Lifestyle

Utensílios para ter em casa e ser um verdadeiro chef de cozinha

Para cozinhar não é preciso muito: basta um fogão e uma panela para conseguir confecionar algo comestível. Todavia não garantimos que consiga fazer grandes pratos só com essas duas coisas. De certeza que já se deparou com a expressão “os olhos também comem”, por isso um bom chef faz-se sempre acompanhar de outros utensílios e gadgets para o ajudar a produzir verdadeiras obras-primas em termos de sabor e de apresentação.

Não importa se descobriu o gosto pelos tachos e frigideiras há uns anos ou se o tempo extra em casa o empurrou para a cozinha numa tentativa de passar melhor o tempo: temos a certeza de que qualquer cozinheiro, iniciante ou experiente, gostaria de poder contar com os seguintes utensílios na sua bancada.

👉 Mandolina

mandolina

Os amantes de batatas fritas vão ficar rendidos a este gadget, que fatia os vegetais numa espessura uniforme, o que garante chips crocantes e deliciosas. Com a Mandolina também é possível fazer um corte em juliana.

 

👉 Almofariz e Pilão

almofariz e pilão

São o símbolo da indústria farmacêutica, mas na cozinha o Almofariz e o Pilão são usados para confecionar molhos de comer e chorar por mais, como o Pesto e o Guacamole, bem como misturas de especiarias.

 

👉 Copos e Colheres Medidoras

colheres medidoras

Se é daqueles que cozinha a olho, provavelmente já lhe aconteceram alguns desastres gastronómicos. É por isso que os simples copos e colheres medidoras podem ajudá-lo a seguir as suas receitas favoritas facilmente e a confecionar verdadeiros pratos dignos de irem a concurso ao Masterchef Portugal. 

 

👉 Tapetes de Silicone

tapetes de silicone

Fazem o mesmo trabalho que o papel para forno e ajudam a reduzir o desperdício e lixo doméstico, já que podem ser reutilizados vezes sem conta. Os Tapetes de Silicone permitem fazer cozinhados mais saudáveis, já que são antiaderentes e por isso não requerem qualquer tipo de uso de gordura, como a margarina ou o azeite. Ideais para a confeção de massas doces e salgadas.

 

👉 Espiralizador

espiralizador

Sabemos que esparguete é bom de todas as maneiras e feitios, mas alguma vez experimentou legumes em formato de massa? Com um Espiralizador vai poder cortar legumes como, cenouras, courgettes, pepinos e até batatas-doces em forma de esparguete e servi-los crus, em saladas ou cozinhá-los de forma criativa na frigideira.

 

👉 Faca de Chef

faca de chef

Todo o chef que se preze tem de contar com uma boa faca para fazer os melhores cortes à carne ou ao peixe, para picar vegetais e ervas e para descascar e esmagar o alho.

 

👉 Maçarico

maçarico

Quem disse que só pode ser usado para queimar o açúcar do leite creme ou do crème brûlée? Os grandes chefs utilizam-no para elevar a qualidade de vários pratos e você também o pode fazer em casa: toste a pele do frango, queime a superfície das fatias de sushi e sashimi ou dê outra aparência aos merengues com este utensílio.

 

Veja também

➡️ Quer renovar a cozinha? Inspire-se nestas 9 sugestões

➡️ Organize a sua casa: cozinha

➡️ O que não pode faltar num jantar italiano em casa

Ultima actualização: 03 maio 2021
Botão Voltar ao Topo