Quais são as dúvidas que os compradores enfrentam atualmente?

25 maio 2020

De João Miguel

Quais são as dúvidas que os compradores enfrentam atualmente?

Quais são as dúvidas que os compradores enfrentam atualmente?

A crise pandémica exige ajustes à realidade até então conhecida e, o caso do setor imobiliário não foi exceção. Com rotinas e hábitos alterados de um momento para o outro, é natural surgirem dúvidas quanto aos procedimentos e burocracias relacionadas com o setor imobiliário, nomeadamente para compradores de imóveis. Neste artigo, reunimos e procuramos responder às principais dúvidas que os compradores portugueses têm com o fim do Estado de Emergência.

 

Consigo fazer um crédito à habitação nesta altura?

Para as pessoas que já compraram casa e estão a pagar crédito à habitação, o Banco de Portugal anunciou medidas extraordinárias de proteção dos clientes. Como já tinha sido divulgado dia 27 de Março, entrou em vigor (até 30 de setembro) a moratória para os contratos celebrados com clientes bancários.

Para as pessoas que estão a pensar comprar um imóvel também há notícias animadoras. Segundo os dados divulgados dia 10 de Abril, os juros do crédito à habitação continuam abaixo do 1%. Contudo houve uma ligeira subida, sendo que em fevereiro a taxa de juro estava a 0,0997% e em março, subiu para 0,998%.

Se por outro lado ainda está à procura de um imóvel e necessita de recorrer a um crédito à habitação, converse com o seu gestor bancário e veja a viabilidade da aprovação de um crédito. Junto do mesmo, perceba quais as possibilidades de conseguir o crédito à habitação e quais os valores máximos que poderá atingir. Desta forma, evitará perder algum negócio, não conseguindo comprar uma casa, por falta de aprovação de crédito.

É possível calcular à distância os custos com a prestação mensal do crédito à habitação, através de vários simuladores online. Deste modo, ficará mais fácil definir o seu budget. Aproveite ainda para comparar diferentes ofertas bancárias.

 

Estava a pensar comprar um imóvel, mas falta fazer a avaliação do imóvel. É possível fazer agora a avaliação ou tenho de esperar?

Sim. A CMVM emitiu recomendações para que seja permitido dar continuidade aos negócios imobiliários. Pretende-se utilizar as tecnologias para garantir a continuidade dos processos de avaliação de imóveis. Agora passa a ser possível avaliar um imóvel com as plantas dos imóveis e com videoconferências, sem que os avaliadores tenham de estar presentes.

 

Posso fazer visitas ao imóvel? Se sim, como?

Com o fim do estado de emergência não há nada que o impeça de visitar o imóvel. As agências imobiliárias estão a efetuar visitas aos imóveis com todos os cuidados necessários , tais como: utilizar uma máscara de protecção, higienizar as mãos com uma solução à base de álcool caso não consiga lavar as mãos no imediato, manter pelo menos dois metros de distância. Contudo, muitas agências imobiliárias estão a promover visitas virtuais e reuniões por videochamada. Estas visitas remotas contam com as novas tecnologias, nomeadamente, a realidade virtual e vídeos em 3D. Com o objetivo de acompanhar a tendência da digitalização, já é possível no Imovirtual filtrar por visitas virtuais, vídeos 3D e a planta do seu imóvel.  Se por um lado poupa tempo nas deslocações, pode aproveitar para usar esse tempo para visitar mais imóveis, do que habitualmente faria presencialmente. 

A visita física continua a ser essencial antes de comprar uma casa, mas poderá realizá-la numa fase posterior, avaliando todos os pormenores que possam escapar na visita virtual.

Não se esqueça de verificar a informação financeira do imóvel e, para tal, recorra ao apoio de um consultor imobiliário, para verificar se existem encargos de que não tenha conhecimento.

Quero comprar um imóvel, posso fazer a escritura?

Sim, há algumas conservatórias ou cartórios notariais abertas. Contudo, o Ministério da Justiça anunciou que está a preparar, em conjunto com notários e imobiliárias, procedimentos que facilitem a realização de compra e venda de imóveis à distância. A ideia é as pessoas evitarem as deslocações para este tipo de serviços e tentar ajudar o mercado imobiliário.
Pode também recorrer ao serviço Casa Pronta para resolver situações relacionadas com os imóveis. Este serviço tem como objetivo facilitar num único balcão a otimização de toda a documentação relacionada com a compra e venda de casa, bem como agilizar todos os processos que tenham a ver com a preparação das escrituras.

Em alternativa à escritura notarial pode ser utilizado o Documento Particular Autenticado (DPA), sendo apenas necessário um advogado, um solicitador ou um conservador.

Dica: alerte o cliente que caso algum dos intervenientes manifeste algum sintoma ou faça parte de um grupo de risco deve adiar-se este momento e sugira para que cumpram as normas de segurança (distanciamento social, utilização de máscara e desinfetante).

Aproveite o momento para investir

Efetivamente, a pandemia não dita que se terminem as negociações ou que não seja esta uma boa altura para fazer um negócio. Existe, inclusive, grandes oportunidades de negócio para quem estiver atento e quiser comprar uma casa em tempos de covid-19.

Aproveite para fazer várias pesquisas no Imovirtual onde poderá encontrar as melhores ofertas para comprar uma casa, apartamentos e moradias, novas ou usadas. Faça várias visitas virtuais, fale com agentes imobiliários e simule créditos à habitação.

Durante o processo de decisão de comprar uma casa, deve ter em conta que se trata de um investimento a longo prazo e, como tal, deve acautelar-se de todos os cenários neste tipo de negócio. Se vai ser a sua primeira casa, pode parecer um desafio os primeiros passos a tomar, mas bastará seguir as fontes de referência no mercado para se assegurar que está a fazer a escolha certa.

Saiba que pode fazer as suas pesquisas quer pelo site oficial do Imovirtual, ou mesmo através pelo telemóvel e tablet, através da aplicação disponível gratuitamente. Selecione todos os imóveis que lhe agradam e faça uma lista dos seus favoritos.

Com o abrandamento das operações de compra e venda de imóveis, este pode traduzir-se num excelente momento para encontrar uma oportunidade de negócio, mesmo que o faça, inicialmente, de forma remota.

Se está neste momento à procura da sua futura casa, aconselhe-se junto de um consultor imobiliário para esclarecer todas as suas dúvidas e encontrar a casa dos seus sonhos.

João Miguel Autor Imovirtual Blog

João Miguel é o homem dos números. O jeito para os números sempre foi inato, assim como o talento para a escrita. Já tentou fazer um sem o outro, mas não foi bem sucedido na tarefa. Por isso, hoje escreve para a secção 'Finanças' do Blog do Imovirtual.

Leia também:

  • Quais as questões que deve colocar ao agente imobiliário antes de comprar uma casa?
  • Saiba onde pode marcar a escritura de um imóvel durante o Estado de Emergência
  • As rendas de imóveis tornam-se mais acessíveis

Ultima actualização: 15 setembro 2021

Partilhar