Decoração

Como escolher móveis de casa de banho

Como escolher móveis de casa de banho

Não sendo propriamente a maior divisão que terá na sua casa, as casas de banho são espaços que pedem obrigatoriamente um planeamento pormenorizado. Não que as outras divisões da sua casa não necessitem deste cuidado, mas mais de qualquer outro ambiente, os WC são espaços onde se deve primar pela higiene e limpeza. Além disso são locais onde ser acumula muita humidade e condensação e onde a decoração, loiças e mobiliário devem conviver harmoniosamente a fim de criar um espaço bonito e otimizado. As casas de banho devem ser práticas, livres de desorganização visual e itens que possam dificultar o seu uso. São locais de passagem e de uso pontual, mas nem por isso deve descurar a sua apresentação. Até porque, a par da sala de estar (e eventualmente da cozinha) serão os lugares mais utilizados por quem visita o seu lar. Depois de lhe mostrarmos algumas dicas para decorar a sua casa de banho, transformá-la num spa ou simplesmente para organizar o espaço, é altura de lhe falarmos dos móveis de WC.

São peças-chave para a otimização do espaço, e devem ter tanto de útil como de bonito e funcional. Note que os móveis de casa de banho devem enquadrar-se com a restante estética da casa, para assim criar um espaço fluído e aprazível – por exemplo, uma decoração colorida e uma casa de banho em tons escuros iria destoar. Mas neste artigo não pretendemos falar de estilos decorativos – para isso pode consultar o nosso texto, Dicas para decorar a casa de banho. Com este guia pretendemos ajudá-lo no processo de escolha do mobiliário, dando-lhe informações sobre os tipos de móveis, os materiais e os acabamentos que pode escolher, para conseguir tirar o melhor partido desta parte da casa. Ora veja.

Conheça: 5 dicas de otimização do espaço na sua casa de banho

Que tipos de móveis de casa de banho existem?

A escolha do tipo de móveis vai depender totalmente do espaço que tem disponível, do estilo de decoração e, claro, do seu gosto pessoal. De um modo geral, podemos distinguir 3 tipos de móveis:

  • Com pés: facilitam a limpeza debaixo dos móveis e proporcionam um espaço extra para guardar itens de casa de banho como a balança ou o tapete;
  • Suspensos: além de facilitarem as lides domésticas como o tipo anterior, os móveis suspensos são uma ótima opção para casas de banho pequenas onde necessita de libertar espaço visual;
  • Com rodapés: uma ótima opção para quem pretende um acabamento mais sublime. Os móveis com rodapé não deixam acumular a sujidade.

De que materiais devem ser feitos os móveis de casa de banho?

Mais uma vez a escolha deve ser feita consoante a preferência pessoal, mas também tendo em conta as características do espaço:

  • Madeira maciça: oferece uma alta resistência aos choques, mas é vulnerável à humidade, sendo necessário fazer uma boa manutenção para garantir o seu bom aspeto. À parte disso, a madeira é sempre uma boa opção para quem pretende criar ambientes quentes e aconchegantes;
  • Aglomerado: trata-se de um painel de aglomerado de partículas de madeira de formação em três camadas com resinas sintéticas;
  • MDF: este material apresenta um painel de fibras de madeira de média densidade aglutinadas com resinas sintéticas por prensagem.

Que acabamentos apresentam os móveis de casa de banho?

Os móveis de casa de banho podem apresentar vários tipos de acabamentos, entre os quais destacamos:

  • Lacado: ajudam a aumentar visualmente o espaço graças aos seus atributos de alto brilho;
  • Melamina e MDF: trata-se de um aglomerado ou MDF coberto com um papel impresso impregnado de resinas melamínicas ou impermeabilizado;
  • Lâmina e folheado: formado por painéis de melamina ou aglomerado recobertos por uma lâmina de madeira de cerca de 0,6 mm de espessura.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 03 abril 2022
Botão Voltar ao Topo