bancadas. Geralmente este não é propriamente o item mais em conta numa remodelação, pelo que deve tomar atenção a uma série de pormenores antes de tomar a decisão final.

Além do preço e da parte estética, deve também atentar à intensidade de uso da cozinha e às necessidades dos moradores. Para o ajudar a eleger o material perfeito para a sua nova cozinha, apresentaremos-lhe 4 tipos de materiais que deve considerar. No entanto, note que o ideal é poder contar com a ajuda de um profissional do ramo para lhe indicar as opções e orçamentos que melhor se enquadram aos seus desejos e necessidades.

Pode interessar-lhe: Quer renovar a cozinha? Inspire-se nestas 9 sugestões

Madeira

É um material atemporal, versátil e que nos aproxima da natureza. Acrescenta um toque rústico de conforto e aconchego a qualquer tipo de ambiente. Esteticamente confere um layout apelativo, moderno e minimalista. Mas como bem sabemos a cozinha é uma divisão que envolve muitos vapores, gorduras, facas, humidade e outros factores que poderem contribuir para encurtar a vida das bancadas de madeira. Costumam sair mais em conta do que os restantes materiais que referimos neste artigo, mas em contrapartida necessitam de ser tratadas e impermeabilizadas de forma correta. E sem dúvida que podem não ser a escolha mais indicada para quem necessita de dar um grande uso à cozinha.

Saiba mais sobre este material em: Bancadas de madeira na cozinha: vantagens e desvantagens

Granito

De todos os materiais desta lista, é provável que o granito seja o mais popular, já que este é um material bem resistente. Oferece uma resistência alta para o uso diário e a nível de limpeza e manutenção é muito fácil de cuidar. É por isso, ideal para quem faz muito uso da cozinha. Não sendo o material mais barato do mercado, já que se trata de uma pedra, o granito é sem dúvida aquele com melhor custo-benefício, por toda a qualidade que oferece. Além disso, é capaz de se adaptar a qualquer tipo de interior e pode encontrá-lo em diferentes tonalidades e padrões.

Mármore

Tal como o granito, também o mármore é uma pedra natural bastante dura e por isso resistente enquanto bancada para a cozinha. Uma das diferenças entre estes dois materiais é o preço, já que é provável que o mármore lhe vá sair mais caro. É um dos materiais mais nobres e sofisticados para se utilizar, sendo muitas vezes associado ao luxo e ostentação. É resistente a altas temperaturas e pode encontra-lo numa grande variedade de cores, podendo enquadrá-lo em diferentes tipos de decoração de interiores. Ainda assim, apesar da sua resistência, é preciso ter cuidado ao manejar certos alimentos perto deste material, como é o caso das beterrabas, que podem manchar a superfície. Isto porque o mármore é uma substância porosa, ou seja, propensa à absorção de líquidos e humidade. Desta forma, podemos dizer que este material é mais indicado para quem usa pouco a cozinha.

Silestone

É uma das tendências mais atuais no que toca ao design de interiores. O silestone é composto por 94% de quartzo compacto e 6% de resinas especiais e outros componentes. Trata-se de um material sintético resistente com alta durabilidade. É bastante versátil, já que é comercializado numa grande variedade de cores e acabamentos, adaptando-se assim a vários tipos de interiores. Contrariamente ao mármore, o silestone não é um material poroso, sendo resistente a líquidos e manchas. Em contrapartida, este tipo de substância não tolera altas temperaturas, o que significa que não pode largar um tacho quente em cima de uma bancada de silestone. Apesar disso, este é um material fácil de higienizar, sendo que ainda apresenta uma proteção antibacteriana.

Leia também: Erros a evitar na construção e decoração de cozinhas

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre ‘Decoração’

Ultima actualização: 20 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo