Deseja vender o seu imóvel a título individual, sem recurso a mediação imobiliária?

Neste artigo damos-lhe algumas dicas para que o processo de venda corra de acordo com as suas expectativas evitando custos com intermediários.

A chave do sucesso está na organização e planificação de e em todas as fases de venda.

 

Faça uma Checklist das características do seu imóvel

Antes de colocar o seu imóvel à venda é preciso definir um preço e este não pode basear-se no “quanto gostaria de ganhar” com o mesmo, mas sim nas suas condições e características (localização, tipologia, estado, área, equipamentos…) e com base no que acontece no mercado imobiliário para imóveis de características semelhantes.

Ou seja, além de uma pesquisa aprofundada de mercado é preciso em primeiro lugar averiguar todas as características do seu imóvel, ou seja, criar-lhe uma espécie de lista de atributos, de bilhete de identidade.

Desta forma, poderá organizar toda a informação. Sugerimos-lhe que utilize a checklist profissional do Imovirtual, preparada para reunir todos os dados mais importantes e relevantes a ter em consideração num imóvel.

Está organizada/dividida em seis secções de escolha múltipla (equipamento, segurança área envolvente, vistas, principais atributos e Infraestruturas.)

 

Avalie o seu imóvel

Feita a lista, terá numa só página diversos dados, desde a tipologia, a condições gerais, certificado energético, passando pelas dimensões das várias áreas, o número de assoalhadas (…) à zona onde o seu imóvel está localizado.

Depois de concluída a identificação de todos os atributos do imóvel é necessário estudar o mercado: procure anúncios de venda de imóveis semelhantes ao seu e analise os valores de venda.

Estabeleça então um preço para a sua habitação, contando já com uma margem para negociação.

 

Vender casa: como e onde divulgar?

Anunciar na internet é a forma mais rápida e acessível de comunicar uma intenção de venda, de chegar ao consumidor.

Sabia que o Imovirtual, é a plataforma imobiliária com maior fluxo de visitas a nível nacional?

 

Entenda a importância de um bom anúncio

Um bom anúncio faz muitas vezes o sucesso do negócio. É um fator chave para que venda ou arrende o seu imóvel, com êxito. Este passo é mesmo um dos grandes desafios colocados aos profissionais do ramo imobiliário.

O anúncio é a primeira forma de contacto entre o vendedor e o comprador de um imóvel. Quer vender/ arrendar uma propriedade? O anúncio é como que o seu cartão de visita.

A descrição do imóvel, as fotografias apresentadas, a rapidez do contacto, a apresentação, a quantidade de informação disponível e em primeiro lugar, o título que convida os leitores a avançar para o resto do anúncio…. Tudo conta! Para quem está de fora, o imóvel é o anúncio.

 

Reúna todos os documentos necessários

Para formalização da venda é necessária a reunião de uma série de documentos (certidão permanente atualizada, caderneta predial urbana, licença de utilização, ficha técnica do imóvel, certificado energético, distrate…)

Veja como aceder a cada um destes documentos, aqui.

Poderá já estar a posse de alguns destes, como o certificado energético que tem validade de 10 anos, ou seja, tê-los consigo desde a aquisição do imóvel.

 

Recorra a um advogado ou solicitador na fase da escritura 

Pra tratar da escritura, ou antes disso, do Contrato-Promessa Compra e Venda (CPCV) recorra a um solicitador ou a um advogado. Neste caso é mesmo aconselhável recorrer a um profissional. A consulta apresentará um custo, mas garante-lhe que cumpre os aspetos legais do processo.