Lifestyle

Se a vida lhe der limões, utilize-os nas tarefas domésticas

Limão: o detergente natural que o vai ajudar nas lides domésticas

Se a vida lhe der limões pode sempre fazer limonada, mas porque não utilizá-los nas lides domésticas? Este fruto é um verdadeiro néctar dos deuses e além de ser um ótimo alimento para utilizar nas suas receitas e cozinhados, também é capaz de ajudar a desinfectar, aromatizar e desengordurar várias superfícies e utensílios da sua casa. Há muitas pessoas que nos pátios e jardins das suas casas., têm limoeiros carregados destes frutos. Muito deles nunca chegam a ser usados, o que é um verdadeiro desperdício, já que o limão é muito versátil e pode ajudá-lo a poupar uns euros nos seus produtos de limpeza. Além disso, com os limões pode produzir vários detergentes caseiros feitos de uma substância natural, podendo aproveitar tanto o sumo, como as cascas do fruto. Conheça agora 4 possíveis utilizações do limão na sua limpeza doméstica.

Conheça: 5 dicas para ter uma casa mais sustentável

Remover odor das superfícies

Quando vai comer uma mariscada a um restaurante, é muito comum que no final da refeição lhe tragam um toalhete de limão para retirar o cheiro. Isto porque o aroma do limão tem uma ação neutralizante dos cheiros, além de ser capaz de retirar os resquícios de gordura. Assim, pode utilizar o sumo deste fruto nos seus tachos, caixas herméticas e frascos de vidro para eliminar odores desagradáveis. Basta cortar metade do fruto e esfregar na superfície desejada. O limão também é um ótimo aromatizante para o seu frigorífico: depois de fazer a limpeza mensal das prateleiras e compartimentos, coloque uma pequena taça com metade de um limão num ponto estratégico e deixe este fruto fazer a sua magia.

Pôr tudo a brilhar

Tem panelas de cobre a ornamentar a sua cozinha que estão a dar sinais de desgaste? É muito comum que este tipo de material fique feio e manchado. Para o voltar a deixar a brilhar só necessita de metade de um limão e sal, colocando este último por cima do local sujo e esfregando com o fruto milagroso. Pode utilizar o mesmo truque nas pias, torneiras e maçanetas de aço inoxidável, desde que tenha o cuidado de deixar atuar a mistura por 5 minutos antes de passar um pano. Para talheres manchados basta esfregá-los com uma esponja embebida em limão ou, em alternativa, mergulhá-los por 10 minutos para retirar a ferrugem. O sumo do limão também pode ser usado na casa de banho, para remover as manchas dos azulejos, lavatório e banheira. Coloque cerca de 10 colheres de sopa de limão num pulverizador e junte-lhe água. Pulverize a zona desejada e limpe com um pano de microfibras.

Desentupir a pia

Para higienizar os canos da sua pia, também pode fazer-se munir deste fruto maravilha. Para este truque vai precisar de bicarbonato de sódio, sumo de limão e água a ferver. Deite o bicarbonato pelo ralo abaixo e junte-lhe o sumo de limão. Deixe o ácido presente neste líquido ativar o potencial do bicarbonato por 5 minutos e depois deite-lhe cerca de 1 litro de água a ferver. Verá que o escoamento da pia será muito mais rápido, além de eliminar maus odores, fungos e bactérias que habitem na canalização. Note ainda que esta mistura pode ser utilizada nos ralos da cozinha e da casa de banho.

Saiba: Canalização antiga: quando devo substituir?

Limpar o microondas

O microondas é um dos eletrodomésticos que mais acumula sujidade e por vezes é difícil limpar as manchas ressequidas de comida. Mas com um limão e pouco mais conseguirá higienizar tudo num ápice. Retire o prato do microondas e lave-o à mão. Esfregue metade do limão nas paredes do microondas e volte a colocar o prato no seu devido sítio. Esprema o limão utilizado para um taça com água e ponha o microondas a trabalhar por 3 minutos à potência máxima. Findo esse tempo, passe um pano de microfibras pelas paredes do microondas e retire a taça. Et voilá: microondas limpo e cheiroso.

Higienizar as tábuas de madeira

As tábuas de madeira são um item muito sensível, que deve ser cuidado para manter a qualidade durante muitos anos. Um desinfectante natural para este material – que deve evitar a todo o custo colocar dentro de água – é nada mais, nada menos do que o limão. Só precisa de adicionar sal à tábua e esfregar metade do fruto. Depois é só passar um pano para remover os resíduos e desfrutar de uma tábua limpa e livre de maus odores. De referir que este truque é especialmente útil após a utilização das tábuas para cortar carne e que também pode se utilizado para limpar as suas tábuas de plástico.

Pode interessar-lhe: Truques e dicas para poupar água

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 08 abril 2022
Botão Voltar ao Topo