Decoração

Guia para escolher almofadas decorativas

Guia para escolher almofadas decorativas para a sala de estar

Económicas, vistosas e confortáveis, a opinião dos amantes de decoração é unânime: as almofadas são uma adição importante para os sofás, camas ou poltronas. Este item é muito útil na hora de dar uma cara nova ao sofá, para compor um ambiente muito branco e para trazer mais aconchego ao espaço. Não é difícil decorar com almofadas, nem tão pouco caro. Existem muitas opções no mercado com padrões, lisas, com diferentes texturas, tamanhos e formatos. Todavia, na hora de escolher as almofadas para a sua casa, é importante ter em mente alguns princípios básicos para evitar cair no exagero e para garantir que as suas escolhas seguem o seu estilo de decoração de interiores, complementando-o. A pensar nisso, o Imovirtual criou este guia rápido para que não cometa erros a escolher as suas almofadas.

Pode interessar-lhe: 8 dicas para decorar a casa com sucesso

Atenção à quantidade

quantidade de almofadas ideal

Há quem diga que as tatuagens devem ser feitas em números impares para evitar o azar. Com as almofadas a história é a mesma, só que neste caso a razão para o número ímpar está ligada à harmonia na sua decoração. Assim deve fazer arranjos com 1, 3, 5, 7 almofadas e assim por diante, tendo em conta a própria dimensão do ambiente e o local onde este item irá estar situado.

Cuidado com o tamanho

tamanhos almofadas

As combinações mais interessantes e dinâmicas são compostas por almofadas de tamanhos diferentes. Assim, esqueça por completo a ideia de comprar almofadas do mesmo tamanho. No caso dos sofás, pode sempre colocar almofadas de tamanhos maiores nas pontas e almofadas mais pequenas ao centro. No fundo, o que importa é combinar almofadas grandes, médias e pequenas.

Escolha as cores, texturas e formatos certos

almofadas com diferentes cores, padrões e texturas

O segredo da escolha das almofadas ideais está numa fórmula muito simples: escolha um conjunto com uma ou duas almofadas lisas que combinem com as cores da divisão; uma almofada dentro da mesma paleta de cores que tenha um padrão de destaque; uma almofada com algum tipo de textura; uma opção mais minimalista e outra com um formato bem distinto. Desta forma estará a jogar com as cores, texturas e formatos, criando assim uma dinâmica interessante e aconchegante.

Pondere o uso de estampados

almofadas estampadas

Se gostar de almofadas estampadas, com padrões geométricos, abstratos ou plantas tenha muito cuidado na hora de escolher as suas almofadas. Isto porque se pretender expor vários padrões distintos o espaço pode ficar confuso e visualmente desconfortável. O ideal será sempre combinar uma almofada estampada com conjuntos mais neutros e orgânicos.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 06 fevereiro 2022
Botão Voltar ao Topo