Decoração

Visual Clutter: saiba como livrar-se da desorganização visual

Visual Clutter: saiba como livrar-se da desorganização visual

Atualmente passamos muito mais tempo em casa do que à uma ano atrás, o que significa que a limpeza do espaço é cada vez fulcral e absolutamente necessária. Todavia, sem nos darmos conta, por muito que organizemos o quarto, deitemos fora as coisas que já não necessitamos na cozinha, o limpemos de fio-a-pavio a sala de estar, há pormenores que nos vão passando por força do hábito e das restantes preocupações diárias. É o caso de folhas de plantas caídas, da quantidade de papéis espalhados pelo frigorífico, das almofadas do sofá desalinhadas, dos fios de eletrodomésticos no chão.

Todos estes pequenos pormenores juntos, que passam despercebidos ao olhar humano, vão criando uma desorganização visual (em inglês, visual clutter) do espaço e consequentemente, fomentando uma sensação de desconforto em quem o habita. Muitas vezes, as pessoas nem sequer conseguem entender a origem deste mal-estar.

A desorganização pessoal pode ser facilmente resolvida com alguma paciência e atenção ao detalhe. Confira as nossas sugestões.

Identifique a raiz do problema

Se a decoração ou organização de uma divisão lhe parece errada, mesmo depois de um dia de limpezas, provavelmente é porque existem elementos a causa desorganização visual. Experimente as seguintes sugestões para identificar de onde vem o problema:

  • Caminhe pela casa
  • Entre numa divisão de cada vez
  • Olhe à sua volta: o que viu primeiro? O que chamou mais à atenção?
  • Volte a observar a divisão. Comece do lado esquerdo e vá-se movendo até ao lado direito. Examine todos os centímetros – chão, prateleiras, móveis, paredes – o que descobriu?

Minimalismo q.b.

O minimalismo pode ser uma boa solução para se livrar da desorganização visual da sua casa, já que estará a limitar o número de coisas que tem casa ao estritamente necessário. Todavia, esta pode não ser a resposta. Por exemplo, na cozinha até pode ter apenas os eletrodomésticos que necessita em cima do balcão – liquidificadoras, máquina de café, chaleira, etv – mas esse número pode ser demasiado elevado para o espaço em si, o que criará uma desorganização visual.

Esconda os cabos

Ter cabos de eletrodomésticos livremente espalhados pelo chão, balcões e mesas é uma bandeira vermelha para desorganização. Experimente esconder ou simplesmente alinhar todos os fios dos seus dispositivos com um organizador de cabos.

Crie um sistema para os papéis

Sabe aquela pilha de faturas da água e da luz que tem acumuladas na sua secretária? Podem até estar organizadas e categorizadas por meses e anos, mas a verdade é que estão ao abandono num local de trabalho que deveria estar limpo. Por isso, para evitar este problema de desorganização pessoal, crie um sistema de organização de papéis, por exemplo um dossier designado a tudo o que diz respeito à casa. Assim, cada vez que um novo documento entrar em casa, já terá um lugar para “viver”.

Atente à decoração das prateleiras

Ao decorar as suas prateleiras, tenha em atenção à forma como os objetos se relacionam entre si. Agrupe as decorações em grupos de 3 e brinque com os seus ângulos e alturas. Lembre-se que se os objetos estiverem empilhados ou escondidos uns atrás dos outros, significa que não vai conseguir ver o que realmente está a expor.

Esta regra também se aplica às plantas: experimente diferentes disposições dos vasos para criar um dinâmica esteticamente mais atrativa.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 11 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo