Truques para desentupir canos

24 novembro 2021

De Ana Catarina

Truques para desentupir canos

Como desentupir canos

Nada é mais desagradável do que estar a lavar a louça ou a tomar banho e água não escoar. Normalmente, isso é sinal de que a canalização da sua casa está entupida e que necessita de atuar de forma rápida para evitar acidentes mais drásticos. Esta situação é inevitável e é importante mentalizar-se disso: por muito cuidado que tenha na limpeza da sua cozinha e da casa de banho, os canos acabam sempre por ficar entupidos. Por isso, é muito importante que faça uma manutenção regular para evitar gastos extras. É que um cano entupido hoje, pode ser um cano roto amanhã. Por isso todo o cuidado é pouco, se quiser preservar a sua carteira.

Existem várias soluções e produtos que ajudam a desentupir canos. Todavia, o ideal é chamar sempre um profissional para executar a tarefa, já que a canalização é por normal sensível a certos produtos e procedimentos. E como é lógico, certamente pretenderá evitar um desastre e não ser a sua causa. Se mesmo assim quiser arriscar, fique a conhecer algumas dicas para facilitar o seu trabalho na hora de limpar canos.

Também lhe pode interessar: 5 formas para reaproveitar água em casa

Antes de começar, proteja-se

Se está a pensar em desentupir os canos da sua casa sozinho, é importante que se equipe a rigor. É que há substâncias que são bastante prejudiciais à saúde e por isso, como mais vale prevenir do que remediar, todo o cuidado é pouco. Luvas, máscara e óculos de proteção são equipamentos que vale ter à mão na hora de limpar os canos.

Faça uma solução de bicarbonato de sódio, vinagre de limpeza e água a ferver

O truque é simples: apenas necessita de 50g de bicarbonato de sódio, 25cl de vinagre de limpeza e água a ferver. Deite o bicarbonato para a superfície que está a tentar desentupir - seja ela a pia da cozinha ou os ralos da casa de banho - e imediatamente a seguir, cubra o pó com o vinagre de limpeza. Deixe atuar durante uns 5-10 minutos e de seguida, despeje uma 1 litro de água a ferver pela torneira abaixo. Este detergente caseiro é bastante eficaz e certamente que irá ver resultados imediatos.

Faça-se valer do velho e fiel desentupidor de canos

É provavelmente o método mais antigo e que ainda hoje é eficaz no combate aos canos entupidos. Patenteado desde 19 de dezembro de 1874, desentupidor de borracha foi uma invenção de John S. Hawley. Trata-se de um objeto feito de borracha, que quando empurrado contra o ralo de um lavatório ou pia, liberta a obstrução através da sucção. Para garantir a eficácia deste método, deve repetir várias vezes o movimento e certificar-se que há água suficiente no ralo. Se seguir estas instruções, verá os seus canos desentupidos em três tempos.

O detergente da louça é multifunções

Outra das formas caseiras para desentupir canos é através do queridinho detergente da loiça. Utilizado num sem fim de situações - especialmente no que toca a nódoas de roupa - o nome deste produto não lhe faz jus, já que esta solução não serve somente para tirar a gordura da louça. Como já referimos, pode ser utilizado na hora de limpar os canos. Basta deitar no ralo um quarto de uma chávena de detergente e água a ferver. Em alternativa, pode ainda adicionar uma colher de sopa de fermento para garantir a eficácia deste método.

Utilize soda caústica

Se optar por utilizar soda caústica para desentupir os seus canos, então é muito importante que se proteja. É que esta substância pode queimá-lo. A soda caústica é normalmente vendida em lojas de materiais de construção. O método por si só, é relativamente simples: basta usar 3 copos da substância para 3 ou 4 litros de água. Deve misturar bem os dois componentes com uma colher de pau e quando a mistura ficar quente e a efervescer, é altura de colocar pelo cano abaixo. Posto isto só terá de esperar entre 20 a 30 minutos para que o produto atue.

Veja também: Lavandaria: truques para uma lavagem da roupa eficiente

Ana Catarina Autor Imovirtual

Ana Catarina é a miúda das tendências. Gosta de ficar em casa a perder-se pelas páginas de um livro, mas também não dispensa um café tardio com os amigos. Está sempre à procura do último grito em Lifestyle para revelar no Blog do Imovirtual.

Mais sobre Lifestyle

Ultima actualização: 24 novembro 2021

Partilhar