Lifestyle

Organize a sua casa: casa de banho

Organização de casa de banho

Local de passagem mas de muito a uso, o WC é das divisões mais pequenas da casa mas também, uma das que mais necessita de manutenção e organização. Sujeita a vapores, mudanças de temperatura e humidades, detém o ambiente ideal para o surgimento de fungos, bactérias e germes que todos queremos evitar. Juntando estes pormenores à necessidade de tornar o espaço útil e visualmente aprazível, nem sempre é fácil organizar e limpar uma casa de banho . Por isso reunimos algumas dicas para o ajudar na tarefa e garantir que este é um espaço de fácil acesso para toda a família. Ora veja.

Otimize o espaço com arrumação vertical

Quer tenha uma casa de banho pequena ou grande, a máxima da otimização deve ser sempre seguida. E isso pode ser feito apostando em certas peças de mobiliário e organização que lhe falamos de seguida:

  • Estantes: pode organizar todos os seus artigos de casa de banho numa estante se tiver espaço para tal móvel. Para isso basta escolher um modelo que lhe agrade e usar e abusar de cestos e caixas de arrumação para categorizar os objetos: shampoos, amaciadores, cremes de barbear, after shave, pentes e escovas… as possibilidades são infinitas;
  • Armários de lavatório: se não quiser ou não tiver possibilidade para apostar numa estante pode sempre optar por um armário de lavatório para o mesmo propósito e organiza-lo da mesma forma. Existem vários modelos, uns com prateleiras outros com gavetas e outros com as duas opções;
  • Prateleiras: são ótimas para organizar os objetos e também para ser criativo com a decoração do espaço;
  • Cabides: dão sempre jeito para pendurar toalhas, roupa ou até alguns elementos decorativos;
  • Estantes de duche: sem espaço no seu duche ou banheira? Aposte numa estante de duche para organizar os seus produtos de banho. Há opções fixas e móveis;
  • Espelhos com móvel: se precisar de uma arrumação extra, pode sempre instalar um espelho com dupla função: cumprir o seu propósito e criar mais espaço para organizar os seus pertences.

Evite arrumar certos artigos na casa de banho

Há certos objetos do dia-a-dia que temos tendência a deixar na casa de banho, mas que não temos noção do quão prejudicial mantê-los naquele espaço. Em muitos casos pode danifica-los, condicionando a sua qualidade ou até mesmo inviabilizar o seu uso. Apesar de partimos do pressuposto que o WC é o local da casa mais bem higienizado – porque passamos a vida a limpá-lo – a verdade é que é uma divisão propícia ao desenvolvimento de germes e bactérias que podem ser prejudiciais para alguns dos nossos pertences. Assim, é importante que escolha outro lugar da casa para guardar os seguintes objetos:

  • Medicamentos: há quem tenha uma mini-farmácia instalada na casa de banho. Todavia, devido às oscilações de temperatura dos WC, o melhor é guardar os medicamentos num armário fora desta divisão, sob pena das temperaturas irregulares danificarem as propriedades dos remédios.
  • Maquilhagem: à semelhança dos medicamentos, também a maquilhagem deve ser acondicinada à temperatura ambiente para manter a sua qualidade. Considere guardá-la num toucador para facilitar a sua vida na hora de a utilizar.
  • Atoalhados e turcos: novos, usados ou para lavar, os atoalhados e turcos não devem ser mantidos na casa de banho. Isto porque a divisão é propícia ao desenvolvimento de bactérias que facilmente transferem para as toalhas. Além disso, por ser um lugar onde é frequente ocorrer desenvolvimento de vapores, os turcos tendem a ficar com cheiros desagradáveis. Por isso mesmo, aconselha-se a arejar o WC o mais possível e guardar os atoalhados numa gaveta longe da casa de banho.
  • Perfumes: mais um produto que não reage bem às oscilações de temperatura que acontecem nos WC, que podem alterar as fragrâncias e comprometer a qualidade dos perfumes.

“Aumente” o espaço com estes truques

Bem sabemos que as casas-de-banho nem sempre são as divisões mais generosas da casa. Pelo contrário, muitas vezes só há espaço para o essencial: banheira, sanita e lavatório. Por isso há que tentar remediar e rentabilizar o espaço com pequenos truques que podem dar ilusão do seu WC ser maior do que realmente aparenta.

  • Livre-se de quaisquer itens que possam causar desordem visual. Deixe à vista apenas aquilo que é estritamente necessário; o resto guarde dentro de armários, em estantes com cestos ou até mesmo pendurado na parede;
  • Atente ao esquema de cores que utiliza na sua casa de banho. Cores escuras transmitirão a sensação de que o espaço é mais pequeno do que realmente aparenta, enquanto as cores claras ajudam a criar a ilusão de que o espaço é maior;
  • Tem uma banheira de imersão? Será que faz realmente uso dela? Considere em removê-la para instalar uma cabine de duche. Inclusivamente, existem até opções no mercado que incluem hidromassagem. Desta forma estará a poupar espaço no seu WC e também a contribuir a saúde do meio ambiente e da sua carteira, já que os duches são bem mais rápidos e menos dispendiosos que os banhos de imersão;
  • Considere os materiais da sua casa de banho. O vidro e os espelhos contribuem para uma noção de espaço mais amplo e limpo. É também importante garantir que o espaço dispõe da luminosidade necessária.

Saiba como transformar a casa de banho num spa

Escolha os produtos de limpeza certos

De acordo com a DECO PROTESTE, o detergente eleito para a casa de banho “deve remover a sujidade e ser eficaz contra o calcário”. Existem vários produtos no mercado que prometem cumprir as suas funções mas se preferir usar soluções caseiras a organização de defesa do consumidor deixa algumas sugestões:

  • Ácido cítrico: “use puro, sobre os depósitos de calcário, e diluído (uma chávena de café num litro de água), para atacar a sujidade”.
  • Vinagre: “pode ser usado puro, para eliminar calcário, e diluído (uma chávena de café para um litro de água), para limpar sujidade. Se atuar durante, pelo menos, cinco minutos, elimina algum calcário nas superfícies horizontais”.
  • Bicarbonato de sódio: “deve ser usado diluído (duas colheres de sopa para um litro de água). É pouco eficaz a eliminar o calcário. Limpa a sujidade, devido a um ligeiro efeito abrasivo dos grãos de pó”.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 26 junho 2021
Botão Voltar ao Topo