Lifestyle

Organizar a casa em 2 horas? É possível com estes truques

Organizar a casa em 2 horas? É possível com estes truques

Ter a casa sempre arrumada é um verdadeiro desafio para qualquer família, principalmente se dela fizerem crianças ou animais de estimação. Brinquedos espalhados, pilhas de roupa por lavar e arrumar, pelos de cão ou gato e até mesmo loiça por tratar na cozinha, são alguns dos mais comuns desastres domésticos. Todos sabemos que as vidas são atarefadas, o tempo é pouco e depois de uma semana de trabalho, as folgas devem servir para descansar e não para serem passadas nas lides domésticas. Assim, é importante criar um sistema de organização, podendo este passar por uma rotina de limpeza semanal dividida por dias ou apenas por uma limpeza em 2 horas e uma mais exaustiva ao fim de semana. Assim, no artigo de hoje explicamos-lhe como pode tirar melhor partido do seu precioso tempo para pôr a casa ordem. Um plano de limpeza de 2 horas que o irá a ajudar a aumentar a sua produtividade e a deixar as coisas feitas num instante. Ora veja.

Leia também: Tarefas domésticas para crianças

Nos primeiros 15 minutos…

Agarre no telemóvel e coloque uma lista de músicas que lhe agradem e que o motivem a fazer as tarefas. Comece por observar a desarrumação de todas as divisões, para assim identificar em que área começar. Convém atentar aos objetos espalhados pelo chão e móveis, que devem voltar aos seus sítios de origem. Apanhe brinquedos, sapatos, livros, brinquedos e papéis e coloque tudo nas gavetas, armários, estantes e guarda-roupa/closet. Esta tarefa pode até ser feita diariamente: por certo que em 5 minutos conseguirá organizar todos os pertences e assim a limpeza geral não custará tanto.

Saiba mais: 5 apps para o ajudar nas tarefas de casa

Divida a limpeza por divisão

Depois de ter feito uma arrumação geral, divida a sua rotina de limpeza por divisões e estabeleça a meta de 15 minutos para cada uma. O truque será sempre o mesmo para todas as divisões, começar a limpeza de cima para baixo para evitar a difusão de pó. Assim, comece pelo quarto, mesmo que tenha mais do que um, a técnica deve ser a mesma. Sacuda os tapetes e coloque-os a tomar ar, faça a cama e troque os lençóis se necessário e limpe o dos móveis. Passe para a divisão seguinte: a casa de banho, limpe as loiças sanitárias e não se esqueça de trocar as toalhas e de fazer os refills necessários dos produtos de higiene (papel, pasta dos dentes, sabão). Na sala de estar limpe o pó dos móveis e apanhe os cabelos das carpetes com um rolo adesivo tira borboto. Na cozinha, higienize as bancadas sacudindo as migalhas e limpando com um detergente caseiro feito apenas com água, vinagre de limpeza e bicarbonato de sódio. Se tiver uma máquina de lavar a louça, aproveite para lá colocar os filtros do exaustor. Faça uma vistoria à fruteira para determinar se tem todos os frescos em boas condições, troque os sacos do lixo e arrume a louça do escorredor.

O remate final

Tarefas mais gerais devem ser deixadas para último. Comece por aspirar todas as divisões e de seguida passe uma mopa húmida se for necessário. Coloque os todos tapetes no lugar, ajeite as almofadas. Junte todos os têxteis que acumulou das divisões para lavar e coloque a roupa na máquina de lavar no final da lide doméstica. Regue as plantas, ajeite as cortinas e limpe as janelas e espelhos.

Ao seguir os nossos conselhos, certamente que conseguirá deixar um apartamento com dois quartos limpo e arrumado em cerca de 2 horas!

Encontre aqui todos os apartamentos T2 à venda no Imovirtual

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre limpeza e organização

Ultima actualização: 18 janeiro 2022
Botão Voltar ao Topo