Afinal quanto vale a sua casa? O que contribuí para a desvalorização de um imóvel? Qual a melhor altura para vender uma propriedade?

A localização, o terreno, a tipologia, a disposição dos espaços, a construção e data de construção, os acabamentos, o estado geral, os equipamentos e comodidades, o mercado imobiliário – a lista de fatores que influenciam o valor de um imóvel é interminável.

Sabia que a ausência de obras de manutenção necessárias, por exemplo, nos espaços interiores ou exteriores podem baixar em 5% o valor da sua propriedade?

Por outro lado, o cuidado com estes e outros aspetos podem valorizar o imóvel na hora de a vender. Como? Os pormenores fazem a diferença!

Existem condições que têm um grande peso na decisão de compra do consumidor e sobre as quais o vendedor não tem influência como a localização, exposição solar, proximidade, infraestrutura, entre outras.

Se o seu imóvel não corresponde com excelência a todas estas características tão procuradas, ou seja, se tem alguns pontos fracos, é essencial que valorize os pontos fortes (que dependem de si), dando-lhes especial destaque.

A limpeza e arrumação, por exemplo, são fundamentais, quer no momento de tirar as fotografias do imóvel, quer aquando da visita de potenciais compradores. A primeira impressão do imóvel é um fator crucial para a concretização do negócio.

Se verificar que os espaços precisam remodelações, muitas vezes pequenas, como novas pinturas ou melhores acabamentos, invista no sentido de melhorar o máximo possível. Pequenas obras de manutenção valorizam de tal forma o imóvel que compensam devidamente o investimento necessário.

 

Por outro lado, sabia que quanto mais ou maiores divisões, mais valorizado é o imóvel?

Um estudo do Imovirtual concluiu que “quando o utilizador filtra a sua procura, é a localização que tem mais peso na hora de fazer uma pesquisa avançada com 70% (em média) dos utilizadores a dar primazia a este fator, seguido pelo intervalo de preço (50%) e número de quartos (40%) em terceiro lugar, por ordem de preferências quanto às características do imóvel.”

Por isso, se existir possibilidade, pode optar por subdividir divisões. Uma sala mais ampla pode ser transformada em dois quartos, por exemplo, alterando a tipologia do imóvel.

Mesmo que não seja possível fazer este tipo de divisão, pode otimizar os espaços originais: móveis multifuncionais sofás-cama, beliches ou camas altas, cores claras e espelhos, entre outras dicas que funcionam na rentabilização do espaço.

Para rentabilizar ao máximo o seu imóvel procure o apoio de um profissional da área (agente/consultor/mediador imobiliário).

 

Qual a melhor altura para vender?

O melhor momento para vender casa é “quando todos querem comprar”, diz Warren Buffet, um multimilionário americano. Ora isto faz realmente sentido.

Neste momento, o mercado imobiliário em Portugal encontra-se muito atrativo para quem deseja vender imóveis, essencialmente nas cidades de Lisboa e Porto, mas também em outras zonas do país de norte a sul. A procura é superior à oferta, entrando nesta equação o investimento internacional tendo em vista a rentabilização dos imóveis.

Segundo o Barómetro Habitação de Out of the Box, portal português de Finanças Imobiliárias, em 2019, “os preços na habitação em Portugal vão continuar a subir, assim como o aumento na venda de casas que deverá caminhar para um novo recorde. “

Dado que o valor do seu imóvel deve adequar-se aos preços praticados no mercado, a tendência é-lhe favorável e, neste momento, é possível fazer grandes negócios.

Por outro lado, existem outros fatores que podem ter influência no sucesso do negócio e que também se relacionam com o “momento” de venda.

A título de exemplo, se o seu imóvel se encontra junto a uma instituição de ensino ou escola, é possível que atraia famílias em época de início do ano letivo, ou seja, em setembro.

 

Onde e como vender?

Uma forma de valorizar o imóvel passa também pela publicação de um bom anúncio, num portal imobiliário de referência.

Ao publicitar no Imovirtual estará a comunicar a sua marca num portal de referência no Mercado, visitado todos os meses mais de 2,3 milhões de vezes.

No nosso site existem pacotes especificos para profissionais cuja função é potenciar a visibilidade do seu anúncio e consequentemente a venda.

Por apenas 25€ poderá ver o seu anúncio publicado não só no portal Imovirtual para também no OLX, por um período de três meses, ficando o mesmo no Topo dos anúncios e sobressaído na página principal, durante sete dias. durante setes dias.