Imobiliário

Canalização antiga: quando devo substituir?

Canalização antiga: quando devo substituir?

Lembra-se da última vez que substituiu a canalização da sua casa? É normal se não se recordar, já que esta não é propriamente a primeira coisa em que os proprietários pensam quando pretendem remodelar uma casa.

Apesar de estarem preparados para aguentar anos, os canos, tal como tudo na vida, têm um prazo de validade. Instalado em divisões como a cozinha ou casa de banho, por se tratearem de áreas onde é necessário fazer o uso de água, o sistema de canalização está em constante contacto com água e humidade. Quer com isto dizer que está sujeito a um desgaste natural (ou causado por má utilização), especialmente porque nem sempre usufrui de manutenções regulares e cuidados redobrados. O que não é de admirar, já que nas construções mais recentes a canalização está escondida no interior das paredes, por oposição às construções mais antigas que ostentavam os tubos fora das paredes.

Assim sendo, é muito fácil cair no esquecimento e, consequentemente, deixar passar as inspeções e manutenções periódicas – porque como diz o ditado popular português, longe da vista, longe do coração. Por isso os canos acabam por sofrer entupimentos e bloqueios e são atacados pelo calcário, que muitas vezes acaba por originar rebentamentos e inundações dentro de casa – algo que é necessário evitar a todo o custo, já que prejudica a carteira e até a saúde familiar. Nos casos de canalização mais antiga, feita de metal, a ferrugem criada pela danificação natural do material pode mesmo acabar em contacto com a água potável consumida por crianças e adultos.

Note que, os canos começam a ficar danificados no seu interior, sendo quando os sinais começam a afetar a parte exterior, já é tarde demais para afirmar se não houve implicações para a saúde das pessoas que usaram essa água. Há também muitos casos de infiltrações por danificação de canos que acabam por afetar a vizinhança.

Claro que a substituição de canos é um processo demorado, complexo e caro. Por isso muitos proprietários negligenciam a saúde da canalização, evitando fazer as devidas substituições. Note que a canalização deve ser mudada de 25 em 25 anos, ou sempre que notar algum dos seguintes problemas:

  • Água com sabor metálico;
  • Água com cor avermelhada/acastanhada;
  • Água contaminada com pequenas partículas;
  • Odor desagradável proveniente dos esgotos.

Escusado será dizer que se detetar alguma das anormalidades referidas anteriormente, deve suspender no imediato o consumo de água da torneira e contactar um profissional do ramo. Isto porque no que toca à canalização, ao contrário de outras obras que até possa conseguir fazer sozinho, é um assunto com que não se brinca e que deve ser avaliado e instalado por um profissional especializado. Por isso, esqueça a ideia de arranjar os seus canos sozinhos. Certamente que encontrará várias empresas especializadas em canalização na sua área de residência, por isso faça uma pesquisa rápida na internet, solicite orçamentos, avalie as suas possibilidades e confie nos especialistas para tratarem do seu problema.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 11 março 2022
Botão Voltar ao Topo