Decoração

Vai decorar a casa nova do zero? Evite cometer estes erros

Vai decorar a casa nova do zero? Evite cometer estes erros

Mais do que espelhar os gostos e aspirações pessoais, o segredo para uma decoração bem sucedida é o equilíbrio. Se uma divisão conseguir transmitir-lhe paz e prazer ao olhar, então significa que o trabalho foi bem feito. Por isso é que é tão importante poder contar com o trabalho de um designer profissional, para garantir harmonia e a fluidez dos ambientes. Mas se pretender tomar conta da situação pelos seus próprio meios, inevitavelmente vai cometer alguns erros e deslizes. Muitos deles, embora totalmente evitáveis, são difíceis de identificar ao olhar dos novatos da decoração. Por isso, decidimos reunir neste artigo, alguns dos erros de decoração mais comuns. Tenha esta lista consigo na hora de escolher os móveis, objetos e quadros para a sua nova casa.

Veja também: Saiba tudo sobre o Homefullness

Pendurar mal os quadros

Sejam fotografias, obras de arte ou ilustrações: é importante que os seus quadros sejam pendurado à altura do olhar humano, para assim garantir que possam ser corretamente visualizados e apreciados.

Descurar a iluminação

A luz é um dos pontos chave de uma decoração bem sucedida. Ter um bom sistema de iluminação em casa é essencial para transmitir as sensações corretas em cada ambiente, proporcionando conforto e clareza para garantir a saúde dos seus olhos. Com tantas opções de lâmpadas e candeeiros existentes no mercado, certifique-se que escolhe o tom de luz correto para cada divisão.

Pode interessar-lhe: Guia para escolher a iluminação da sua casa

Plantas a mais

Se por um lado não ter plantas em casa é um erro crasso de decoração, ter demasiadas espécies na mesma divisão também pode ser um falha. É importante trazer a natureza para dentro de casa recorrendo às verdinhas, por conta de transmitirem uma sensação de naturalidade e alegrarem qualquer divisão. No entanto, tudo com conta, peso e medida já que ter plantas a mais pode saturar o ambiente em termos visuais. Em vez disso, experimente escolher as espécies mais indicadas ao seu tipo de decoração e claro, à localização do imóvel, já que nem todas as espécies prosperam com as mesmas condições de humidade, luminosidade e temperatura.

Não esconder cabos e fios

Sejamos francos: hoje em dia é impossível passarmos ao lado de toda a tecnologia existente no mercado. Além da televisão, há agora um sem-fim de gadgets no mercado que ajudam a pôr a sua casa em ordem (e inclusivamente a geri-la, caso opte por uma casa inteligente). No entanto, não há nada mais inestético na decoração do que deixar a desorganização de cabos e fios à vista. Nesse caso é importante investir em organizadores de cabos para os manter na linha e para os esconder dos olhos humanos. Uma dica para principiantes: se tiver um televisão LCD afixada na parede pode esconder os cabos dentro da parede.

Excesso de almofadas

As almofadas são confortáveis, esteticamente bonitas e ótimas para criar a sensação de aconchego. Há quem diga que almofadas nunca são demais, mas na realidade, qual é mesmo o número certo? Na verdade não existe uma fórmula e tudo vai depender do tipo de decoração que escolher e do espaço propriamente dito. No entanto, irá notar que as almofadas serão de mais na altura em que a divisão comece a parecer desarrumada. Nesses casos, o melhor é arrumá-las noutro lugar.

Confira: Guia para escolher almofadas decorativas

Negligenciar o espaço para circulação

Terminamos com um dos erros mais crasso dos novatos na decoração: a negligência do espaço para circulação. Para um ambiente ter fluidez e harmonia, é muito importante considerar o espaço existente como um todo. Tire todas as medidas necessárias antes de investir na sua mobília e garanta que vai conseguir deixar espaços para a divisão respirar e para os habitantes da casa circularem livremente.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 24 abril 2022
Botão Voltar ao Topo