Dicas para brilhar na limpeza da casa de banho

11 janeiro 2022

De Ana Catarina

Dicas para brilhar na limpeza da casa de banho

Truques para brilhar na limpeza da casa de banho

A casa de banho é das divisões da casa que mais se suja, sendo por isso necessário intensificar os seus hábitos de limpeza. O ideal será fazer uma higienização rápida nos dias da semana, para não acumular sujidade e bactérias, e deixar a limpeza exaustiva para o fim de semana. Além da desinfeção das loiças sanitárias, também deve ter especial atenção à limpeza do pavimento, já que muitas vezes acumula pelos e cabelos. Para qualquer dos casos, necessita de aliados para erradicar a sujidade, sendo que deve ter sempre à mão um conjunto de detergentes capazes de deixar o WC a brilhar. E além disso, deve ter conhecimento de alguns truques e dicas que o ajudem a tornar esta tarefa mais rápida e simples de executar. A pensar nisso, o Imovirtual reuniu neste artigo, um conjunto de boas práticas a que deve atentar.

Pode interessar-lhe: Organize a sua casa: Rotina de Limpeza Semanal

Lista de produtos a ter à mão

Por se tratar de um local onde ser acumulam germes, humidade e bactérias, necessita de ter à mão produtos capazes de erradicar todos estes problemas. Além disso, deve fazer-se munir de equipamento de proteção, já que irá certamente trabalhar com químicos, assim como de outros demais acessórios de limpeza que lhe possam ser úteis para todo o tipo de sujidade. Assim recomendamos que tenha a seguinte lista de produtos:

  • Panos de microfibras;
  • Esponjas e escovas;
  • Luvas;
  • Máscara;
  • Rodo de limpeza;
  • Creme CIF;
  • Spray multiusos;
  • Escova de dentes velha;
  • Removedor de Bolores;
  • Abrasivo sanitário;

Escolha os locais a limpar corretamente

A ordem em que limpa a casa de banho importa sendo que em primeiro, lugar deve retirar todo o pó que se possa agarrar às loiças sanitárias. Comece por levantar todos os objetos do chão como tapete, cesto da roupa, piaçaba e caixote do lixo; pegue no aspirador e passe em todo o pavimento para remover a sujidade e o pó. Pegue num pano de microfibras e limpe as loiças sanitárias que acumulam menos germes - bidé e lavatório - para não contaminar logo o pano. Deixe a banheira para último e passe para a sanita, começando por aplicar abrasivo sanitário em toda a superfície. Enquanto este atua, limpe a tampa superior e só depois a parte de dentro, sendo que só deve higienizar o botão do autoclismo numa fase final. Esfregue o abrasivo com o piaçaba e puxe o autoclismo. Termine desinfetando os puxadores e interruptores da casa de banho e passe para a banheira.

Sendo um local onde se acumula muito calcário e humidade, deve fazer-se acompanhar pelos produtos mais indicados para erradicar cada situação. Depois de aplicar creme CIF, esfregue a banheira com uma esponja e limpe o vidro de proteção com um rodo de limpeza (se tiver cortinas, higienize-as na máquina de lavar a roupa a cada 2 semanas, no máximo). Se tiver uma banheira de hidromassagem, deve retirar todas as tampas dos jatos com regularidade para limpar a sujidade.

Para concluir, limpe o chão com água morna e lava tudo e deixe secar antes de voltar a colocar tapetes e afins sob o pavimento. Não se esqueça de trocar o saco do lixo e de abastecer a casa de banho com papel higiénico para a semana.

Encontre aqui todas as casas com banheira de hidromassagem

Cuidados extra

Para facilitar a limpeza da casa de banho, deve ter sempre à mão materiais limpos e esterilizados. Isto significa que deve atribuir sempre os mesmos panos à higienização deste local, fazendo a sua lavagem depois da utilização. O ideal é ter sempre um pano de microfibras destinado à limpeza da sanita e outro para os restantes locais.

Outros truques que ajudam a deixar a casa de banho limpa

  • Coloque um algodão embebido em óleo essencial no caixote do lixo do WC para que este cheire sempre bem;
  • Quando limpar a banheira, não se esqueça de esfregar os tapetes de borracha e de aplicar lixívia para erradicar os germes;
  • Faça uma desinfecção dos ralos com alguma regularidade, sendo que uma vez por mês deve usar um produto para desentupir os orifícios e garantir a saúde dos canos;
  • Limpe os azulejos com CIF creme para evitar bolores indesejados;
  • Troque as toalhas uma vez por semana;
  • Coloque um pouco de água com lixívia no compartimento do piaçaba para que este esteja sempre limpo e cheiroso;
  • Utilize uma escova de dentes velha para higienizar os locais mais difíceis.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

  • Como transformar a sua casa de banho num spa
  • O que é o Hygge e como o levar para dentro de casa
  • plantas para ter em casa e que diminuem humidade

Ultima actualização: 11 janeiro 2022

Partilhar