Decoração

7 plantas must-have na decoração de interiores

7 plantas must-have na decoração de interiores

O mundo das plantas está cheio de diferentes cores, formatos e folhagens. Existem milhares de espécies diferentes, pertencentes às mais variadas famílias. Umas mais exóticas e raras, outras mais banais e vulgares. Todas são bonitas e todas têm um lugar especial na coleção dos amantes de plantas, mas há exemplares que não podem faltar em qualquer casa, seja ela de um principiante ou de um veterano. Estas são 7 das espécies mais utilizadas para a decoração de interiores.

Monstera Deliciosa

monstera deliciosa

Também conhecida como ‘Costela de Adão’, a Monstera é provavelmente a mais conhecida das plantas de interior. É uma planta tropical, nativa do sul do México, bastante resistente e por isso torna-se fácil de cuidar. Prefere luz indireta e não gosta de água a mais já que isso pode apodrecer as raízes. A variação mais comum e económica é a chamada Monstera Deliciosa, mas também existem espécies como a Monstera Variegata e a Monstera Thai Constellation que pela sua raridade ascendem a preços bastante elevados.

Lírio da Paz

lírio da paz

De seu nome Spathiphyllum ou simplesmente Lírio da Paz, esta planta originária da América do Sul é ótima para purificar o ar, eliminar toxinas e transmitir uma sensação de leveza ao ambiente. Devido ao seu pequeno porte, pode ser colocada numa estante, no centro de uma mesa ou mesmo numa varanda. Porém tenha atenção: o Lírio da Paz não gosta de luz do sol direta por isso certifique-se que o mantém à meia-sombra.

Espada de São Jorge

espada de são jorge

É comum ser chamada de Espada de São Jorge, mas o seu nome científico é na verdade Sansevieria. Faz parte da família Asparagacea e é por isso uma prima dos espargos de jardim. Faz parte de uma lista publicada pela NASA sobre o poder das plantas na purificação do ar interior. As Sansevierias são ótimas para corredores, salas e halls de entrada já que ocupam pouco espaço e toleram vários graus de luminosidade. São plantas que não exigem muitos cuidados e podem permanecer no mesmo local durante anos, já que o seu crescimento é lento.

Dracaena

dracaena

Tal como a Monstera, a Dracaena apresenta diversos tipos de variações. É uma das plantas de interior mais resistentes já que originalmente cresce em regiões áridas e semidesérticas. Adapta-se com facilidade a qualquer ambiente e exige pouca manutenção. É ótima para os iniciantes no mundo das plantas já que requer poucos cuidados.

Orquídea

orquídea

Existem em várias cores e são, sem sombra de dúvidas, um must-have na decoração de interiores de qualquer casa. Delicadas, as orquídeas requerem alguns cuidados e bastante atenção aos seus sinais. Geralmente são vendidas em vasos transparentes para que se consiga vislumbrar as suas raízes. A razão é simples: só deve se deve regar uma Phalaenopsis (nome científico) quando esta apresentar raízes acinzentadas. Se estiverem verdes ainda não é hora de regar. A época de floração dá-se na Primavera, altura em que esta planta se enche de botões. Se adubada convenientemente irá ficar ainda mais bonita. Note que a orquídea gosta de ambientes luminosos mas sem luz direta, já que esta pode queimar as suas flores.

Aloé Vera

aloe vera

O Aloé Vera é uma planta que desde muito cedo começou a ser utilizada para fins medicinais. Apresenta propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes e pode ser aplicada na pele para aliviar queimaduras e outras feridas. Pode ser classificada como uma planta perene, com raízes longas e folhas compridas e suculentas. Gosta de sol pleno e tolera períodos de seca. Não necessita de grandes cuidados.

Zamioculcas zamiifolia

zamioculcas zamiifolia

A única desvantagem da Zamioculcas Zamiifolio, vulgarmente conhecida como ZZ ou como Planta de Boas Vindas, é não ser pet friendly. De resto esta verdinha é mais uma das espécies ótimas para quem se está a inciar no mundo das plantas. Oriunda da África Oriental, a ZZ gosta de solos secos, chegando mesmo a aguentar vários meses sem ser regada. Desde que não a coloque em sol direto, a planta vai-se adaptar a diferentes níveis de luminosidade.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Veja também

Ultima actualização: 04 agosto 2021
Botão Voltar ao Topo