Como escolher o sofá ideal para a sala de estar

11 setembro 2021

De Maria Luísa

Como escolher o sofá ideal para a sala de estar

Dicas para não se arrepender da escolha do sofá

Uma sala bem decorada tem um sofá que fala por si. Esta é uma peça de mobiliário fundamental para a harmonia da divisão e sejamos honestos: alguma vez imaginou uma sala de estar sem a presença deste móvel? Impossível! Nem sempre é fácil reduzir opções, alinhar as ideias e fazer a escolha acertada do sofá para toda a família - principalmente quando há crianças envolvidas. Há que ter em conta diversos fatores e por isso, neste artigo, criamos uma espécie de Guia para o ajudar escolher o sofá ideal para a sua sala. Ao seguir estas dicas, garantimos que ficará satisfeito com o seu companheiro de noites de cinema por muito tempo. Ora veja.

Defina o estilo de decoração

Como já referimos, o sofá é uma das peças chave da decoração da sala de estar. Por isso é importante que na hora de começar a sua busca pela peça perfeita, tenha em mente qual é o estilo decorativo que procura. Será que prefere uma mobília mais minimalista ou mais exuberante e ao estilo imperial? Tenha esse pormenores em mente, assim como a paleta de cores que irá seguir para não ter nenhuma surpresa.

Tome nota: A cromoterapia: como escolher as cores para a sua casa

Atente ao espaço disponível

É fulcral que preste atenção ao espaço que vai decorar, definindo a priori o local onde o sofá irá viver. Para isso atente ao número de portas, colunas, pilares, cantos e quaisquer obstáculos que a sua sala possa vir a ter. Fundamental mesmo é pôr mão à obra e pegar na fita-métrica para registar números. É com base neles que vai poder fazer a sua escolha. Lembre-se que a maioria dos sofás à venda no mercado apresentam medidas standardizadas e por isso, nem sempre é fácil encaixá-los no espaço disponível.

Dica: utilize fita de pintor para visualizar o espaço onde o sofá irá estar

Considere o número de lugares

Logicamente que o ponto anterior vai condicionar o número de lugares, mas também é importante ter em conta as suas necessidades. Se a sua família é composta por 5 elementos, provavelmente irá necessitar de um sofá de 5 lugares, mas se só tiver espaço para um de quatro pessoas, talvez tenha de fazer opções e sacrificar a estética em prol do bem-estar.

O tipo de sofá importa

Sofá-cama, com chaise-longue, modular, de canto, com arrumação: há tantas opções no mercado e após ter conhecimento de todos os fatores que já enumeramos estará pronto para determinar qual o melhor tipo de sofá para a sua sala de estar.

Saiba como transformar a sua sala de estar numa sala de cinema

Não descure a comodidade

O sofá deve ser esteticamente atraente, sobre isso ninguém tem dúvidas. Mas sobretudo deve ser confortável e cómodo para todos os membros da família se sentarem ou deitarem.

Escolha um material de revestimento prático

Felizmente, o mercado atual presenteia-nos com várias opções de sofás com revestimentos nos mais variados materiais. O tecido e a pele são talvez os mais populares, mas também encontramos sofás em veludo, pele de pêssego, corda naútica, couro e até linho. Estude bem a anatomia da sua família, o uso que vai ser dado ao sofá e possíveis acidentes. Se tiver crianças, o melhor é optar por sofás de cor escura e em pele, para facilitar a sua limpeza. Independentemente disso, lembre-se que pode sempre aplicar uma capa protetora ao seu sofá para prevenir acidentes e mazelas.

Veja também: as nossas dicas para mudar de casa com crianças

Não se esqueça do orçamento

Por norma os sofás não são a peça de mobiliário mais em conta. Existem opções no mercado para todas as carteiras, mas talvez não satisfaçam todos os critérios que falamos neste artigo. Por isso, um dos fatores mais importantes na hora de escolher o seu sofá, além de todas as características que o mesmo deve ter, será o orçamento para o mesmo. Defina um preço máximo que está disposto a pagar e consoante isso, faça a sua pesquisa.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre 'Decoração' do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 11 setembro 2021

Partilhar