O processo de compra de casa é, grande parte das vezes, complexo e moroso, sobretudo está à procura de um imóvel pela primeira vez. Recorrer ao apoio de um Consultor Imobiliário pode ser a solução para estes problemas. Saiba como neste artigo.

Durante vários anos, o profissional do ramo imobiliário era conhecido como “vendedor de casas”. Esta designação, com a conotação negativa e incompleta da atividade do Consultor imobiliário, teve necessidade de sofrer alterações. Atualmente, quando dizemos Consultor Imobiliário, referimo-nos ao profissional que desempenha uma série de funções importantes na hora de vender ou comprar casa, tais como:

 

  • Prospeção – numa primeira fase, quando recorre a um Agente Imobiliário, as principais questões que lhe são feitas são o local desejado, a tipologia e o valor que está disposto a investir num imóvel. Após as suas respostas, o Consultor imobiliário deve já ter, na sua carteira de imóveis, opções que cumpram estes requisitos. Caso contrário, o trabalho de prospeção deve ser iniciado com a maior celeridade possível – conhecer o mercado é imprescindível: conhecer o local de atuação, acompanhar flutuações de preços, tipologias mais procuradas, mudanças ou planos futuros para as regiões procuradas, entre outros aspetos.

 

  • Angariação – o Consultor Imobiliário, atento ao desenvolvimento e necessidades do mercado imobiliário, deve trabalhar a sua carteira de imóveis para torná-la o mais variada possível. Falamos, aqui, na angariação de imóveis. Um processo complexo e moroso, sendo composto por varias fases até chegar a si: avaliar o valor da habitação, preparar uma apresentação dos seus serviços, explicar o processo de venda, criar um plano de marketing, assinar o Contrato de Mediação Imobiliária e colocar o imóvel no mercado, para chegar a clientes que estejam à procura deste tipo de casa.

 

  • Conhecimento legal – uma das maiores vantagens de recorrer a um Consultor Imobiliário para comprar casa, é o conhecimento de todos os aspetos legais que este possui. O Consultor lida com todas as questões legais, muitas delas bastante complexas, para poupar os compradores que a ele recorrem e que, em alguns casos, não têm o conhecimento necessário para o fazer. O principal objetivo destes profissionais é facilitar o processo de aquisição de imóveis para os compradores.

 

  • Promoção – esta é a fase tradicionalmente conhecida dos Consultores Imobiliários: os anúncios, o agendamento e visitas ao imóvel e a compra do imóvel. Para chegar até si, como referido anteriormente, é necessário planear a divulgação das casas. Se chegou até determinado agente, significa que a divulgação que este fez do imóvel ou de si próprio foi bem concedida.

 

  • Acompanhamento e gestão de clientes – a principal diferença entre procurar casa sozinho ou através de um Consultor Imobiliário é que, este último, lhe oferece um acompanhamento personalizado e muito próximo. Ajuda-o a localizar e a visitar imóveis, aconselha-o sobre o tipo e o local do imóvel ideal para si e para a sua família, informam-no sobre os valores de mercado, explicam-lhe todas as questões legais, taxas, impostos, seguros e tada a documentação, trabalham para conseguir um valor de compra menor para si, através de negociações e contrapropostas , preparam o CPCV, e a Escritura, ajudam-no com o financiamento, encontrando a melhor proposta para si, e tratam do processo de transação. Já imaginou ter de fazer todos estes passos, sozinho?

 

Como escolher um Consultor Imobiliário?

Sendo a compra de casa, um processo com grande investimento monetário e emocional, procure um Agente Imobiliário que realmente entenda as suas necessidades e demonstre estar atento e ligado ao seu caso, isto é, que não o trate como mais um cliente. Deve escolher alguém que apresente ser profissional, persistente, atento e disponível. Só assim conseguirá encontrar a casa dos seus sonhos. Para tal, basta agendar uma reunião e conhecer o profissional e os serviços que oferece de forma íntegra e coesa.

Certifique-se que o Consultor tem boa reputação e está ligado a uma Mediadora/Agência licenciada. Esta licença é emitida pelo IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção e é obrigatória para se poder exercer atividade de mediação imobiliária. Pode consultar a licença aqui ou no website e publicidade da agência e do agente que escolher.

Se o Consultor for especialista na região onde pretende comprar casa, vai conhecer melhor esse mercado – imóveis, vendedores, tipologias, preços, etc. –, fará uma avaliação mais justa da habitação desejada e vai conseguir corresponder melhor aos seus desejos.

Após analisar todas as propostas, escolha o Consultor imobiliário que lhe oferecer os melhores serviços e condições.