Truques para limpar a máquina de lavar a roupa e a louça

09 setembro 2021

De Ana Catarina

Truques para limpar a máquina de lavar a roupa e a louça

Como limpar a máquina de lavar a roupa e a máquina de lavar a louça

Fazer uma limpeza regular às máquinas de lavar a roupa e de lavar a louça é essencial para garantir a longevidade destes eletrodomésticos. E não estamos só a falar da limpeza externa do pó e dos demais agentes que se possam agarrar à estrutura do aparelho: falamos da higienização interna das tombas, filtros, os compartimentos do sabão e dos circuitos do aparelho.

Com a correria do dia-a-dia e a vida atarefada, muitas vezes esta tarefa é deixada de lado na hora de organizar o cronograma de limpeza doméstica. Pode parecer um processo chato e moroso, mas na verdade a limpeza das máquinas é bastante simples, rápida e fundamental para garantir a qualidade das lavagens. Se fizer uma boa desinfeção e higienização do eletrodoméstico com regularidade, garantimos que este irá parecer novo, tal como quando o mirou pela primeira vez na prateleira da loja. E claro que esta limpeza também irá prevenir eventuais odores e acumulação de lixo que possam estar a acontecer. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas para ser bem sucedido na hora de limpar as suas máquinas.

Saiba quais são os 5 eletrodomésticos que não podem faltar em casa

DICAS PARA UMA LIMPEZA EFICAZ

Bem sabemos que a anatomia de uma máquina de lavar a roupa é bem diferente da máquina de lavar a louça. Por isso, há que ter em atenção alguns pormenores e especificidades na hora de pôr mãos à obra. Todavia, no geral, ambas funcionam sob os mesmos princípios e a limpeza é feita de forma semelhante, Senão vejamos:

Utilize um limpa máquinas

Disponíveis nas prateleiras de um supermercado mais próximo, os limpa máquinas são o produto mais indicado para proceder à higienização dos seus aparelhos. Note que nem todos os produtos são iguais: existem soluções indicadas para máquinas da roupa e para máquinas da louça. Escolha o mais indicado às suas necessidades. Depois é só seguir as instruções da embalagem. Geralmente serão as seguintes.

  • Para máquinas de lavar a louça: com a máquina vazia, colocar o frasco de limpa máquinas sem o selo de segurança no tabuleiro inferior com a tampa virada para baixo e fazer um ciclo na temperatura mais elevada possível. A água quente vai derreter a tampa do frasco para o líquido sair e melhor atuar nas paredes interiores do aparelho.
  • Para máquinas de lavar a roupa: novamente a máquina deverá estar vazia. Coloque todo o produto no compartimento do detergente principal e inicie um ciclo sem roupa a mais de 40º.

Higienize o compartimento do sabão

Para ambas as máquinas,mas sobretudo para a da roupa, é importante garantir que o compartimento das pastilhas, cápsulas ou detergente está limpo e livre de resíduos de produtos. No caso das máquinas da roupa, pode fazê-lo com um pano húmido e um pouco do limpa máquinas que irá usar para higienizar o dispositivo. Retire a gaveta e certifique-se que não ficam resquícios de detergente ou amaciador. Para os casos mais difíceis, pode sempre deixar de molho a gaveta com água quente para retirar os resíduos. No caso das máquinas de lavar a louça, passe um pano húmido pelo compartimento para eliminar quaisquer restos de produto.

Conheça os Detergentes Caseiros que não podem faltar na sua casa

Desinfete as borrachas e o interior da máquina

Depois do ciclo com o limpa máquinas e a limpeza do tabuleiro do sabão, é importante fazer uma desinfeção das borrachas da máquina. Nos aparelhos destinados à louça, estas encontram-se na parte lateral da porta e no interior. Na máquina da roupa, dizem respeito à borracha que envolve a cuba. Quaisquer lixos e sujidade devem ser removidos. Aproveite para passar um pano com uma solução de 3 partes de água e 1 de bicarbonato dó sódio no interior dos aparelhos para certificar-se de que fica a brilhar.

Limpe os filtros

Os filtros acumulam grande parte da sujidade e são eles o responsáveis por eventuais ciclos falhados. Nas máquinas de lavar a louça o processo é relativamente simples, todavia, é necessário cuidado na remoção do filtro interior e na higienização do mesmo. Deve enxaguá-lo em água quente e recorrer a uma escova macia para eliminar a sujidade mais difícil. Nas máquinas da roupa a tarefa é um pouco mais complexa. O filtro encontra-se na parte exterior da máquina, por baixo da cuba e dependendo do modelo, do lado direto ou lado esquerdo. Nele irá estar armazenada alguma água de lavagens anteriores, por isso deve colocar um tabuleiro antes de abrir o compartimento para retirar o filtro sem provocar uma pequena inundação na sua cozinha/lavandaria. Depois é só repetir o processo descrito acima.

Não descure a parte exterior

Como enfatizamos, é crucial proceder a uma limpeza interior, mas o exterior não deve ser descurado e como tal deve evitar detergentes abrasivos, à base de álcool para fazer a limpeza do pó de de outros agentes que se possam agarrar à sua máquina. Em vez disso prefira utilizar um detergente neutro e um pano húmido para higienizar esta área.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 09 setembro 2021

Partilhar