Lifestyle

5 formas para reaproveitar água em casa

Como reaproveitar e poupar água em casa

Hoje, dia 1 de outubro de 2021, celebramos o Dia Nacional da Água, um recurso essencial ao bem-estar humano e cujas reservas estão em risco de colapsar. Quem o diz é o estudo do projeto Aqueduto do World Resources Institute que reconhece Portugal como um dos países em elevado risco por conta da escassez de água. Isto acontece porque, frequentemente são utilizadas, pelo menos, 80% das suas reservas de água a cada ano. O ensaio revela ainda que as principais fontes de consumo são a agricultura, as indústrias e os municípios. Esta visão é cimentada pelas conclusões do estudo da Fundação Calouste Gulbenkian que revela que Portugal enfrenta sérios riscos de escassez de água até 2040.

Urge tomar uma atitude e como tanto temos falado nos nossos textos sobre sustentabilidade, “um pequeno gesto, uma grande atitude”. A mudança está em cada um de nós e toda a ajuda é bem vinda. Por isso não vale só aplicar alguns dos truques que lhe falamos em Como poupar na fatura da água, é também importante saber reaproveitar este recurso tão precioso. Por isso deixamos-lhe 5 dicas de atitudes e hábitos que pode implementar em casa facilmente, para aproveitar toda a gota de água possível.

Conheça também: Dicas para reduzir o plástico em casa

Recolha a água de aquecer o banho

Quando aquece a água do banho para as crianças ou espera que o duche fique pronto está a desperdiçar água em perfeitas condições. Segundo a EPAL, em média, uma torneira aberta durante 1 minuto gasta cerca de 12 litros de água. Por isso faça as contas: ao fim do mês é um orçamento demasiado pesado para as suas finanças, mas sobretudo para o meio ambiente. Assim uma boa forma de reaproveitar a água do banho é guardá-la num balde, alguidar ou dispensador e utilizá-la para fazer descargas da sanita, lavar o chão, regar as plantas, lavar o carro ou os dentes.

Aproveite a água de cozer alimentos

Sabia que a água de cozer alimentos como brócolos, cenouras ou abóbora pode ser utilizada para a confecção de deliciosos caldos de legumes? Pois é, ao deitar pelo ralo abaixo o líquido utilizado para confeccionar os seus legumes está a desperdiçar, não só água, mas uma fonte de nutrientes que pode ser reutilizada e transformada num petisco. Com esta água pode fazer um caldo de legumes caseiro recorrendo restos de legumes perdidos pelo frigorífico e a cascas de alimentos, criando um néctar apetitoso que pode ser usado na confeção de risottos, sopas, arroz e até caril.

Use a água do aquário para regar plantas

Tem peixes em casa? Os aquários levam normalmente uma quantidade considerável de água que acaba por ir pelo cano abaixo no dia de limpeza do habitat dos animais de estimação. Em vez de desperdiçar este recurso, pode sempre reaproveitá-lo e canaliza-lo para a rega das plantas – pelo menos daquelas que não são esquisitas com o tipo de água que recebem.

Recolha a água da chuva

Estamos em pleno Outono, a dois passos de entrarmos no Inverno e de recebermos o tempo frio e chuvoso. Uma forma de reaproveitar e poupar água é recolhendo a água que a chuva nos proporciona. É grátis e fácil de recolher com um mero alguidar – ou um sistema próprio se assim estiver disposto a instalar – e pode dar-lhe muitos usos onde se incluem: regar o jardim, limpar a garagem, lavar o carro, descarregar o autoclismo, entre muitos outros usos para os quais este tipo de água é seguro.

Aproveite o gelo do congelador

Chegou aquela altura do mês em que tem de tirar tudo para fora do seu congelador para eliminar o gelo? Em vez de o deitar fora pelo cano abaixo, deixe-o derreter e utilize para regar as plantas e afins. Afinal de contas, o gelo nada mais é do que água solidificada.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 01 outubro 2021
Botão Voltar ao Topo