Decoração

3 dicas para integrar os móveis antigos na decoração moderna

Como incorporar os móveis antigos na decoração moderna

A poltrona do avô, o louceiro da avó, o toucador da mãe, a escrivaninha do pai: os móveis antigos guardam histórias, segredos e memórias que muitas vezes se perdem quando mudamos de casa ou de decoração. Isso não tem de acontecer: esta mobília pode ser perfeitamente integrada no novo espaço, que certamente, seguindo as tendências atuais, terá traços mais simples e fará mais uso das cores claras. Além do valor sentimental, muitas vezes estas peças são de elevada qualidade e não faz sentido atirá-las para o lixo só porque já não combinam com a estética da sua casa. Existem truques para as conseguir incorporar no design moderno, que requerem pouco trabalho e dinheiro. Porque afinal, a decoração de uma casa deve ser muito mais que um conjunto de móveis, objetos e plantas bonitas: deve esconder memórias e afetividade. Por isso, para preservar essa componente, atente às nossas 3 dicas:

Leia também: Pantone: 5 formas de incorporar as cores do ano na sua decoração

Renovar, restaurar, remodelar

Muitas vezes a mobília antiga apresenta algumas falhas, desgaste ou estragos que podem ser corrigidos com algum trabalho e dedicação. Certas peças precisam de intervenções profundas, outras de algo tão simples como passar um pincel e um pouco de tinta para lhe dar uma nova cara. Claro que tudo depende do seu objetivo para determinado móvel: pode sempre preservar as características originais e a sua identidade única ou aproximá-lo do estilo de decoração de interiores da sua casa. Há quem goste do contraste entre o antigo e o moderno, ou quem prefira atenuar esta diferença. Seja como for, ambas as formas são válidas para renovar, restaurar e remodelar a mobília antiga, para que esta possa viver em harmonia com as peças mais recentes.

Talvez lhe interesse: Upcycling: dê uma nova vida aos seus móveis

Repense a funcionalidade dos objetos

Alguém ditou que o normal é usarmos as cadeiras para nos sentarmos e as mesas para pousarmos objetos, mas podia ter acontecido ao contrário. Com os móveis antigos a lógica é a mesma. Não estamos com isto a dizer que deve usar a antiga poltrona da sua avó como mesa de apoio, mas sim a tirar a mobília do seu habitat natural. Por exemplo, tradicionalmente as secretárias estão situadas no escritório e os louceiros na cozinha. Quiça, talvez possa restaurar – a palavra de ordem – a sua antiga mesa de trabalho e transformá-la numa ilha de suporte à cozinha enquanto o louceiro pode viver no escritório, como forma de armazenar os seus arquivos e livros. Uma estante não tem de ser só usada para colocar livros ou objetos decorativos, pode funcionar como despenseiro ou jardim vertical, como aliás já comprovamos no nosso artigo A versatilidade e os diferentes usos das estantes. Esta máxima aplica-se a toda a mobília, por isso é conveniente fazer uma introspeção e pensar onde poderá colocar aquela peça antiga que já não tem a mesma utilidade mas pode funcionar de outra forma.

Dê destaque ao móvel e complemente com decoração

Talvez até prefira que a mobília antiga passe despercebida na sua decoração, mas a verdade é que ela será um dos pontos fortes da mesma. Arriscar juntar móveis com linhas modernas com móveis com linhas antigas dá personalidade a qualquer espaço. Talvez até tenha optado por seguir os dois passos anteriores, mas no final o importante é enquadrar a peça no local onde vai viver: escolher a decoração certa para a modernizar, rodeá-la de alguns posters, pintar uma parede de destaque atrás dela, – ou utilizar papel de parede para o efeito – incumbir algum verde na combinação com a ajuda de algumas plantas e flores, são alguns truques para incorporar o móvel na decoração. Quanto ao nível de destaque, tudo vai depender das suas escolhas (mas nós dizemos sim!, ao destaque evidente de peças antigas, únicas e cheias de personalidade).

Maria Luísa Autor Imovirtual

Maria Luísa é a decoradora. A paixão pela decoração surgiu desde muito cedo, quando as paredes se tornaram folhas de desenho. Juntou o útil ao agradável e fez da vocação o seu trabalho. Está a cargo dos temas sobre ‘Decoração’ do Blog do Imovirtual.

Mais sobre Decoração

Ultima actualização: 25 setembro 2021
Botão Voltar ao Topo