Lifestyle

Iluminação: como escolher a melhor para a sua casa

Guia para escolher a iluminação da sua casa

Ter um bom sistema de iluminação em casa é essencial para transmitir as sensações corretas em cada ambiente, proporcionando conforto e clareza para garantir a saúde dos seus olhos. Mas esta é também uma forma de valorizar o imóvel, de criar um ambiente cénico ou de animar qualquer divisão. Por isso, não é de estranhar que a iluminação seja bastante versátil, sendo possível jogar com as diferentes temperaturas de luz, cores, lâmpadas e candeeiros para criar nuances e efeitos que incitam estados de espírito. O ideal será sempre poder contar com a ajuda de um profissional especializado para tratar desta componente. Até porque a forma de tratar a iluminação varia de projeto para projeto, devendo considerar diferentes factores como o quotidiano da família, os seus hábitos e claro, os horário de uso. O gosto pessoal também deve influenciar a escolha e na hora de tratar desta componente, é importante ter algumas noções básicas em mente para evitar erros. Exemplo disso é o excesso de pontos de luz e o uso inapropriado de peças e tipos de lâmpadas. Assim, neste artigo iremos dar-lhe algumas dicas para o guiar na escolha da iluminação perfeita.

Saiba: Como poupar na fatura da luz

Que tipos de iluminação existem?

A iluminação pode ser utilizada para diferentes finalidades, sendo que por isso podemos agrupá-la em três grupos:

  • Iluminação geral ou de ambiente: trata-se da forma regular de distribuição da luz por toda a divisão. Nesta categoria está incluída não só a iluminação artificial, proporcionada por candeeiros, lâmpadas e luminárias, mas também a luz natural, difundida pelas janelas e portas;
  • Iluminação de tarefa: deve ser mais intensa que o tipo de iluminação anterior, já que neste caso, as luzes são utilizadas para dar aclarar as áreas de realizações de tarefas, como a escrita, a leitura e a confecção de alimentos;
  • Iluminação de destaque ou pontual: utilizada para evidenciar certos elementos das divisões, como móveis, estantes ou mesmo peças de autor. É um tipo de iluminação que cria um contraste de luz e sombra em torno do objeto em destaque.

Como escolher a iluminação para cada tipo de divisão?

Como já referimos anteriormente, o tipo de iluminação vai variar consoante a divisão, o seu tamanho e a disposição do espaço. Assim sendo, o ideal será sempre fazer um estudo do seu caso junto de um profissional da área. Todavia, para ter uma ideia generalizada daquilo que deve esperar, deixamos-lhe algumas notas sobre as luzes que devem constar em cada tipo de espaço, bem como a sua disposição.

Cozinha

Sem dúvida que é muito importante apostar numa iluminação geral no centro da divisão, capaz de aclarar até os cantos mais escuros da cozinha, como o fundo dos armários. Talvez seja também importante adicionar pequenos feixes de luz de tarefas, por cima do fogão, do lava louças ou de algum específico onde trabalhe com regularidade.

Sala de estar

A sala de estar pede um tipo de iluminação suave, ainda que deva contemplar toda a divisão. É importante posicionar luzes de destaque em certos ponto chave, não só para criar mais luz, mas para também tornar o seu uso mais eficiente. Note que, nunca deve colocar pontos de luz por cima de sofás, poltronas, pufes ou quaisquer outros locais de descanso da sala de estar, já que isso pode tornar-se um incómodo para quem as estiver a usar.

Casa de banho

A casa de banho pede dois tipos de iluminação: uma geral e uma de tarefa, situada no espelho. Deve utilizar uma luz difusa ou indireta próxima do espelho, para que assim o seu rosto fique iluminado de forma uniforme e sem sobras. A iluminação de ambiente deve ser capaz de difundir a claridade.

Quarto

No quarto, o ideal será investir num sistema que lhe permita desligar tanto a luz geral como as luzes de tarefa presentes na mesa de cabeceira, a partir da cama. Lembre-se que a luz deve ser suave, não devendo ser projetada diretamente na cabeceira da cama. Para este ponto, talvez as lâmpadas inteligentes sejam uma boa opção. Pode facilmente incorporá-las no sistema da sua smart home, facilitando a sua utilização a partir de qualquer parte da casa.

Sala de Jantar

Na sala de jantar o ideal será optar por candeeiros suspensos, para que dessa forma consiga criar um sistema de iluminação de tarefa sobre a sua zona de refeições.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 23 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo