Decoração

10 dicas para ter uma decoração sustentável

10 dicas para ter uma decoração sustentável

O ano de 2020 está a terminar e porque não mudar alguns hábitos. Por exemplo, começar a pensar em ter uma decoração sustentável. Ganha você porque vai poupar, ganha o ambiente porque vai transformar materiais que poderiam ir para o lixo. Mas também vai usar materiais mais amigos do ambiente. Vamos dar-lhe 10 ideias para ter em casa uma decoração sustentável.

Movéis em segunda mão

Dê uma segunda vida aos móveis usados, vulgarmente chamados em segunda mão, ou vintage. Desta maneira também está a reciclar este material. E se vir que lhe pode dar um toque seu, força!

Transforme paletes em mesas

Imagine pegar em paletes, pequenas paletes e transformá-las em mesas de apoio para a sala ou para o quarto. A decoração sustentável que falávamos é isto mesmo.

Pinte garrafas para decorar

Quer dar um toque ainda mais original à decoração da sua casa? Comece a juntar as garrafas de vidro. Compre uma caneta que escreva no vidro e dê largas à imaginação. Pinte o que lhe apetecer, não há certo ou errado. Pinte! Vai ver que terá uns adereços interessantes para colocar na casa.

Use discos de vinil

O disco de vinil riscado faz muito jeito. Não para quem gosta de ouvir música em vinil, mas para quem, como nós, gostamos de decorações fora do normal. Descubra uma base que lhe sirva de apoio e coloque o disco como tampo. Desta forma, pode fazer uma mesa “nova” e à medida.

Não deite fora a bicicleta velha

Se tem uma bicicleta velha, ou algum sobrinho seu, não deite fora. Use o aro da bicicleta com a respetiva roda e faça magia. Pode pendurá-lo com flores ou pequenas mensagens. A imaginação não tem limites.

Reutilize escadas velhas

Se tem para aí a estorvar uma escada antiga, de preferência em madeira, não deite fora. Sabe o que vai fazer com ela? Com um pouco de paciência, passe uma lixa ao de leve pela madeira. Pode ficar assim ou pode passar uma tinta a gosto ou verniz. Vai usá-la para pousar vasos e plantas que vão enfeitar lindamente a sua casa.

Vasos alternativos

E por falar em vasos, faça os seus também. Use latas que iam para o lixo, de vários tipos. Pinte-as com as cores que entender e até lhe pode colocar um fio ou arame para pegar nelas. E depois basta colocar plantas ou ervas aromáticas.

Frascos em vidro

Parece um clássico, não é? Mas funciona lindamente. Arranje uma tábua, umas anilhas do tamanho dos frascos e pendure-os na tábua. Quantos quiser, onde quiser para o que quiser. Vai dar um efeito diferente à sua casa, vai ver.

Tubo de água

Vamos a algo mais arrojado. Sabe aqueles tubos por onde passa a água, aqueles com dois, três braços? Pois bem, pinte um com uma cor sua preferida. Coloque-o na parede. E depois pode lá colocar plantas pequenas, por exemplo.

Pneus para a casa de banho

Se está na hora de mudar a casa de banho, então leia esta ideia. Use pneus que já não vão ser precisos, arranje uma tábua larga e pouse um lavatório. Vai ficar com uma casa de banho bem diferente, mas vai reutilizar pneus.

Temos a certeza de que estas 10 ideias o vão inspirar para mudar muita coisa ai em casa e começar a ter uma decoração sustentável.

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Leia também:

Ultima actualização: 29 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo