Ambientadores, velas e outros cheiros para a sua casa

10 novembro 2021

De Ana Catarina

Ambientadores, velas e outros cheiros para a sua casa

Perfume a sua casa com estes ambientadores, velas e cheiros

Entramos oficialmente na época do frio, do tempo chuvoso e das mantas. Uma altura em que muitos optam por ficar por casa a desfrutar do conforto e do aconchego do sofá, acompanhados por um bom filme ou série da Netflix. Um ritual que inconscientemente vai ao encontro dos princípios do hygge, a filosofia nórdica que representa tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar. Acender uma vela é um ato hygge, já que cria um ambiente acolhedor. Perfumar o ambiente com fragrâncias agradáveis, também o é. Por isso neste artigo, falamos-lhe de algumas maneiras em que pode trazer os cheiros reconfortantes ao seu lar e damos-lhe algumas dicas daqueles que deve ter à mão durante os últimos dias de outono e no inverno que se aproxima. Ora veja.

Também lhe pode interessar: Saiba quais os melhores perfumes e cheiros para sua casa

Formas de deixar a casa perfumada

cheiros para a casa

Ambientadores Mikado

Práticos, económicos e fáceis de usar, os Ambientadores Mikado - também conhecidos como Ambientadores de Stick - são ótimos para quem pretende uma fragrância contínua que não obrigue a qualquer tipo de manutenção. Só tem de inserir um conjunto de varas de madeira num frasco com odor concentrado, colocá-lo na divisão desejada e deixá-lo atuar por ele. No mercado já existem várias marcas que comercializam este tipo de produtos como é o caso da Zara Home, The Fruit Company, Equivalenza e Rituals.

Velas perfumadas

Há estudos que indicam que as velas perfumadas podem ser prejudiciais para a saúde, por conta de um componente: a cera de parafina, um derivado do petróleo, carvão ou óleo de xisto. A conclusão é da South Carolina University, que indica que os produtos usados na confecção das velas comerciais podem ser tão perigosos como o fumo do tabaco e podem aumentar a chance de contrair doenças como cancro, asma, eczema e problemas de pele. No entanto, o ato de acender uma vela trás consigo uma sensação de conforto e há quem não consiga dispensar este tipo de "difusor" de cheiros. Felizmente, já existem no mercado opções mais ecológicas, livres de químicos, vegan e cruelty-free. É o caso das velas da marca portuguesa MyNidore, feitas com cera vegetal, óleo de coco e canola. Também existem marcas que oferecem velas feitas de cera de soja e cera de abelha, duas alternativas mais naturais do que a cera de parafina.

Difusores

A última tendência no mercado dos ambientadores é sem dúvida os difusores, o aparelho utilizado na prática de aromaterapia. Com vários tipos de dimensões, os também conhecidos como humidificadores, obrigam á ligação à eletricidade, funcionando apenas com água e a fragrância desejada (geralmente em formato de óleo essencial), libertando um vapor muito agradável e nada agressivo. É a opção ideal para quem tem divisões grandes e pretende mante-las cheirosas por um certo período de tempo. Dependendo da capacidade do aparelho, pode conseguir estender a fragrância até 8 horas. Algumas das marcas que vendem difusores são a Prozis e a Create by IKOHS.

Ambientadores elétricos

Outra opção que obriga a ligação à eletricidade são os ambientadores elétricos. Só tem de ligar o aparelho à tomada e deixar que o cheiro se espalhe pela casa. Em alguns casos, pode até determinar qual a densidade de fragrância que pretende que o ambientador liberte. No entanto, é importante ter atenção ao produto que o aparelho dispõe, já que se deixar acabar os óleos enquanto este está ligado à eletricidade, pode correr o risco de danificar o seu "difusor". Entre as várias marcas que oferecem este tipo de produto, o destaque vai para a AirWick, que facilmente encontra num supermercado perto de si.

As fragrâncias para este Outono/Inverno

Seja qual for a sua escolha de "difusor" para os aromas, terá sempre de escolher as fragrâncias que melhore se adequam à sua casa, ao seu gosto pessoal e claro, à estação do ano em que se encontra. Como já referimos, o outono ainda não acabou, mas já caminhos a passos largos para receber o Inverno. Alguns dos cheiros que melhor se adequam à época da queda das folhas são o patchouli, o chocolate, a canela, o âmbar, a laranja e a maçã. Já durante os dias invernais, prefira fragrâncias como o pinho, o abeto, o ciprestre, o eucalipto, o zimbro, o frankincense e o sândalo.

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Também lhe pode interessar

Ultima actualização: 10 novembro 2021

Partilhar