Imoblog

Prepare-se para vender a sua casa em 5 passos

Prepare-se para vender a sua casa em 5 passos

Pensa vender um imóvel? Certamente deseja concretizar um bom negócio, de forma rápida! Para tal, existe uma exigência imperativa: preparação.

Siga os seguintes passos e prepare-se para uma transação imobiliária de sucesso.

1. Reúna documentos relevantes

Ao longo do processo de venda do seu imóvel ser-lhe-ão requeridos, pelo seu agente imobiliário, advogado ou comprador, documentos relativos ao imóvel como a Certidão Predial (permanente atualizada), a Caderneta predial urbana, a Licença de Utilização, a Ficha técnica, o Certificado energético, a Planta e o Distrate (em caso de hipoteca).

Reúna os mesmos com antecedência permitindo que a venda se possa concretizar de forma rápida e sem entraves ou tempos de espera para regularizações.

Se possível, imprima algumas cópias de cada documento e tenha, também, “à mão”, documentos de identificação pessoal como o bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão de cidadão.

 

2. Prepare a sua casa para venda

Para vender o seu imóvel terá de “abrir” o mesmo à visita de potenciais compradores. Antes disso será necessário expô-lo em fotografias no anúncio. Para ambas as hipóteses, é essencial que a sua propriedade esteja no melhor estado possível.

Averigue e considere a necessidade de realizar obras de manutenção e/ou reparação!

Sabia que a ausência de obras de manutenção necessárias, por exemplo, nos espaços interiores ou exteriores podem baixar em 5% o valor da sua propriedade?

Pequenas intervenções como uma pintura nova, uma limpeza geral, e o conserto de torneiras e canalizações com fugas, fazem toda a diferença.

Ao nível da mobília, propomos que a reduza ao indispensável, deixando os espaços amplos e o mais neutros possíveis. Uma decoração minimalista é também uma boa dica. O comprador terá uma maior facilidade em imaginar o seu próprio projeto dessa forma.

No fundo, o objetivo é garantir o melhor aspeto possível à sua casa, valorizando-a e maximizando a probabilidade de venda.

 

3. Conheça o seu produto e o respetivo mercado

Informe-se devidamente sobre as condições atuais do mercado. 

Será a melhor altura para vender? Quais os preços praticados na mesma localização, em imóveis com as mesmas características/tipologia que o seu? Qual a tendência do mercado? Como se comporta a sua concorrência?

Pode realizar a sua própria pesquisa, incluindo valores de casas para comparação, dados estatísticos sobre o comportamento do mercado imobiliário e as principais tendências previstas; ou contar com o apoio de um Consultor Imobiliário.

Um mediador ou consultor imobiliário detém todo o conhecimento e know-how necessário para facilitar e agilizar a venda.

Prepare uma checklist de informações sobre o seu imóvelAlém de uma pesquisa aprofundada de mercado é, igualmente, fundamental que averigue todas as características do seu imóvel. Faça uma lista organizada com as ultimas, dados relevantes, pontos fortes e fracos, uma espécie de lista de atributos, de bilhete de identidade.

 

4. Avalie o seu imóvel e defina um preço de venda

São várias as condicionantes para a venda de um imóvel. Contudo uma das principais é inegavelmente o preço.

Mas como definir um preço de venda? Como avaliar o seu imóvel e valorizá-lo no mercado?

Realizadas todas as intervenções possíveis de forma a valorizar o seu imóvel, organizou a informação acerca do mesmo e em seguida fez uma pesquisa de mercado, certo?

Então, agora, todos esses passos ser-lhe-ão úteis para avaliar o imóvel, ou seja, para definir o preço de venda.

Este, vai depender das condições em que se encontra a casa, da tipologia, da localização, do certificado energético, dos preços praticados pela concorrência, (…).

Um estudo do Imovirtual concluiu que “quando o utilizador filtra a sua procura, é a localização que tem mais peso na hora de fazer uma pesquisa avançada com 70% (em média) dos utilizadores a dar primazia a este fator, seguido pelo intervalo de preço (50%) e número de quartos (40%) em terceiro lugar, por ordem de preferências quanto às características do imóvel.”

Para determinar um preço de venda final, pondere também possíveis propostas negociaçãoComo negociar as propostas?

Nesta transação, é expectável que ambas as partes envolvidas “façam negócio com a sensação de “win-win”, isto é, com um acordo que seja vantajoso e do agrado de ambos e para tal é preciso existirem cedências mútuas.”

Pense num intervalo ou margem de preços pelos quais está disposto a vender. Defina o seu preço final já tendo em conta essa margem, um limite mínimo até onde seja possível descer.

Outro fator a ter em conta é o tempo – o imóvel vai desvalorizando à medida que permanece no mercado, à espera de ser vendido.

 

5. Crie um anúncio de sucesso para o seu imóvel no Imovirtual

A pesquisa de casas é feita, sobretudo, online, sendo este o canal que chega a um maior número de compradores e vendedores.

Tenha em conta que como o vendedor, a pessoa que o contacta, interessada no seu imóvel, já fez a sua pesquisa de mercado, viu outros imóveis, e provavelmente já conhece os preços praticados na zona.

O ambiente online possibilita isso mesmo – o acesso rápido à informação e uma tomada de decisão muito mais ponderada.

Por isso, para captar a atenção do cliente e destacar-se na concorrência é preciso que aposte na qualidade do anúncio: uma boa descrição do imóvel, fotografias reais que favorecem os espaços uma boa apresentação…. Garanta a rapidez do contacto, providencie toda a informação relevante no anúncio e atraia os consumidores para o mesmo através de um título que convide ao clique.

Por fim, escolha como plataforma de divulgação o Imovirtual. Porquê?

Ao publicitar no Imovirtual estará a comunicar a sua marca num portal de referência no Mercado, visitado todos os meses mais de 2,3 milhões de vezes.

Eleito “Escolha do Consumidor” em 2020, o Imovirtual conquistou também o prémio “Cinco Estrelas, justificando o título “Nº1 em casas”.

No site, o registo de utilizador é totalmente gratuito. Já a publicação de anúncios é paga consoante a quantidade e o tempo de duração. Existem vários pacotes e opções personalizadas.

Alexandre Luís Autor Imovirtual

Também conhecido como ‘O Consultor’. Pode encontrá-lo a consultar o último estudo de mercado. Não tem talento para vender, mas sabe tudo sobre Imobiliário. Fala sobre questões relacionadas com o tema no Blog do Imovirtual.

Leia também

Ultima actualização: 28 junho 2021
Botão Voltar ao Topo