Como evitar a condensação das janelas?

12 novembro 2021

De Ana Catarina

Como evitar a condensação das janelas?

Como evitar a condensação das janelas?

A condensação das janelas, vidros e espelhos é um fenómeno muito comum, especialmente durante o inverno ou mesmo em resultado de atividades corriqueiras como o duche. Trata-se de uma mudança no ambiente: quando o vapor de água entra em contacto com o ar, transforma-se em líquido quando entra em contacto com o vapor de água encontrado no ar. No fundo, acontece quando a água quente "esbarra" com a diferença de temperatura de certas superfícies.

No caso das janelas, a condensação dá-se quando a temperatura da superfície é inferior ao ponto de orvalho de ambiente: basicamente, quando se registam níveis de humidade elevados, temperaturas exteriores baixas e janelas frias. Note que a condensação começa a sentir-se nas janelas, mas pode estender-se às caixilharias e paredes, o que acaba por dar origem ao bolor e ás manchas pretas e trazer consequências catastróficas.

Também lhe pode interessar: Proteja a sua casa da humidade com estas dicas

O segredo para evitar a condensação das janelas

Posto isto, há que prevenir o aparecimento da condensação nas janelas para evitar que esta danifique a sua casa e obrigue a obras de intervenção. Existem algumas técnicas que podem ajudar a travar este fenómeno.

Mantenha uma temperatura constante

É muito frequente que em alturas de calor excessivo se abra as janelas para equilibrar a temperatura. Já quando faz muito frio, a tendência é para ligar o aquecimento. Em qualquer uma destas situações podemos despoletar o fenómeno da condensação. Esta ocorre com mais frequência quando a temperatura em casa está abaixo dos 17ºC. Assim, uma forma de evitar que as suas janelas fiquem embaciadas é manter um clima temperado no interior da casa.

Utilize desumidificadores

Utilizar desumidificadores com frequência é uma forma de evitar o aparecimento da humidade, tanto nas suas janelas como nas suas paredes. Este tipo de aparelhos regula a humidade do ar e ajuda a manter a temperatura constante necessária para evitar a condensação.

Invista em ventilação

Outra das formas de evitar a formação da condensação nas suas janelas é através da correta ventilação dos espaços da sua casa. Isto pode ser feito através da abertura diária das janelas da residência, para que a corrente de ar entre e limpe a atmosfera interior. Da mesma forma, pode instalar um sistema de ventilação que ajude a erradicar a humidade. Note que a cozinha e a lavandaria, são divisões que obrigam a uma ventilação mais frequente.

Cuidado com as cortinas

É importante que tome cuidado com a cortinas da sua casa e que evite mantê-las muito tempo fechadas, já que isso cria uma barreira para a circulação do ar e facilita o aparecimento da condensação.

Atente à escolha das janelas

Na hora de escolher as janelas para a sua casa, tenha atenção á resistência das janelas. Existem modelos que facilitam a perda de calor, e outros que melhoram as condições térmicas da residência, como é o caso do vidro duplo. Apesar de serem um investimento maior, as verdade é que as janelas de qualidade acabam por compensar, não só no que respeita à condensação, mas também a nível da fatura da luz, já que lhe podem poupar alguns euros durante o inverno a nível de aquecimento. Assim, é conveniente que fale com um profissional especializado no assunto, que lhe recomende os produtos mais indicados para a sua residência.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 12 novembro 2021

Partilhar